Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Geral

06/01/2025

Lâmpada de 1.700 anos com símbolos do Templo é descoberta em Jerusalém

Considerado uma descoberta "extraordinária e extremamente rara", o objeto foi encontrado em sua forma completa

Fonte: Redação CPAD News/ Com informações JPost.com / Fotos: Reprodução / Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA)

Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciou, no último dia 26 de dezembro, a descoberta de uma rara lâmpada de óleo de cerâmica que traz imagens de itens usados ​​no Segundo Templo.

De acordo com a IAA, que é responsável por regular a escavação e conservação, e promover a investigação, o objeto foi usado há cerca de 1.700 anos, a julgar pelas marcas de fuligem em seu bico.


 


O diretor de escavação, Michael Chernin, afirmou que “após o imperador romano Adriano reprimir a rebelião de Bar Kochba em 135 dC, os judeus foram expulsos da cidade”. Com isso, a “lâmpada do Monte das Oliveiras é um dos poucos vestígios materiais de uma presença judaica ao redor de Jerusalém nos séculos III a V dC”, disse.

Decorada com símbolos do Templo, inclusive uma representação da menorá usada no Segundo Templo, uma pá de incenso e um lulav (ramo de palmeira), a lâmpada é considerada uma descoberta “extraordinária e extremamente rara”, por ter sido encontrada em sua forma completa.

Chernin ressalta que até então havia “pouca evidência da existência de um assentamento judaico dentro e ao redor de Jerusalém neste período”.


 


Segundo Benjamin Storchan, arqueólogo do IAA, a lâmpada era “do tipo ‘Beit Nattif’, nomeada em homenagem a uma oficina de produção identificada na década de 1930, perto de Bet Shemesh”, disse.

“É evidente que o fabricante de lâmpadas dedicou muito tempo e esforço à sua decoração [e] esculpiu delicada e intrincadamente moldes de calcário usando brocas e formões”, acrescentou Storchan, assegurando que a escolha dos símbolos exibidos na lâmpada não foi acidental e se trata de “um testemunho fascinante conectando objetos cotidianos e crenças entre os habitantes da antiga Jerusalém”.

Para o ministro do Patrimônio, Amichai Eliyahu, a lâmpada de óleo carrega os símbolos do Templo “de forma emocionante” e “conecta as luzes do passado com o feriado de Hanukkah de hoje e expressa a conexão profunda e de longa data da nação de Israel com sua herança e com a memória do Templo”, afirmou.


Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Galeria de Fotos
  • Lâmpada de 1.700 anos com símbolos do Templo é descoberta em Jerusalém
  • Lâmpada de 1.700 anos com símbolos do Templo é descoberta em Jerusalém
  • Lâmpada de 1.700 anos com símbolos do Templo é descoberta em Jerusalém
  • Lâmpada de 1.700 anos com símbolos do Templo é descoberta em Jerusalém

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram
Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.