Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

13/04/2012

Estudo mostra que a espiritualidade e a medicina precisam estar ligadas

Entrevistados relataram que gostariam de falar sobre sua fé com os profissionais de saúde


Enquanto uma lei no Rio de Janeiro pretende criar uma coordenadoria para os trabalhos de capelania, uma pesquisa realizada pela enfermeira oncol?gica Carolina da Cunha Fernandes mostrou que os pacientes desejam falar sobre espiritualidade com algum profissional de sa?de.

Medicina e religi?o raramente se unem, mas quando resolveu fazer mestrado Carolina investigou 300 pessoas, 75 homens entre 48 e 79 anos com c?ncer de pr?stata, 75 mulheres entre 31 e 83 anos com c?ncer de mama e outras 150 pessoas que participavam das atividades do Hospital A.C. Camargo, mas que n?o tinham a doen?a.

O resultado mostra o quanto as pessoas precisam de apoio espiritual, pois 97% dos homens e 86% das mulheres disseram na entrevista que n?o haviam conversado sobre suas cren?as religiosas com algum profissional de sa?de. J? 57% dos homens e 53% das mulheres disseram no estudo que gostariam que esse momento tivesse existido.

A pesquisa de Carolina da Cunha Fernandes descobriu tamb?m que a maioria dos entrevistados, 61% das mulheres e 60% dos homens, afirmaram que poderiam ter se sentidos melhor ou mais dispostos para o tratamento se tivessem recebido cuidado religioso ou espiritual dos profissionais de sa?de.

O assunto ? pol?mico e divide opini?es, ser? que m?dicos e enfermeiros poderiam assumir mais essa responsabilidade? Alguns profissionais j? defendem a inclus?o do hist?rico espiritual do paciente no prontu?rio m?dico para que a f?, ou falta dela, seja conhecida e respeitada pelo profissional do hospital.



Gospel Prime
Com informa?es Revista ?poca

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.