Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Especial

21/06/2009

Psicóloga de AL: “Exploração sexual infantil é uma epidemia”

Em entrevista, Viviane Lopes alerta pais e crianças para este mal silencioso


Psicóloga Viviane Lopes faz uma alerta para os crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes

Os temas explora??o sexual infanto-juvenil, abuso sexual de crian?as e pedofilia a d?cadas atr?s nem se ouvia comentar. No entanto, estudiosos, conselheiros tutelares, psic?logos e o Poder P?blico j? voltaram os olhos para estes assuntos. O problema ? grave e silencioso e virou debate em muitas mesas-redondas no Pa?s.

O presidente da Comiss?o Parlamentar de Inqu?rito (CPI) da Pedofilia, senador Magno Malta, chegou a alertar que estes crimes s?o praticados por pessoas de colarinho branco, l?deres religiosos e grandes autoridades nacionais. Por medo e sob amea?as, as v?timas se calam diante do abuso que sofrem. Quando os respons?veis descobrem j? ? tarde demais.

Para aprofundar a tem?tica sobre a explora??o sexual infanto-juvenil, o Portal ADALAGOAS procurou a psic?loga Viviane Lopes. Evang?lica, membro da Assembleia de Deus em Franco Jatob?, no Prado, ela compara a pr?tica deste crime a uma esp?cie de epidemia silenciosa que se alastra sem a percep??o das autoridades competentes e, principalmente, dos respons?veis pelas v?timas.

Para quem sofre algum tipo de abuso sexual, independentemente de quem o tenha praticado, as consequ?ncias ps?quicas poder?o ser devastadoras, talvez para o resto da vida, segundo a psic?loga. Viviane Lopes escuta no dia-a-dia muitos relatos de quem passa pelo drama e nesta entrevista exclusiva faz quest?o de orientar os pais para que possam evitar um trauma na fam?lia. Leia a seguir:

Qual a diferen?a entre explora??o sexual infantil, abuso sexual e pedofilia?

Explora??o sexual ? a comercializa??o da pr?tica sexual com crian?as e adolescentes com fins comerciais. As pessoas que pagam pelos servi?os sexuais s?o as chamadas exploradoras e os intermedi?rios s?o aqueles que induzem, facilitam ou obrigam crian?as e adolescentes a se prostituir. A explora??o sexual pode ser entendida como pornografia, prostitui??o e turismo sexual, muito debatido nesses dias.

J? o abuso sexual ? a exposi??o de uma crian?a a est?mulos inapropriados para sua idade, para o seu n?vel de desenvolvimento psicossocial e seu papel na fam?lia. ? qualquer contato sexual entre uma crian?a e um adulto, cujo prop?sito tenha sido a gratifica??o sexual do agressor. O abuso pode ser for?ado ou imposto ? crian?a ou ainda ocorrer sem que usado a for?a f?sica, como, por exemplo, a sedu??o com balas, brinquedos, dinheiro ou tamb?m a press?o psicol?gica com amea?as aos seus pais e familiares.

A pedofilia ? o sentimento e o desejo de manter rela?es sexuais com crian?as e adolescentes.

Destas tr?s, qual a que mais causa problemas psicol?gicos graves ? crian?a e ao adolescente?

Qualquer tipo de viol?ncia sexual causa danos ? sa?de ps?quica. Os efeitos est?o sempre presentes ao longo da vida da crian?a. Boa parte dos pacientes que sofrem ou sofreram abuso desenvolveu algum tipo de patologia: o transtorno do estresse p?s-traum?tico na vida adulta ? uma delas.

Se a explora??o sexual infantil fosse considerada uma doen?a no Brasil, j? teria ganhado o status de epidemia?

Considero uma epidemia silenciosa. Segundo dados do Fundo das Na?es Unidas para a Inf?ncia (Unicef), todos os anos cerca de um milh?o de crian?as s?o v?timas de explora??o e viol?ncia sexual no mundo. O sil?ncio de parentes, amigos e vizinhos ? o principal aliado de quem comete estes crimes. Por medo, vergonha, falta de informa??o, muitas crian?as s?o v?timas e a maioria das pessoas tem medo de denunciar.

De que maneira a psicologia explica o desejo sexual de adultos por crian?as, inclusive por beb?s?

Existe uma poss?vel raz?o psicol?gica nesse desenvolvimento emocional deficiente, ou seja, pessoas com esse sentimento t?m uma sexualidade pouco desenvolvida e teme um parceiro em iguais condi?es. O indiv?duo ? sexualmente inibido e escolhe como alvo uma pessoa vulner?vel.

O senador Magno Malta, presidente da CPI da Pedofilia, disse que o problema ? mais grave do que se imagina. Casos foram identificados envolvendo, inclusive, l?deres religiosos. Como identificar que uma crian?a est? sendo abusada sexualmente?

? necess?ria bastante cautela para identificar se a crian?a realmente foi v?tima de abuso sexual. Algumas vezes, crian?as ou adolescentes portadores de transtorno de conduta severo fantasiam e criam falsas informa?es em rela??o ao abuso sexual, mas isso n?o ? regra, por?m, toda den?ncia da crian?a deve ser considerada. Existem alguns sinais que podem indicar que o menor est? sendo v?tima de abuso sexual, como uma mudan?a brusca de comportamento na escola, incapacidade de concentra??o, diminui??o do rendimento escolar. A crian?a passa a n?o confiar em familiares adultos ou a n?o querer ficar sozinha com determinado adulto. Pesadelos ou perturba?es do sono, tristeza, indiferen?a, depress?o, ansiedade, afastamento dos amiguinhos tamb?m s?o outras caracter?sticas. A crian?a come?a a n?o querer ir ? escola e a ter um comportamento de rebeldia, com uma agressividade excessiva, choro sem motivo aparente e at? o desenvolvimento de enfermidades.

Quando ? comprovado o crime de explora??o sexual, pode-se atribuir a culpa, ou parte dela, aos respons?veis pela v?tima?

Os pais ou os respons?veis, em princ?pio, s?o culpados, mas cada caso ? um caso. A explora??o sexual ? ainda mais grave quando ? praticada ou consentida pelos respons?veis das crian?as/adolescentes, como vimos h? poucos dias no Fant?stico [programa exibido pela Rede Globo].

De que forma podem-se evitar casos como estes em que crian?as s?o v?timas de abuso e explora??o sexual?

Entendo que a preven??o ainda continua sendo a melhor atitude a ser tomada pelos pais para evitar abuso e a explora??o sexual. Estar sempre ciente de onde est? a crian?a, o que est? fazendo e com quem ? a melhor preven??o. Os pais devem sempre ensinar seus filhos a n?o aceitar dinheiro ou favores de estranhos e adverti-los para n?o aceitarem convites de desconhecidos.

Voc? j? conversou com fam?lias evang?licas que passaram por este drama? Quais os relatos mais frequentes por quem j? enfrentou este problema?

Estou h? um ano e meio trabalhando com crian?as do bairro do Jacintinho [periferia de Macei?], no Programa de Erradica??o do Trabalho Infantil, e l? pude identificar v?rias fam?lias que relataram hist?rias dram?ticas que passaram ap?s o trauma do abuso sexual. A falta de tempo para cuidar dos filhos era um dos motivos mais alegados pelos respons?veis. Nesse caso, as crian?as sempre eram deixadas na casa de algum parente ou vizinho. Confesso que, mesmo tendo escutado v?rios relatos, n?o consigo me acostumar com a naturalidade com que muitas m?es relataram as hist?rias de abusos que os filhos sofreram, caso at? de parentes que eram de confian?a da fam?lia e se tornaram agressores.

Que sequelas psicol?gicas uma crian?a ou adolescente abusado sexualmente pode carregar ao longo da vida? Como pode conviver com este trauma? Como trat?-lo?

O dano emocional pode ser devastador se n?o for tratado. As principais sequelas do abuso sexual s?o de ordem ps?quica. A crian?a que ? v?tima de abuso sexual desenvolve uma perda violenta da auto-estima, tem a sensa??o de que n?o vale nada e adquire uma representa??o inapropriada (anormal) da sexualidade. ? imprescind?vel o tratamento psicoter?pico, sendo ?assim ajudar a crian?a a conviver com esse trauma, recuperando sua auto-estima, ajudando-as a lidar melhor com os seus sentimentos, principalmente o sentimento de culpa, logo assim come?ar o processo de supera??o do trauma que o abuso causa.

Quais os passos a serem trilhados assim que o problema ? identificado? Quem os pais devem procurar? O que fazer nesta hora?

Ap?s a identifica??o do problema, os respons?veis pelas v?timas devem procurar o conselho tutelar e informar sobre a suspeita de abuso sexual. Logo ap?s, consultar um m?dico da fam?lia para comprova??o do abuso. O acompanhamento de um psic?logo ser? imprescind?vel para a v?tima e a fam?lia.

Quais as penalidades para quem comete o crime de explora??o sexual? A pena ? a mesma para os ped?filos?

No Brasil, a explora??o sexual de crian?as e adolescentes ? crime previsto no artigo 244 do Estatuto da Crian?a e do Adolescente [ECA]. Quem comete o crime est? sujeito ? pena de 4 a 10 anos de reclus?o, al?m da multa. J? a pedofilia ? um crime hediondo, o que determina rigor absoluto, inafian??vel sem possibilidade de liberdade provis?ria para o agressor, que deve responder ao processo preso em regime fechado e cumprir a pena integralmente.

Que orienta??o espiritual voc? daria aos pais e ?s v?timas que tentam retomar a rotina ap?s passar pelo drama?

Devemos considerar que o bem-estar da crian?a ? a prioridade. ? importante ter em mente que o equil?brio emocional da fam?lia ser? muito importante no resgate da sa?de ps?quica da crian?a para recuperar sua auto-estima e na sua recupera??o. Na B?blia est? escrito que Deus faz novas todas as coisas (Ap 21.5), e os traumas tamb?m podem ser considerados nesse agir de Deus na vida de quem sofre abusos sexuais. Pois acreditamos que Deus tamb?m cura as dificuldades e as defici?ncias emocionais do ser humano.

FICHA T?CNICA DA ENTREVISTADA

Viviane Lopes ? psic?loga, com capacita??o em arteterapia e ludoterapia e crente da Assembleia de Deus (Franco Jatob?). Integra o Programa de Erradica??o do Trabalho Infantil (Peti) de Macei?, ? funcion?ria da Gazeta de Alagoas (OAM) e atende crian?as, jovens e adultos.



THIAGO GOMES
Rep?rter
Galeria de Fotos
  • Psicóloga de AL: “Exploração sexual infantil é uma epidemia”
  • Psicóloga de AL: “Exploração sexual infantil é uma epidemia”

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.