Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

06/07/2012

Cientistas descobrem a 'partícula de Deus'

Novas pesquisas são necessárias para afirmar que este é o bóson de Higgs


Ilustração de uma colisão entre partículas promovida pelo acelerador LHC. É com experimentos como esse que os cientistas estudam partículas como o bóson de Higgs

Cientistas anunciaram na quarta-feira (4) a observa??o de uma part?cula subat?mica in?dita at? ent?o. Eles veem fortes ind?cios de que se trate do ?b?son de Higgs?, a ?part?cula de Deus?, ?nica part?cula prevista pela teoria vigente da f?sica que ainda n?o tinha sido detectada em laborat?rios, e que vinha sendo perseguida ao longo das ?ltimas d?cadas.

Pela teoria, o b?son de Higgs teria dado origem ? massa de todas as outras part?culas. Se sua exist?ncia for confirmada, portanto, ? um passo importante da ci?ncia na compreens?o da origem do Universo. Se ele n?o existisse, a teoria vigente deixaria de fazer sentido, e seria preciso elaborar novos modelos para substitu?-la.

?Eu n?o tenho muita d?vida de que, na f?sica de part?culas, ? o evento mais importante dos ?ltimos 30 anos?, afirmou S?rgio Novaes, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que faz parte da colabora??o CMS. "Eu acho que ? um momento hist?rico que a gente est? vivendo", completou. Apesar do grande impacto na f?sica te?rica, a descoberta ainda n?o representa um avan?o direcionado a nenhum campo espec?fico da tecnologia.

'Part?cula de Deus'

O ?b?son de Higgs? ganhou o apelido de ?part?cula de Deus? em 1993, depois que o f?sico Leon Lederman, ganhador do Nobel de 1988, publicou o livro ?The God Particle? (literalmente ?a part?cula de Deus?, em ingl?s), voltado a explicar toda a teoria em volta do b?son de Higgs para o p?blico leigo. Ainda n?o h? edi??o desse livro em portugu?s.

A nova part?cula tem caracter?sticas ?consistentes? com o b?son de Higgs, mas os f?sicos ainda n?o afirmam com certeza que se trate da ?part?cula de Deus?. Para isso, eles v?o coletar novos dados para observar se a part?cula se comporta com as caracter?sticas esperadas do b?son de Higgs.

Maior m?quina do mundo

O an?ncio foi feito em Genebra, na Su??a, sede do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em franc?s). As conclus?es foram baseadas em dados obtidos no Grande Colisor de H?drons (LHC, na sigla em ingl?s), acelerador de part?culas constru?do pelo Cern ao longo de 27 quil?metros debaixo da terra, na fronteira entre a Fran?a e a Su??a.

Essa m?quina, considerada a mais poderosa do mundo, foi constru?da especificamente para estudos de f?sica de part?culas, e a descoberta desta quarta ? a mais importante que j? foi feita l? at? o momento.



G1
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.