Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

25/02/2013

Cientistas revelam “código da vida” encontrado em Gênesis


Bíblia Sagrada

Embora diferentes ?c?digos da B?blia? tenham sido revelados no passado, o cientista brit?nico Gordon Rugg, da Universidade Keele e o americano David Musgrave, da Universidade Amridge, criou o programa Search Analyzer, que faz an?lise de textos.

Ao submeterem o livro de G?nesis, da B?blia, disseram ser poss?vel visualizar um ?padr?o escondido? no texto milenar. O software coloca o texto completo como uma grade. Cada quadrado representa uma palavra e as palavras procuradas aparecer?o em quadrados coloridos.

Eles apresentaram sua pesquisa durante a reuni?o da Associa??o de Escolas de Pesquisa Oriental, em Chicago. Rugg explicou: ?Nosso novo m?todo para visualizar textos permite que um livro inteiro seja comtemplado em apenas uma p?gina A4, permitindo que os padr?es sejam vistos facilmente. Trata-se de uma forma simples e r?pida para que pesquisadores identifiquem padr?es, ou vejam quando s?o pistas falsas, uma informa??o importante para quem lida com textos grandes?.

Como exemplo, os pesquisadores resolveram mostrar o que ocorrer quando se busca pelas palavras ?vida? e ?morte? no Livro do G?nesis. Ficou evidente o chamado escalonamento de termos, que faz uma esp?cie de ?sandu?che?, colocando um tema entre duas men?es de outro tema.

Trata-se de uma estrutura conhecida de ret?rica, a mesma t?cnica ? muito usada pela imprensa, quando m?s not?cias s?o intercaladas entre duas not?cias boas, criando uma sensa??o de otimismo em meio ?s crises.

Essa nova an?lise do G?nesis mostrou que h? o escalonamento das palavras-chaves ?vida? e ?morte?. Os versos que iniciam e fecham as divis?es principais de G?nesis possuem men?es frequentes ? vida, enquanto a morte somente pode ser encontrada nos vers?culos centrais.

?A estrutura??o dos termos vida e a morte em G?nesis ? que n?o nunca foi estudado antes?, enfatiza o professor Rugg, que leciona Computa??o e Matem?tica. ?Achamos um padr?o liter?rio sendo usado de uma maneira que nunca foi comprovado antes. N?o estamos falando de c?digos secretos ou conspira?es, mas s?o algumas imagens marcantes? Por que isso foi feito milhares de anos atr?s permanece um mist?rio, embora possivelmente o padr?o seja para ?suavizar? as mensagens de morte, dando ? ?vida? um impacto maior,? acredita Rugg.

Para comprovar que n?o ? uma f?rmula aleat?ria, ao serem usados outros termos, o software n?o encontrou nada parecido. Mas h? v?rias implica?es. Eles pesquisaram as palavras ?homem? e ?mulher?, e conclu?ram que o feminino aparece predominantemente na primeira parte do G?nesis e raramente na segunda metade.

Outro termo, ?gerou?, comprova algo que os te?logos afirmam h? muito tempo: os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e Jo?o espelham os temas e as estruturas do Antigo Testamento. Quando aplicada, a busca por ?gerou? mostra um padr?o impressionante na primeira parte de G?nesis, espelhando o que foi encontrado na primeira parte do evangelho de Mateus.

Os interessados podem visualizar essa ferramenta de buscas de textos no endere?o www.searchvisualizer.com. Com informa?es Live Science.



Folha Gospel
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.