Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Especial

20/05/2009

O GRITO DA ALMA: Salmos, a realidade do quarto escuro

Entrevista com o pastor Marco Antonio, da Igreja Congregacional


Pastor Marco Antonio, da Igreja Congregacional

O livro de Salmos, provavelmente o mais lido da B?blia, desenha, em express?o de louvor, adora??o e confiss?o a Deus, o retrato da exist?ncia humana. Seus c?nticos externam os picos da euforia e os vales da depress?o de seus autores. Revelam a fragilidade do homem ? seres ca?dos que carecem do amor de Deus ? e a realidade do quarto escuro, porque desnudam o lado existencial do ser humano. Este ? o entendimento de um estudioso das Escrituras Sagradas que divide seu tempo pregando o evangelho, como pastor-adjunto da Igreja Evang?lica Congregacional, no bairro do Prado, e exercendo a disciplina e a ordem no quartel, como tenente-coronel do Ex?rcito. Na sua experi?ncia de ministro da Palavra e Mestre em Divindade, o pastor Marco Antonio Guimar?es Rocha, 47 anos, falou, tamb?m, sobre a atua??o do Esp?rito de Deus aliviando o pranto amargo que muitas vezes a vida provoca.

Quem escreveu o livro dos Salmos?

O t?tulo de v?rios Salmos relaciona 73 deles a Davi, dois a Salom?o, 12 aos filhos de Cor?, 12 a Asafe, um a Hem?, um a Et?, um a Mois?s e 48 s?o de autoria desconhecida. A maioria dos Salmos foi escrita durante o tempo de Davi e Salom?o (10? s?culo a.C).

Qual a s?ntese da mensagem desse livro e o que ele tem de fascinante para ser o mais lido da B?blia?

A mensagem do livro deve ser sintetizada por categorias. Por exemplo: temos Salmos de lamento e peti??o; Salmos de a?es de gra?a ou louvor; Salmos de confian?a em Deus; Salmos reais (alguns dos quais messi?nicos); Salmos relativos ? Jerusal?m e Salmos did?ticos e sapienciais.

Os Salmos fascinam porque mostram o lado humano dos personagens b?blicos. Revelam como n?s e eles somos feitos da mesma estrutura, o p?; somos possu?dos pela mesma natureza, a dos seres ca?dos; vivemos e nos alimentamos do mesmo sentimento, a esperan?a; sofremos do mesmo mal, a d?vida e carecemos das mesmas coisas, amor e gra?a de Deus.

Para alguns te?logos, os Salmos s?o a realidade do quarto escuro; para outros, um livro que revela os palcos da vida. O senhor ficaria com a primeira ou a segunda concep??o?

Entendo que os Salmos nos mostram a realidade do quarto escuro porque desnudam o lado existencial do ser humano. Lemos trechos inteiros nos quais a alma aparece sem rumo, sem orienta??o, deprimida, queixosa e perplexa. Neles encontramos pessoas que riem, choram, sofrem, exultam, s?o corajosas e se amedrontam. Pessoas que em Deus podem tudo, mas que s?o pisadas e esmagadas por cobi?a e ego?smo.

Qual o Salmo que mais retrata essa realidade?

O Salmo 51, porque desnuda o drama existencial de Davi ap?s ter cometido o pecado de adult?rio com Bate-Seba. Neste Salmo penitencial, ele suplica perd?o e purifica??o, confessa sua culpa, ora por restaura??o, toma resolu??o de louvar a Deus e ora pela cont?nua prosperidade de Jerusal?m.

Muitos psic?logos recomendam a leitura dos Salmos como fonte de encorajamento e esperan?a em meio ?s crises existenciais. O senhor concorda com essa orienta??o?

N?o creio que a leitura dos Salmos com a simples motiva??o de auto-ajuda v? produzir encorajamento e esperan?a necess?rios para aliviar o pranto amargo que muitas vezes a vida provoca. N?o precisamos somente de auto-ajuda, mas de ajuda do alto. Na hora do aperto, o que transforma as circunst?ncias ao redor ? a determina??o de um Deus que, consciente da nossa fragilidade, sai das p?ginas de um livro, invade e converte o presente e a vida dos simples de cora??o.

Em quais circunst?ncias o senhor recomendaria a leitura dos Salmos?

Recomendo como leitura devocional di?ria, associada a um momento de ora??o, buscando, assim, uma comunh?o mais ?ntima com Deus.



RAIMUNDO GOMES
Especial para o AD Alagoas

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.