Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

01/04/2012

Metade dos cânceres seria evitável com adoção de vida saudável

Praticar exercícios, comer bem e não fumar são hábitos chave para evitar quase a metade das mortes por câncer


Vida saudável inclui boa alimentação, prática de exercícios físicos e água

Metade de todos os c?nceres poderia ser evitada se as pessoas adotassem estilos de vida mais saud?veis, afirmaram cientistas americanos em um estudo publicado na quarta-feira.O tabagismo ? respons?vel por um ter?o de todos os casos de c?ncer nos Estados Unidos e at? tr?s quartos dos casos de c?ncer de pulm?o no pa?s poderiam ser evitados se as pessoas n?o fumassem, destacaram em artigo publicado na revista "Science Translational Medicine".

Estudos cient?ficos j? demonstraram que muitos outros tipos de c?ncer tamb?m seriam evitados, seja com vacinas --como as dispon?veis contra o HPV (v?ru papilomav?rus humano) e a hepatite, que podem provocar c?ncer de colo do ?tero e de f?gado-- ou com prote??o contra a exposi??o ao sol, que pode causar c?ncer de pele.

O conjunto da sociedade deve reconhecer a necessidade destas mudan?as e lev?-las a s?rio na tentativa de desenvolver h?bitos mais saud?veis, alertaram os pesquisadores."? hora de investirmos em aplicar o que sabemos", disse a principal autora do artigo, Graham Colditz, epidemiologista do Centro Oncol?gico Siteman da Universidade de Washington, no Missouri.

Praticar exerc?cios, comer bem e n?o fumar s?o h?bitos chave para evitar quase a metade das 577.000 mortes por c?ncer nos Estados Unidos previstas para este ano, um n?mero superado apenas pelas doen?as card?acas, acrescentou o estudo.

Mas os especialistas destacaram uma s?rie de obst?culos para as mudan?as de h?bito em uma sociedade na qual, segundo estimativas, foram diagnosticados mais de 1,6 milh?o de casos de c?ncer este ano.Entre os obst?culos, destacaram o ceticismo de que o c?ncer pode ser evitado e o h?bito de intervir tarde demais para deter ou prevenir um tumor maligno j? instalado.

Al?m disso, grande parte das pesquisas sobre o c?ncer se concentra no tratamento no lugar da preven??o, e tende a ter uma vis?o de curto prazo no lugar de um enfoque de longo prazo."Os seres humanos s?o impacientes e esta caracter?stica humana, em si, ? um obst?culo para a preven??o do c?ncer", ressaltou o estudo.

As grandes diferen?as de renda entre as classes sociais altas e as baixas, que fazem com que os pobres tendam a ficar mais expostos a fatores de risco do que os ricos, complicam ainda mais o panorama.

"A contamina??o e a delinqu?ncia, o transporte p?blico deficiente, a falta de parques para brincar e fazer exerc?cios e a aus?ncia de supermercados com alimentos frescos dificultam a ado??o e a pr?tica constante de um estilo de vida que reduza ao m?nimo o risco de c?ncer e outras doen?as", destacou o estudo.

"Assim como nos outros pa?ses, a estratifica??o social nos Estados Unidos exacerba as diferen?as de estilo de vida, como o acesso a cuidados de sa?de, a preven??o especial e os servi?os de detec??o precoce", informaram os especialistas."As mamografias, os exames de c?lon, o apoio para a dieta e a nutri??o, os recursos para parar de fumar e os mecanismos de prote??o solar simplesmente est?o menos dispon?veis para os pobres", acrescentaram.

Isto significa que qualquer tentativa de superar as profundas desigualdades sociais deve ser apoiada por mudan?as de pol?tica, disse outra autora do estudo, Sarah Gehlert, da Escola de Trabalho Social e da Escola de Medicina da Universidade de Washington."Depois de trabalhar em sa?de p?blica durante 25 anos, aprendi que se quisermos mudar a sa?de, temos que mudar as pol?ticas", acrescentou.

"Uma pol?tica estrita sobre o tabaco ? um bom exemplo. Mas n?o podemos fazer a mudan?a de pol?tica por nossa conta... O que se requer ? uma massa cr?tica de pessoas para falar com mais firmeza sobre a necessidade de uma mudan?a", acrescentou.

Siga-nos no twitter:@PortalADAlagoas



Folha Online
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.