Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

09/05/2012

Em Israel, arqueólogos acham selo do período do Templo de Salomão

Peça rara tem mais de 2.700 anos de idade


A Autoridade Israelense de Antiguidades anunciou a descoberta de um ?selo? de mais de 2.000 anos de idade. O selo tem o nome Matanias, que em sua forma original ? extremamente semelhante ao do primeiro-ministro de Israel, Netanyahu. O selo foi achado durante escava?es perto do Muro das Lamenta?es, edifica??o constru?da para conten??o do Templo de Herodes, que foi constru?da sobre as ru?nas do famoso Templo de Salom?o.

Sua import?ncia arqueol?gica ? grande dada a import?ncia do local. Especialmente em um per?odo que estudiosos judeus s?o questionados publicamente por mu?ulmanos que afirmam que o primeiro templo nunca existiu. A descoberta foi feita perto das ru?nas de um edif?cio que data do final do per?odo do Primeiro Templo. Estava abaixo da base de um antigo canal de drenagem que recentemente ficou exposto nas escava?es no Jardim Arqueol?gico de Jerusal?m.

Eli Shukron, diretor das escava?es da Autoridade Israelense de Antiguidades, disse ? imprensa: ?O nome Matanias, assim como o nome Natanias, significa ?presente para Deus?. Estes nomes s?o mencionados v?rias vezes na B?blia. Tratam-se de nomes t?picos no Reino de Jud?, durante o final do per?odo do Primeiro Templo ? s?culo VIII A.C. at? a destrui??o do Templo, em 586 antes de Cristo?.

O nome aparece duas vezes em 1 Cr?nicas 25, em uma se??o com a listagem de nomes hebreus a quem o rei Davi tinha designado para cantar louvores e desempenhar outras fun?es no Tabern?culo. O selo de cerca de 2 cent?metros de cumprimento foi descoberto no ch?o do antigo edif?cio. Um padr?o de cer?mica comum naquele per?odo tamb?m foi encontrado no local.

A grava??o foi feita em uma pedra semi-preciosa e traz em hebraico o nome de seu propriet?rio: ?Lematanyahu Ben Ho??, que significa: ?Pertence a Matanyahu filho de Ho??). O resto da inscri??o est? ileg?vel. As pessoas importantes daquele per?odo usavam selos dentro de an?is para assinar cartas como uma marca de identifica??o pessoal.

Encontrar um selo do per?odo do Primeiro Templo, ao p? das paredes no Monte do Templo ? algo raro e muito emocionante. Esta ? uma identifica??o indubit?vel de um homem chamado Matanyahu, que viveu aqui mais de 2.700 anos atr?s?, comentou Eli Shukrun. Os arque?logos haviam decidido que toda a terra desta escava??o seria bem peneirada, atrav?s de uma t?cnica conhecida como ?peneira molhada? que permite uma identifica??o mais meticulosa dos materiais restantes. O curioso ? que o processo foi realizado com a ajuda de milhares de crian?as em idade escolar de todo Israel, no Tzurim Emek National Park. Cerca de 4.500 alunos participaram do trabalho nos ?ltimos meses, bem como outros volunt?rios.



Israel National News e Inquisitr / Gospel Prime
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.