Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

17/07/2013

Bebê que nasceu aos 5 meses é literalmente um milagre, diz médica

Médicos chegaram a desenganar criança que nasceu com 622g.


Bebê Bianca nasceu aos cinco meses e meio e hoje, três meses depois, já mama e pesa 2Kg

Um beb? que nasceu aos cinco meses e meio, pesando apenas 620g, conseguiu sobreviver, na maternidade do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba). Um caso raro na medicina, que a equipe da maternidade, que fica no bairro de Brotas, em Salvador, considerou um milagre. O per?odo considerado normal para uma gesta??o ? de 9 meses, sendo que os casos de nascimento prematuro com chances de sobreviv?ncia normalmente ocorrem aos 8, 7 ou 6 meses.

A m?dica Ana Paes, que acompanhou o caso de Bianca desde o in?cio, afirma que a hist?ria da crian?a ? ?literalmente um milagre?. ?Bianca nasceu exatamente no limite de viabilidade. Ent?o, ela era um prematuro extremo. A literatura [m?dica] chama essas crian?as de micro-beb?s. Ela j? come?ou a mamar e o grande triunfo dessa hist?ria toda ? que Bianca, durante muito tempo, na unidade de cuidados semi-intensivos ela usou leite humano do nosso banco de leite e Rosil?ia [m?e] vai sair da maternidade amamentando ela exclusivamente no peito da m?e?, diz a m?dica.

Tr?s meses depois do nascimento, pesando 2Kg, a menina aguarda alta m?dica para os pr?ximos dias. Segundo a assessoria de comunica??o da unidade de sa?de, a equipe m?dica aguarda a realiza??o de um exame no cora??o para liberar a ida do beb? para casa.

Parto prematuro

A m?e da crian?a, Rosil?ia Concei??o conta que sentiu dores e foi internada na maternidade do Iperba. Ap?s dois dias, ainda com dor, os m?dicos resolveram fazer o parto e informaram ? paciente que a possibilidade do beb? sobreviver era muito pequena.

"Eu tive a crian?a e a m?dica j? tinha me deixado preparada e eu fiquei preparada. Seria um aborto... Quando ela [crian?a] saiu, a m?dica olhou pra mim e falou: ?? Rosil?ia, t? na m?o de Deus. Voc? est? forte??. Eu disse: estou forte. Ela pegou e olhou [para o beb?] e disse: ?parece que est? mexendo'. A? ela pegou Bianca assim e lascou o saquinho da bolsa, que s? tava s? a bolsa, sem ?gua, sem nada. Quando ela lascou, Bianca pegou e respirou, deu aquele respiro fundo e come?ou a bater no rostinho, bem pequeno, bem magrinho mesmo, nem parecia uma crian?a?, relata a m?e.

Uma foto de Bianca, tirada tr?s semanas ap?s o nascimento, mostra como a menina era magrinha. Segundo Rosil?ia, depois do parto a crian?a ainda perdeu peso e chegou a ter 444g. ?Ela ficou com menos de meio quilo. Os momentos que qualquer pessoa vinha falar comigo s? era de choro mesmo, s? podia chorar e mais nada?, lembra.

Doa?es

O pai do beb?, Dalton Concei??o, est? desempregado. Ele e Rosil?ia t?m outro filho, de 5 anos. Ele conta que est? em busca de um trabalho para ajudar na renda da fam?lia. Dalton tem experi?ncia em cozinha de restaurantes e tamb?m como auxiliar de servi?os gerais. ?O que vir [sic.] pra mim eu aceito?, disse.

A assessoria de imprensa do Iperba informou que quem tiver interesse em ajudar a fam?lia pode deixar doa?es na unidade de sa?de. Mais informa?es podem ser obtidas pelo telefone (71) 3116-5188.



G1
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.