Quando os missionários suecos Otto e Adina Nelson pisaram em solo alagoano, em 1915, tinham na bagagem a promessa de que Deus iria fazer uma grande obra em Alagoas. E não foi diferente. A Missão Fé Apostólica (primeiro nome da denominação) se transformou na maior igreja evangélica do Estado: Assembléia de Deus.
Mas, antes disso, um dos pioneiros da Assembléia de Deus no Brasil, que iniciava a obra pentecostal em solo brasileiro, em Belém do Pará (marco inicial da igreja no País), veio a Alagoas para semear o evangelho. Na manhã do dia 1º de maio de 1915, no modesto cais do porto no bairro de Jaraguá, desembarcou o jovem missionário de origem sueca Gunnar Vingren. Ao chegar em Maceió, Gunnar dirigiu-se à casa do irmão Simplício, quando participou de um culto com nove crentes, membros de igrejas tradicionais, os quais não haviam ouvido falar sobre a doutrina pentecostal, e, principalmente, sobre o batismo com o Espírito Santo.
Os dias se passavam depressa, e Gunnar Vingren não desperdiçava o tempo que tinha para evangelizar a cidade - na época Maceió tinha pouquíssimos bairros. Quase todos os dias ele realizava cultos poderosos, marcados pela presença do Espírito Santo. Os cultos eram realizados no Trapiche da Barra, na casa do irmão Simplício, e eram notadamente marcados pelo derramamento do Espírito. Gunnar Vingren conta em seu diário que em um desses cultos, enquanto ele estava orando para o Senhor fazer maravilhas no meio do povo que estava presente, “um homem foi alcançado pelo poder de Deus de maneira tão forte, que, por duas vezes, foi levantado bem alto do chão. Louvei muito ao Senhor, e senti grande gozo no meu Deus”.
Depois de alguns dias, Gunnar Vingren passou a se hospedar e realizar os cultos na casa de outro irmão chamado “Candinho”, que alegremente recebeu o missionário em seu lar. No dia 28 de maio de 1915, o irmão Candinho foi batizado com o Espírito Santo, sendo o primeiro crente alagoano a receber a promessa pentecostal.
Mesmo diante da firmeza, tanto bíblica, quanto doutrinária e teológica do missionário com respeito à doutrina, ele enfrentou muita resistência e dureza de coração, por parte daqueles que combatiam veementemente o ensino bíblico sobre o batismo e os dons que são concedidos pelo Espírito Santo.
Após o término do seu ministério em terras alagoanas, Gunnar Vingren retornou a Belém do Pará, onde morava. Ele retornou a Alagoas oito anos depois, em outubro de 1923, para participar da primeira Convenção da Igreja no Estado.
Em 21 de agosto de 1915, depois de uma viagem de nove dias, Otto Nelson chegou em Maceió. Otto ficou na humilde casa do pescador Balbino Gomes, localizada na Rua dos Pescadores, atual Rua José Marques Ribeiro, no bairro do Trapiche da Barra.
O pescador Balbino Gomes era uma das seis pessoas que haviam se convertido no período em que o missionário Gunnar Vingren havia visitado Alagoas, e, agora, tornar-se-ia o hospedeiro de Otto Nelson. Quatro dias após sua chegada, precisamente em 25 de agosto de 1915, Otto Nelson realizou oficialmente o primeiro culto da Assembléia de Deus de Missão em Alagoas.
Ele enfrentou provas e perseguições até construir o primeiro templo da Assembléia de Deus no estado. Após cinco anos de intenso trabalho, o missionário viajou com a sua esposa, Adina Nelson, para a Suécia com o propósito de arrecadar dinheiro. Após visitar diversas cidades, Nelson viajou para os Estados Unidos, onde também apresentou a necessidade do templo em Alagoas. Lá, conseguiu recursos suficientes para iniciar a construção. Em 22 de outubro de 1922, foi inaugurado o templo-sede, no Trapiche da barra, com capacidade para acomodar cerca de trezentas pessoas e sendo o terceiro templo da Assembléia de Deus no Brasil.
A obra de evangelização também se expandiu para o interior de Alagoas. Otto deixou com a esposa a liderança do trabalho do Senhor na capital e viajou sozinho para ganhar almas em algumas cidades e vilas interioranas.
De 21 a 28 outubro de 1923, ano seguinte à inauguração do templo, foi realizada a primeira Convenção Estadual e Escola Bíblica de Obreiros em Alagoas, que marcou profundamente os crentes alagoanos. Estiveram presentes personalidades ilustres da Assembléia de Deus no Brasil.
Em 1927, Otto Nelson viajou para a Suécia com a sua família, com o propósito de descansar, pois achava-se debilitado pelos anos de trabalho. Ele passou dois anos em sua terra natal, só retornando em 1929. Enquanto estava na Suécia, ele sentiu que o seu tempo em Alagoas havia terminado e que deveria seguir adiante.
Ao retornar para Maceió, ele comunicou à igreja sua decisão. Porém, zeloso como era pela obra que havia iniciado a custo de muitas aflições e lágrimas, Otto Nelson não saiu imediatamente de Alagoas, mas aguardou que o missionário Gunnar Vingren enviasse o seu substituto. Em janeiro de 1930, chegou a Maceió o casal de missionários Algot e Rosa Svensson, vindos de Belém do Pará.
UM LOGOTIPO RICO EM SIMBOLOGIAS E SIGNIFICADOS
⭕ CHAMA: Símbolo que representa o pentecostalismo. Línguas repartidas, como que de fogo (Atos 2:3).
⭕ ALFA E ÔMEGA: Este conjunto de letras do alfabeto grego clássico simboliza a eternidade de Deus (Apocalipse 22:13).
⭕ CHI RHO: Monograma com as duas primeiras letras (XP), da palavra grega "ΧΡΙΣΤΟΣ" (Ungido), que significa Cristo.
⭕ PEIXE: Símbolo que representa o cristianismo, a grande comissão e a ressurreição de Cristo (João 21.1-14 e Mateus 4:19).
⭕ AMARELO: Realeza de Cristo, vestes sacerdotais, o Ouro Puro de Ofir, exemplo de uma igreja santificada, refinada pelo fogo que representa as obras de uma fé autentica (Crônicas 8:18 e Apocalipse 3:18).
⭕ VERMELHO: Liberdade pelo sangue de Cristo, o vermelho que nos torna alvo mais que a neve. (Apocalipse 1.5).
⭕ AZUL: Cor das vestes sacerdotais dos crentes em Jesus Cristo, à semelhança das vestes de Arão (Êxodo 28.5).
⭕ PRETO: A cor clássica excelente para textos, a Bíblia Sagrada é composta por caracteres nesta cor.
Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.
participe »Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol
Horário de Cultos
Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical
Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico
As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina
As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração
As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração