Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

19/01/2012

Vício de Internet tem efeito similar ao de drogas ou álcool no cérebro, diz pesquisa

Cientistas estudaram cerébros de 17 jovens viciados e descobriram diferenças


Viciado em Internet

Viciados em internet t?m altera?es similares no c?rebro ?queles que usam drogas e ?lcool em excesso, de acordo com uma pesquisa chinesa. Cientistas estudaram os c?rebros de 17 jovens viciados em internet e descobriram diferen?as na massa branca - parte do c?rebro que cont?m fibras nervosas - dos viciados na rede em compara??o a pessoas n?o-viciadas.

A an?lise de exames de resson?ncia magn?tica revelou altera?es nas partes do c?rebro relacionadas ?s emo?es, tomada de decis?o e autocontrole. "Os resultados tamb?m indicam que o v?cio em internet pode partilhar mecanismos psicol?gicos e neurol?gicos com outros tipos de v?cio e dist?rbios de controle de impulso", disse o l?der do estudo Hao Lei, da Academia de Ci?ncias da China.

Computadores

A pesquisa analisou o c?rebro de 35 homens e mulheres entre 14 e 21 anos. Entre eles, 17 foram classificados como tendo Desordem de Depend?ncia da Internet, ap?s responder perguntas como "Voc? fez repetidas tentativas mal-sucedidas de controlar, diminuir ou suspender o uso da internet?"

Os resultados ent?o descritos na publica??o cient?fica "Plos One", que poderiam levar a novos tratamentos para v?cios, foram similares aos encontrados em estudos com viciados em jogos eletr?nicos. "Pela primeira vez, dois estudos mostram mudan?as nas conex?es neurais entre ?reas do c?rebro, assim como mudan?as na fun??o cerebral, de pessoas que usam a internet ou jogos eletr?nicos com frequ?ncia", disse Gunter Schumann, do Instituto de Psiquiatria do King's College, em Londres.

O estudo chin?s tamb?m foi classificado de "revolucion?rio" pela professora de psiquiatria do Imperial College London Henrietta Bowden-Jones. "Finalmente ouvimos o que os m?dicos j? suspeitavam havia algum tempo, que anormalidade na massa branca no c?rtex orbitofrontal e outras ?reas importantes do c?rebro est? presente n?o apenas em v?cios nas quais subst?ncias est?o envolvidas, mas tamb?m nos comportamentais, como a depend?ncia de internet".

Siga-nos no Twitter: @PortalADAlagoas



G1
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.