Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

07/01/2012

Arqueólogos descobrem selo de argila usado no Templo de Jerusalém

É a 1ª vez que um selo pode fornecer evidências arqueológicas diretas da atividade ritual no templo


Carimbo milenar

Arque?logos israelenses disseram ter descoberto um ?carimbo? de argila de 2 mil anos, perto do Muro Ocidental, tamb?m conhecido como Muro das Lamenta?es, de Jerusal?m, confirmando relatos escritos de rituais que eram realizados no templo sagrado judaico.

O selo tem duas inscri?es em aramaico, que s?o as palavras ?santo? (ou ?puro?) e ?Deus?. Portanto, a tradu??o da inscri??o seria ?Santo Deus? (puro para Deus, ou separado para Deus, em seu sentido literal). As escava?es que deram origem a esta descoberta rara foram feitas por arque?logos da Autoridade de Antiguidades de Israel, um ?rg?o governamental independente.

O arque?logo Ronny Reich, da Universidade Hebraica de Haifa, acredita que o selo pode ser datado entre o fim do primeiro s?culo a.C e o ano 70 d.C. O cientista explica que foi nesse per?odo que os militares romanos puseram fim a uma revolta dos judeus e destru?ram o templo em Jerusal?m. Por isso, ? muito dif?cil encontrar itens desse tipo.

Na verdade, essa descoberta ? a primeira desse tipo relativa a esse per?odo da hist?ria da cidade de Jerusal?m. Segundo Reich, ? a primeira vez que um selo pode fornecer evid?ncias arqueol?gicas diretas da atividade ritual no templo, conforme s?o descritas no Antigo Testamento.

"Parece que o objeto era usado para marcar produtos ou objetos que eram trazidos para o Templo, e era imperativo que fossem puros segundo rituais", disse a Autoridade de Antiguidades de Israel, em comunicado para divulgar a descoberta. Fato ? refor?ado pelo objeto ter sido encontrado sob o chamado ?Arco de Robinson?, perto do Monte do Templo.

Os elementos utilizados para o servi?o religioso no Templo tinham que seguir as diretrizes rigorosas do texto legal judaico, a Mishn?, que menciona o uso desse tipo de selo. O s?tio arqueol?gico fica na parte antiga de Jerusal?m, como uma extens?o de outra escava??o na ?rea conhecida como a cidade de Davi, dentro do bairro palestino de Silwan.

Pouqu?ssimas ferramentas relacionadas ? sua utiliza??o no Templo foram descobertas, em parte porque o atual Monte do Templo (onde fica o Muro das Lamenta?es) ? ocupado por uma mesquita que se tornou o centro dos conflitos e de tens?es religiosas e pol?ticas. Este ? o terceiro local mais sagrado no Isl?. Al?m disso, a Autoridade Palestina quer fazer desta ?rea a capital do Estado da Palestina.

Siga-nos no twitter: @PortalADAlagoas



Reuters / Creio
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.