Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

30/12/2011

Mundo vai acabar em um bilhão de anos

Matéria mostra dados científicos sobre nosso planeta


Planeta Terra

A mat?ria da Folha Online mostra que o nosso mundo vai acabar, mas daqui h? 1 bilh?o de anos. Antes disso, segundo a B?blia, Jesus far? novos c?us e nova terra. ? no que acreditamos. Segue a mat?ria na ?ntegra:

Resigne-se: o mundo vai mesmo acabar. Isso s? n?o deve ser em 2012, como muita gente anda dizendo por a?. Daqui a 1 bilh?o de anos, nosso planeta estar? fadado ? morte certa, com um futuro de temperaturas escaldantes insustent?veis para a manuten??o da vida. O culpado? O Sol, a caminho de uma esp?cie de velhice estelar.

"Faz parte da evolu??o das estrelas do tipo do Sol. Quando o hidrog?nio de seu n?cleo vai acabando, a consequ?ncia ? a estrela aumentar. Isso interfere em seu brilho e na energia que chega ? Terra", diz Gustavo Rojas, astrof?sico da UFSCar (Universidade Federal de S?o Carlos).

Embora a presen?a de vida (ao menos por enquanto) seja exclusividade do Sistema Solar, nossa estrela ? de um tipo bastante comum Universo afora. As estrelas s?o amontoados de g?s incandescente, sobretudo hidrog?nio. No n?cleo, os ?tomos se chocam em um ambiente de alt?ssima press?o, desencadeando a chamada fus?o nuclear. Esse processo gera muita energia e permite que a estrela tenha um tamanho est?vel. O problema ? que esse combust?vel n?o dura para sempre e, ? medida que ele vai acabando, outro elemento, o h?lio (resultado da fus?o do hidrog?nio) come?a ele mesmo a ser fundido.

Essa substitui??o faz com que as camadas externas da estrela se expandam. ? como se o calor se espalhasse pela extens?o da estrela, que fica mais fria e, portanto, mais avermelhada. ? esse futuro como gigante vermelha que espera o Sol daqui a pelo menos 5 bilh?es de anos. Seu tamanho dever? aumentar em torno de 200 vezes, o suficiente para "engolir" Merc?rio, V?nus e, muito provavelmente, a Terra.

As condi?es de vida por aqui, por?m, ir?o se deteriorar bem antes disso. "Daqui a 1 bilh?o de anos, com o aumento do brilho do Sol, os oceanos j? ter?o evaporado. At? as rochas derreter?o. A vida j? ter? acabado", diz Carolina Chavero, do Observat?rio Nacional (RJ).

Tudo isso ainda levar? muito tempo para acontecer, mas j? existem cientistas propondo alternativas ? aniquila??o da humanidade. Uma delas seria a migra??o. "A zona habit?vel [regi?o em que h? ?gua no estado l?quido] do Sistema Solar tamb?m mudar?. Regi?es antes muito frias v?o esquentar", diz Gustavo Rojas. Uma boa primeira parada seria Marte. O "descanso", por?m, seria tempor?rio. O Sol logo come?aria a fritar tamb?m a superf?cie marciana.

Em mais alguns bilh?es de anos, o chamado cintur?o de Kuiper, onde fica Plut?o, ? que ter? condi?es ideais. Solu?es mais malucas, como um guarda-sol para barrar parte da luz estelar, e at? um complexo sistema que usaria a for?a gravitacional de cometas para "empurrar" a Terra para outra ?rbita, tamb?m j? foram pensadas.

Siga-nos no twitter: @PortalADAlagoas



Da Reda??o/Folha Online
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.