Quando Outubro Retorna
A cada ano, o mês de outubro, especialmente para nós cristãos protestantes, traz de volta à memória um momento da história que mudou tudo. Um monge agostiniano, uma porta de igreja, noventa e cinco teses pregadas em latim. Parece simples, até insignificante pelos padrões atuais. Mas aquele gesto — realizado há mais de cinco séculos — literalmente redefiniu o Ocidente.
ÁREAS DE INTERESSE: Teologia Bíblica; Teologia Histórica; Teologia Sistemática; História da religião; Antropologia Bíblica; Exegese e Hermenêutica;
Imagine-se em uma noite clara, olhando para um céu cravejado de estrelas, enquanto uma pergunta ecoa em sua mente: “De onde viemos?” Talvez essa questão surja em uma conversa descontraída com amigos na calçada, durante um café no intervalo do trabalho, ou em um debate acalorado na sala de aula. Nas redes sociais, é comum ouvir vozes que retratam a fé e a ciência como adversárias implacáveis, como se acreditar em Deus fosse renunciar à razão. A visão secularista moderna, herdeira do Iluminismo e do humanismo, afirma que fé e razão (razão como sinônimo de lógica e ciência) são incompatíveis, insiste que a ciência deve banir a fé para o reino das superstições. Mas será que esse confronto resiste às evidências? Devemos iniciar esta análise em busca da resposta entendendo que sobre este assunto, o escritor aos Hebreus nos diz que “a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem” (Hb.11.1), assim, resta mais do que evidente que, longe de ser um obstáculo à ciência, a fé cristã, quando entrelaçada com a razão, revela a ciência como uma aliada - um mapa para decifrar a criação divina para as respostas aos “porquês” que tanto intrigam filósofos e cientistas e toda a humanidade.
Theotókos e a Controvérsia Cristológica: Uma Perspectiva Reformada-Pentecostal
A composição do colégio apostólico convocado por Jesus no inicio de seu ministério reflete a diversidade complexa e multifacetada do judaísmo do primeiro século, trazendo à tona a convergência de diferentes cosmovisões teológicas, políticas e sociais.
Tal diversidade não apenas sublinha a inclusão característica do evangelho, mas também destaca o caráter transformador e apologético da missão de Cristo. Jesus, em sua abordagem única, não se limitou a pregar uma mensagem genérica, mas confrontou diretamente as perspectivas ideológicas e religiosas das várias seitas judaicas (correntes de pensamento e práticas) da época, desafiando seus seguidores a uma verdadeira mudança de vida e atitude.
ÁREAS DE INTERESSE: Cristologia; História do Cristianismo; História das Festas Cristãs; Exegese e Hermenêutica.
ÁREAS DE INTERESSE: Apologética; Cosmovisão Cristã; Discipulado; Missiologia; Ética Cristã; Filosofia Cristã.
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