Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

25/04/2012

Assembleiana ganha "Oscar da Saúde" da Fiocruz

Adriana Azevedo realizou estudo sobre vacinas de DNA contra a dengue


Ada Alves e Adriana Azevedo criaram a vacina contra a dengue com eficácia de 100%

Estudo sobre vacinas de DNA contra a dengue desenvolvido pelo Laborat?rio de Biotecnologia e Fisiologia de Infec?es Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOCFiocruz) acaba de ganhar o Pr?mio de Incentivo em Ci?ncia e Tecnologia para o SUS de 2011, na categoria tese de doutorado. O ?Oscar da Sa?de? ? como ? chamado pelo governo federal ? foi o primeiro pr?mio cient?fico do IOC em 2012.

O trabalho ? de autoria de Adriana Azevedo e foi desenvolvido durante a P?s-gradua??o Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular, sob a orienta??o da pesquisadora Ada Alves. A entrega do pr?mio ocorreu em Bras?lia, durante a abertura do Encontro com a Comunidade Cient?fica 2012. Na ocasi?o, o ministro da Sa?de, Alexandre Padilha, ressaltou a import?ncia da iniciativa no contexto das diretrizes pol?ticas na ?rea de pesquisa em sa?de. ?O pa?s tem as mentes e os meios para produzir e at? mesmo exportar conhecimento na ?rea de sa?de, e, por isso, precisamos prestigiar nossos pesquisadores?, declarou.

A tese, intitulada ?Desenvolvimento de vacinas de DNA contra o v?rus da dengue baseadas na prote?na do envelope viral?, foi escolhida dentre 98 concorrentes. Dois enfoques orientam o projeto. O primeiro ? o desenvolvimento de duas vacinas de DNA contra a dengue, batizadas de pE1D2 e de pE2D2.

O segundo consiste na combina??o da pE1D2 com uma estrat?gia vacinal diferente: o v?rus quim?rico febre amarela/dengue, desenvolvido pelo grupo do pesquisador Ricardo Galler, de Bio-Manguinhos. ?A pE1D2 se mostrou bem protetora, mas quando combinamos as duas estrat?gias tivemos 100% de prote??o nos ensaios pr?-cl?nicos e uma resposta imunol?gica mais r?pida. ? uma metodologia inovadora e criada aqui na Fiocruz, com pedido de patente j? depositado no Brasil e no exterior?, explicou Adriana.

De acordo com a orientadora e chefe do laborat?rio respons?vel, Ada Alves, o pr?mio ? uma ?tima not?cia. ?Adriana vem se dedicando a esse estudo promissor por muito tempo e ? importante que pesquisadores sejam reconhecidos e recompensados pelo seu esfor?o. Isso inspira mais interesse e mais dedica??o?, disse. As pesquisadoras estimam que, at? o final do ano, os testes em primatas sejam iniciados.

A mineira Adriana Azevedo ? membro da Assembleia de Deus em Fonseca, Niter?i, liderada pelo pastor Celso Brasil. Crente fiel e amiga, ? casada com o farmac?utico Fl?vio e sempre atuante na obra do Senhor.



Fronteira Final
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.