Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Especial

30/05/2009

Povo brasileiro pode ser metade evangélico em 12 anos

Edição foi publicada esta semana


Número de evangélicos tem crescido muito no Brasil

A edi??o de anivers?rio da Revista ?poca, publicada em 25 de maio, apresenta uma s?rie de mat?rias com previs?es para o Brasil em 2020. O crescimento evang?lico ? abordado em uma das mat?rias. Baseado em dados estat?sticos do SEPAL, estima-se que 50% da popula??o brasileira poder? ser evang?lica. Para a revista, a influ?ncia evang?lica em 2020 contribuir? para a diminui??o no consumo do ?lcool, o aumento da escolaridade e a diminui??o no n?mero de lares desfeitos, j? que a fam?lia ? prioridade para os evang?licos.

Confira mat?ria abaixo:

Metade do Brasil ser? evang?lica?

O Servi?o de Evangeliza??o para a Am?rica Latina, organiza??o protestante de estudos teol?gicos conhecida pela sigla Sepal, fez, recentemente, uma estimativa surpreendente: de que a metade dos brasileiros ser? evang?lica em 2020. A proje??o baseia-se na premissa de que a taxa de crescimento dessa religi?o na pr?xima d?cada continue a mesma dos ?ltimos 40 anos. Em 1960, os evang?licos eram apenas 4% da popula??o. Hoje, na falta de estat?sticas recentes, estima-se que sejam quase 24%. Agora os estudiosos do Sepal preveem que em 12 anos essa propor??o poder? dobrar. Seria um salto enorme.

A partir do crescimento num?rico, outro fen?meno parece se delinear no horizonte: o aumento da influ?ncia desses fi?is em todas as esferas da vida brasileira. Para te?logos e antrop?logos ouvidos por ?POCA, os evang?licos n?o v?o apenas mudar a sociedade brasileira. Eles mudar?o com ela. A antrop?loga Christina Vital, do Instituto de Estudos da Religi?o (Iser), diz que a igreja evang?lica caminha para uma flexibiliza??o. ?Enquanto a Igreja Cat?lica vai dizendo ?n?o pode camisinha?, a igreja evang?lica vai se adaptando ? sociedade. Essa flexibilidade ? justamente o fator de crescimento deles?, afirma. Os evang?licos adotaram regras menos r?gidas e passaram a buscar a religi?o n?o s? como forma de subir aos c?us, mas tamb?m de alcan?ar a prosperidade. ?O movimento adapta-se aos costumes, o que dever? continuar nos pr?ximos anos. Hoje j? temos igrejas evang?licas que aceitam gays?, diz Christina.

A transforma??o evang?lica inclui o aparecimento de um fiel diferente do crente com a B?blia embaixo do bra?o. ?J? come?am a surgir os evang?licos n?o praticantes. Isso acontece com toda religi?o que cresce muito?, diz o antrop?logo Ari Pedro Oro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especializado em religi?o. Esses n?o praticantes podem fazer diminuir a m?dia de R$ 32 mensais pagos de d?zimo ?s igrejas evang?licas, o que far? com que o poderio financeiro do grupo n?o cres?a mais em ritmo fren?tico.

Uma popula??o maior de evang?licos n?o significa, ainda, que nos pr?ximos dez anos eles eleger?o um presidente da Rep?blica, pretens?o frequentemente atribu?da ao grupo. Apesar de o l?der da Igreja Universal, bispo Macedo, ter escrito em seu livro Plano de poder que ?a potencialidade num?rica dos evang?licos pode decidir qualquer pleito eletivo?, hoje isso n?o acontece. Embora sejam 23,8% da popula??o, os evang?licos t?m apenas 7,2% da C?mara Federal. Dos 81 senadores, dois apenas s?o da Frente Evang?lica.

Para Oro, o Brasil de 2020 n?o ser? uma esp?cie de Estados Unidos atual, onde a moral conservadora ? parte essencial da cren?a e do culto. ?A religi?o foi abrasileirada. N?o tem um foco t?o grande no moralismo?, afirma. Os estudiosos do protestantismo d?o como certo que o aumento da popula??o evang?lica levar? ? diminui??o no consumo de ?lcool (todas as denomina?es protestantes pregam contra ele) e preveem que a escolaridade aumente, j? que crian?as protestantes s?o incentivadas a ler a B?blia. A viol?ncia, por?m, dever? prosseguir. Nas favelas do Rio de Janeiro, pastores e traficantes convivem lado a lado. Os delinquentes respeitam os l?deres evang?licos e atendem apelos eventuais. Mas o tr?fico continua. E mata.

O que vai mudar na sociedade brasileira se houver mais evang?licos

EDUCA??O

Para ter acesso ? B?blia, a escolaridade ser? mais valorizada

FAM?LIA

Como a fam?lia ? prioridade, o n?mero de lares desfeitos poder? diminuir

?LCOOL E DROGAS

Evang?licos n?o bebem nem se drogam. O consumo cair?

VIOL?NCIA

? incerto se um Brasil mais evang?lico ser? menos violento



Galeria de Fotos
  • Povo brasileiro pode ser metade evangélico em 12 anos

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.