Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

22/12/2011

Manuscrito mais antigo dos 10 Mandamentos é exposto em museu de NY

Escrito em hebreu, o texto tem mais de 2.000 anos e mede cerca de 45x7 cm


O manuscrito mais antigo dos Dez Mandamentos est? em exposi??o no Museu Discovery em Nova Iorque, Estados Unidos, desde o dia 16 de dezembro. O escrito ? um aut?ntico manuscrito confeccionado de papiro entre os anos de 150 e 100 antes de Cristo. Escrito em hebreu, o texto tem mais de 2.000 anos e mede cerca de 45 cent?metros de comprimento e 7 cent?metros de largura.

De acordo com a curadora da Autoridade Israelense de Antiguidades, Tatiana Treiger, essa ? a terceira vez que o manuscrito sai de Israel. ?? um pergaminho de material org?nico. Esta ? a terceira vez que ele sai de Israel. Esteve em Toronto, Austr?lia e agora est? em Nova Iorque?, disse ela para a ag?ncia AFP. O texto pertence a uma mostra de documentos antigos que formam os manuscritos do Mar Morto, onde mais de 500 artefatos foram encontrados e est?o em exposi??o na cidade at? o dia 15 de abril.

Mas o pergaminho com os Dez Mandamentos ficar? em exposi??o apenas at? o dia 2 de janeiro. Em um comunicado o Museu Discovery explicou que esse documento foi encontrado em 1954 em uma covas pr?ximas ao Mar e que pesquisadores encontraram mais de 900 rolos entre os anos 40 e 50.

? a primeira vez que um manuscrito que cont?m trechos do livro de Deuteron?mio passa por Nova Iorque. E este ? ainda um dos ?nicos manuscritos com os Dez Mandamentos que ainda existe e seu texto fala sobre as regras para construir uma sociedade com f? e princ?pios morais.

O estado do manuscrito ? ?excepcional? segundo o museu nova-iorquino que ressalta que mesmo sendo feito de material fr?gil, continua em bom estado de conserva??o. Acredita-se que esses textos foram escritos por membros da seita dos ess?nios, que dividiram o juda?smo e viviam na zona de Qumram, no deserto de Israel.

Siga-nos no twitter:@PortalADAlagoas



Gospel Prime

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.