Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Geral

18/04/2024

Maior ateu do mundo, Dawkins diz que é um “cristão cultural” e diz amar os hinos

Fonte: Gospel Mais

Considerado por muitos o maior ateu do mundo, Richard Dawkins chamou atenção dos seguidores e lideranças religiosas ao gravar um vídeo admitindo que se considera um “cristão cultural”, o que também provocou a reação do pastor Pedro Pamplona, que teceu algumas observações.

“Nós somos um país cristão e eu me considero um cristão cultural”, diz o professor britânico, autor da famosa obra The God Delusion (“Deus, um Delírio”), já rebatida pelo também professor Alister McGrath, em sua obra O Delírio de Dawkins, cujo título é um trocadilho da publicação do ateu.

A declaração recente do ateu mais famoso do planeta é uma referência ao valor do cristianismo sobre a formação da sociedade. Isto é, Dawkins admite que, apesar de não acreditar em Deus, entende a importância da fé cristã como modelo de conduta e pensamento para as civilizações, especialmente a ocidental.

“Se substituirmos o cristianismos por qualquer outra alternativa religiosa isso seria terrível”, diz o ateu, revelando ainda que ama os hinos cristãos e também as catedrais construídas ao longo dos séculos.

O erro de Dawkins

O pastor Pedro Pamplona analisou a declaração do famoso ateu, explicando que ela é positiva em certos aspectos, mas errada em sua essência. Isso, porque, o que o professor britânico valoriza enquanto cultura e ética cristãs, só existe graças à genuína fé em Jesus Cristo.

Para o líder evangélico, é ingenuidade do ateu “acreditar que cristãos culturais podem sustentar um cristianismo cultural”, já que é um erro “achar que a ética pode existir e se perpetuar sem a crença.”

Citando o autor Christopher Dawson, Pamplona diz que este “corretamente nos lembra que o cristianismo está na base da cultura ocidental e que numa sociedade secularizada essa base é destruída.”

“Sem a religião cristã ou o senso transcendente da religião [o que passaria a existir] é a religião política” centrada no “eu”, diz o pastor, e isto atuaria “como base da cultura. E então os valores que Dawkins ama ruirão.”

Em resumo, o mais famoso ateu do mundo jamais poderia dizer que é um “cristão cultural” se no mundo não houvessem cristãos genuínos, realmente comprometidos com a ética e os valores cristãos, não de forma artificial, mas pela certeza de que Deus, de fato, se revelou em Jesus Cristo.

“Sem crença não há força cultural capaz de criar raízes pessoais e sociais e avançar pelos séculos”, conclui o pastor.


Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.