Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

02/03/2013

Vício em internet é um risco à saúde, alertam pesquisadores

Estudo concluiu que o hábito está ligado à depressão, traços de autismo e variações de humor que podem ser semelhantes a crises de abstinência


Vício pode provocar riscos à saúde

Um artigo publicado neste m?s no peri?dico PLoS One chama a aten??o para os riscos ? sa?de apresentados pelo h?bito de passar muitas horas na internet. Ap?s avaliar 60 pessoas, entre elas alguns usu?rios ass?duos da rede, pesquisadores brit?nicos conclu?ram que o v?cio em internet, assim como a depend?ncia de drogas, est? associado a altera?es de humor, ao aumento do risco de depress?o e a sinais de abstin?ncia. E, al?m disso, o h?bito pode at? fazer com que um indiv?duo apresente tra?os de autismo.

?A associa??o entre o v?cio em internet e depress?o e humor inst?vel j? era conhecida e demonstra que as nossas descobertas est?o de acordo com estudos anteriores. Por?m, o fato de o v?cio em internet ter sido fortemente relacionado a tra?os de autismo ? um achado novo, e pode ser de natureza semelhante a associa?es estabelecidas anteriormente entre isolamento social e esse tipo de depend?ncia?, escreveram os autores no artigo.

Como as drogas ? Ainda de acordo com a pesquisa, pessoas viciadas em internet s?o muito mais propensas a apresentar uma varia??o de humor negativa e um pior estado de esp?rito imediatamente ap?s desligarem o computador do que indiv?duos que usam a internet moderadamente. Segundo os autores, esse quadro ? semelhante a sintomas de abstin?ncia e refor?a ainda mais que essas pessoas sofrem de depend?ncia de internet. ?Quando essas pessoas se veem off-line, elas passam a apresentar um humor muito mais negativo, assim como indiv?duos que deixam de usar drogas ilegais, como o ecstasy?, disse Phil Reed, professor da Universidade de Swansea, na Gr?-Bretanha, e coordenador do estudo.

?Esses resultados iniciais e pesquisas relacionadas ? fun??o cerebral sugerem que, na internet, h? algumas surpresas desagrad?veis para o bem-estar das pessoas?, disse Reed. Para os pesquisadores, a mensagem principal desse estudo ? a de que algumas pessoas podem acabar tendo muitos problemas com o uso excessivo da internet, inclusive danos ? sa?de f?sica e mental. Esses indiv?duos, os autores escrevem, ?talvez precisem de ajuda para entender as raz?es para o uso excesso da internet e qual ? a fun??o do h?bito em suas vidas?.

Esse estudo foi feito com 60 pessoas, com uma idade m?dia de 24 anos. Os pesquisadores analisaram o uso de internet, al?m de tra?os de humor, personalidade e sentimentos dos participantes. Os indiv?duos foram orientados a responder um question?rio sobre humor e ansiedade antes e depois de usarem a internet durante 15 minutos. Dos volunt?rios, 32 foram considerados "problem?ticos" em rela??o ao uso da internet. N?o foi encontrada rela??o entre v?cio em internet e sintomas de ansiedade.

Novo dist?rbio ? No artigo, os autores afirmam que o v?cio em internet tem sido cada vez mais debatido nos ?ltimos dez anos. O problema vai, inclusive, ganhar mais aten??o na quinta e mais nova edi??o do Manual Diagn?stico e Estat?stico de Transtornos Mentais (DSM, sigla em ingl?s), documento considerado por muitos m?dicos como a "b?blia da psiquiatria". No DSM-V, que dever? ser publicado integralmente em maio, esse tipo de depend?ncia ser? classificado como uma condi??o digna de aten??o de pesquisas futuras.



VEJA
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.