Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Geral

20/02/2024

OMS fala de nova pandemia e ‘tratado global’ a partir de maio

Para Tedros Ghebreyesus, a chegada da ‘Doença X’ é uma questão de tempo.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE THE GUARDIAN E REVISTA ISTOÉ

Para o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, o início de uma nova pandemia através da Doença X, é uma questão de tempo. 

Ele disse aos participantes da Cúpula Mundial de Governos, em Dubai, que aconteceu até o dia 14 de fevereiro, que não tinha dúvidas de que haveria um novo agente patogênico e uma nova pandemia. 

Tedros alertou que “o mundo ainda está mal preparado para uma nova pandemia” e falou sobre a necessidade urgente de um tratado global a ser acordado até maio e ainda disse que considera “estranhas as suspeitas de que se tratasse de uma tomada de poder da OMS”.

Sobre o ‘Tratado Mundial’

O tratado  mundial citado por Tedros foi chamado de “missão crítica para a humanidade”.

“Estou diante de vocês no rescaldo da Covid-19, com milhões de pessoas mortas, com choques sociais, econômicos e políticos que repercutem até hoje”, disse em seu discurso durante o encontro de líderes. 

“Embora tenham sido feitos alguns progressos, como melhorias na vigilância, no Fundo para a Pandemia, na criação de capacidades na produção de vacinas, o mundo não está preparado para uma pandemia”, continuou conforme a Revista IstoÉ.

“As dolorosas lições que aprendemos correm o risco de ser esquecidas à medida que a atenção se volta para as muitas outras crises que o nosso mundo enfrenta”, disse ao destacar que se o mundo não aprender essas lições, “pagaremos caro na próxima vez, e haverá uma próxima vez”.

Sobre a nova pandemia: Doença X

“Pode ser causado por um vírus influenza ou um novo coronavírus ou um novo patógeno que ainda nem conhecemos — o que chamamos de Doença X”, explicou Tedros. 

A Doença X é um hipotético vírus “substituto” que ainda não se formou, mas os cientistas dizem que pode ser 20 vezes mais mortal que o Covid-19. Há cerca de oito anos, foi adicionado à pequena lista da OMS de agentes patogênicos para investigação que poderiam causar uma “grave epidemia internacional”, de acordo com um comunicado de imprensa da OMS de 2022.

“No estado atual das coisas, o mundo continua despreparado para a próxima Doença X e para a próxima pandemia”, disse Tedros ao esclarecer que a Doença X não é uma coisa nova.

‘O tempo é muito curto’

A Cúpula Mundial de Governos visou o objetivo de selar o acordo na Assembleia Mundial da Saúde de 2024, o órgão de decisão da OMS, que vai se reunir em 27 de maio, conforme o The Guardian. 

Tedros, no entanto, reclamou que o ímpeto foi abrandado por posições arraigadas e “uma torrente de notícias falsas, mentiras e teorias da conspiração”.

Ele ainda disse ao conselho executivo da OMS, em Genebra, que “o tempo é muito curto e que há várias questões pendentes que ainda precisam ser resolvidas”. 

Caso não haja um consenso entre os líderes mundiais, o objetivo de criar um “tratado global” pode fracassar. “As gerações futuras não vão nos perdoar por isso”, ele ainda disse ao concluir. 


Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.