Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

06/10/2012

Hipertensão na gravidez pode prejudicar bebê

Dificuldades de aprendizado e raciocínio podem ser resultado de pressão alta da mãe ao longo da gestação


A hipertens?o na gravidez pode afetar de forma negativa as habilidades de pensamento, racioc?nio e aprendizado do beb? n?o s? em seus primeiros anos, mas ao longo de toda a vida. Essa ? a conclus?o de uma pesquisa feita na Finl?ndia e publicada nesta semana no peri?dico Neurology, da Academia Americana de Neurologia.

?A press?o arterial elevada e as doen?as relacionadas ? condi??o interferem no ambiente do ?tero, onde est? o beb? durante a gravidez. Nosso estudo sugere que problemas de cogni??o apresentados por um indiv?duo mesmo em sua velhice pode ter se originado no per?odo pr?-natal, quando ? dada a maior parte do desenvolvimento cerebral de uma pessoa?, diz Katri Raikonen, pesquisadora da Universidade de Helsinki, na Finl?ndia, e uma das autoras do trabalho.

Na pesquisa, Raikonen e sua equipe avaliaram a cogni??o de 398 homens nascidos entre 1934 e 1944 em duas ocasi?es: uma, quando eles tinham uma idade m?dia de 20 anos, e a outra, quando eles tinham, em m?dia, 69 anos. A avalia??o foi feita por meio de testes de linguagem, de matem?tica e de no?es espaciais e visuais. Al?m disso, os pesquisadores analisaram os registros m?dicos das m?es dos participantes durante a gravidez.

Ao final do estudo, os autores descobriram que os homens cujas m?es apresentavam press?o alta durante a gravidez tiveram menores notas nos testes cognitivos tanto aos 20 quanto aos 69 anos de idade em compara??o com os participantes cujas m?es apresentavam press?o sangu?nea normal. Al?m disso, o decl?nio da pontua??o entre uma avalia??o e outra foi maior entre o grupo das m?es hipertensas. A associa??o foi mais forte para os resultados das provas de matem?tica.



VEJA
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.