O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) 2026 já tem dia e tema definidos. Em 31 de maio de 2026, igrejas em todo o Brasil se unirão em intercessão pelos cristãos perseguidos no Oriente Médio e Norte da África.
Sob o tema Fé Corajosa no Oriente Médio e Norte da África, cristãos brasileiros conhecerão melhor a realidade da Igreja Perseguida na região e clamarão ao Senhor em favor daqueles que enfrentam pressão e violência por parte de familiares, comunidade, governo e grupos extremistas islâmicos.
Por que orar pelo Oriente Médio e Norte da África no DIP 2026?
Seguir a Jesus em países do Oriente Médio e Norte da África exige coragem. A pressão diária para professar o islamismo pode culminar em agressão, prisão, casamento forçado, deportação e até morte de cristãos. Além disso, as constantes guerras e os ataques de extremistas islâmicos também ameaçam a existência de cristãos na região. A solução para muitos é fugir do país e os que permanecem clamam por força para resistir à perseguição.
Dentre os países da região, o Iêmen e a Síria serão os principais alvos de oração durante o DIP 2026. A perseguição nesses países acontece de maneiras diferentes. Enquanto na Síria há igrejas históricas reconhecidas pelo governo, no Iêmen, todo cidadão é considerado muçulmano e não há igrejas registradas.
De acordo com dados da Portas Abertas, o número de cristãos na Síria passou de cerca de 2 milhões em 2011 para 579 mil atualmente. Os pastores e líderes das igrejas locais percebem seus templos vazios com a fuga de cristãos. “Estou muito temeroso com a questão da presença dos cristãos do Oriente Médio em geral”, afirma Ibrahim Nsier, pastor da Igreja Presbiteriana de Alepo, na Síria.
O pastor Ibrahim acredita que o êxodo cristão no Oriente Médio impacta o corpo de Cristo em todo o mundo.
“A igreja global não deveria se sentir saudável quando a igreja na Síria ou no Oriente Médio não está saudável. Em qualquer momento em que a igreja não existir mais no Oriente Médio, isso significa que o quadro total está distorcido.”
No Iêmen, a vida dos cristãos é ainda mais difícil pela instabilidade da guerra civil quando eles são discriminados durante a distribuição de ajuda humanitária. A declaração pública da fé expõe cristãos a sérios riscos, englobando ameaças de morte, prisão e violência por parte de grupos extremistas, familiares, membros da sociedade e autoridades.
"Um líder cristão iemenita expressou a gravidade da situação: “Não passou um único ano sem um incidente de perseguição grave. Cada vez, a igreja fica abalada e tomada pelo medo”.
Você pode organizar o DIP 2026 em sua igreja. Peça autorização à liderança de sua igreja, faça sua inscrição e mobilize sua comunidade a conhecer melhor e interceder pela Igreja Perseguida. Clique na imagem abaixo para acessar:
Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.
participe »Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol
Horário de Cultos
Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical
Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico
As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina
As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração
As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração