Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

28/05/2012

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo

O consumo de suplementos de cálcio pode aumentar o risco de ataque cardíaco, de acordo com pesquisadores alemães


Cálcio em pílulas: uso de suplemento divide especialistas

O c?lcio em p?lulas ? recomendado para fortalecer os ossos e prevenir fraturas na velhice. No entanto, segundo o estudo publicado na revista cient?fica Heart, o suplemento "deve ser consumido com cautela". Alguns especialistas recomendam uma dieta balanceada, com doses adequadas de c?lcio, como alternativa ao suplemento.

Os pesquisadores do Centro Alem?o de Pesquisa sobre o C?ncer, em Heidelberg, acompanharam 23.980 pessoas por mais de uma d?cada.Eles compararam o n?mero de ataques card?acos em pessoas que tomaram suplementos de c?lcio com outras que n?o tomaram nada e conclu?ram que no primeiro grupo o risco de um ataque era 86% maior.

Cr?ticas

O m?dico Carrie Ruxton, do Servi?o de Informa?es sobre Suplementos de Sa?de, no Reino Unido, acredita que seria "irrespons?vel" recomendar que as mulheres parassem de consumir c?lcio.

"A osteoporose ? um problema grave entre mulheres e seria irrespons?vel recomendar o fim do consumo de suplemento de c?lcio com base em uma ?nica pesquisa inconsistente, quando a liga??o entre c?lcio, vitamina D e sa?de dos ossos est? confirmada pela Ag?ncia Europeia de Seguran?a Alimentar", disse Ruxton.

Segundo a Funda??o Brit?nica do Cora??o (BHF, na sigla em ingl?s) pacientes que receberam recomenda?es para tomar c?lcio devem continuar o tratamento e conversar com seus m?dicos se estiverem preocupados.

"A pesquisa indica que as pessoas que tomam suplementos de c?lcio podem estar mais sujeitas a um ataque card?aco, mas isso n?o significa necessariamente que esses suplementos causam ataques card?acos", afirma Natasha Stewart, enfermeira especializada em cardiologia da BHF.

"Mais estudos s?o necess?rios para elucidar a rela??o entre a ingest?o de suplementos de c?lcio e problemas do cora??o. Precisamos determinar se os riscos potenciais da administra??o de suplementos superam os benef?cios para mulheres que sofrem de condi?es como osteoporose."

Dieta balanceada

De acordo com Ian Reid e Mark Bolland, pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zel?ndia, h? cada vez mais evid?ncias de que a administra??o de suplementos n?o ? segura, nem particularmente eficaz. "As pessoas deveriam ser aconselhadas a obter a dose di?ria de c?lcio com uma dieta equilibrada", acreditam Reid e Bolland.

Uma porta-voz do Departamento de Sa?de do Reino Unido disse que o estudo ser? analisado com cuidado depois que o artigo completo for publicado: "A maioria das pessoas n?o precisa tomar suplemento de c?lcio. Uma dieta saud?vel e balanceada fornece todos os nutrientes, incluindo c?lcio, que elas necessitam. Boas fontes de c?lcio incluem leite e derivados e vegetais de folhas verdes."



BBC Brasil
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.