Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

28/11/2012

Placa de 700 a.C. traz relato de destruição de Sodoma e Gomorra

Segundo a Bíblia, Sodoma e Gomorra foram destruídas por Deus como resposta a atos imorais


Planisfério

Conhecido como ?Planisf?rio?, o bloco foi descoberto por Henry Layard em meados do s?culo 19 e permanecia como um mist?rio para os acad?micos. O objeto traz a reprodu??o de anota?es feitas pelo astr?nomo h? milhares de anos. Utilizando t?cnicas computadorizadas que simulam a trajet?ria de objetos celestes e reconstroem o c?u observado h? milhares de anos, os pesquisadores Alan Bond, da empresa Reaction Engines e Mark Hempsell, da Universidade de Bristol, descobriram que os eventos descritos pelo astr?nomo s?o da noite do dia 29 de junho de 3123 a.C. (calend?rio juliano). Segundo os pesquisadores, metade do bloco traz informa?es sobre a posi??o dos planetas e das nuvens e a outra metade ? uma observa??o sobre a trajet?ria do aster?ide de mais de um quil?metro de di?metro.

Impacto

De acordo com Mark Hempsell, pelo tamanho e pela rota do objeto, ? poss?vel que este se tratasse de um aster?ide que teria se chocado contra os Alpes austr?acos, na regi?o de K?fels, onde h? ind?cios de um deslizamento de terra grande. O aster?ide n?o deixou cratera que pudesse evidenciar uma explos?o. Isso se explica, segundo os especialistas, porque o aster?ide teria voado pr?ximo ao ch?o, deixando um rastro de destrui??o por conta de ondas supers?nicas, e se chocado contra a Terra em um impacto catacl?smico.

Segundo os pesquisadores, o rastro do aster?ide teria causado uma bola de fogo com temperaturas de at? 400?C e teria devastado uma ?rea de aproximadamente 1 milh?o de quil?metros quadrados. Hempsell afirma que a escala da devasta??o se assemelha ? descri??o da destrui??o de Sodoma e Gomorra, presente no Velho Testamento, e de outras cat?strofes mencionadas em mitos antigos.

O pesquisador sugere ainda que a nuvem de fuma?a causada pela explos?o do aster?ide teria atingido o Sinai, algumas regi?es do Oriente M?dio e o norte do Egito. Hempsell afirma que mais pessoas teriam morrido por conta da fuma?a do que pelo impacto da explos?o nos Alpes. Segundo a B?blia, Sodoma e Gomorra foram destru?das por Deus como resposta a atos imorais praticados nas cidades. Acredita-se que elas eram localizadas onde hoje fica o Mar Morto.



BBC/O Verbo
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.