Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Biografia

14/12/2022

O ministério do pastor Beni Nicácio

Biografia é contada pelo genro dele, pastor-presidente Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima


Mais um grande homem entra - por merecimento - para a galeria de homenageados da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado de Alagoas. O pastor Benedito Alves Nicácio, ou Beni Nicácio, ainda hoje é lembrado pelo modo coerente em tratar a obra do Senhor e pelos grandes ensinamentos aos seus liderados.

A equipe de reportagem do Portal AD Alagoas chegou a procurar os familiares do pastor para escrever a biografia, mas foi informada de que haveria alguém bem próximo ao homenageado que poderia compilar a história.

O genro de Beni Nicácio, o pastor José Orisvaldo Nunes de Lima, presidente da Assembleia de Deus no Estado de Alagoas, narrou, de maneira sensível e emocionante, a trajetória ministerial de seu parente.

Casado com Edivanilda Nicácio, mais conhecida por irmã Vaninha, filha de Benedito Nicácio, o pastor José Orisvaldo Nunes sabia, mais do que qualquer jornalista apto a perguntar muito, a vida de um ministro tão respeitado no Estado como o pastor Beni.

A biografia foi escrita em pouco mais de duas semanas e traz, com riqueza de detalhes, a bela contribuição deste homem de Deus para a expansão do Evangelho de Cristo na terra. Por onde passou, Beni Nicácio fez questão de deixar templos edificados e lotados de cristãos servindo a Deus de maneira voluntária.

Os filhos permanecem vivos e quando relembram do pai agradecem ao Senhor as verdades ditas no momento certo, os conselhos fundamentados na Bíblia Sagrada, os ensinamentos do cotidiano e da vida cristã, entre outros aprendizados. Quem conviveu com ele, recorda das doutrinas, da conduta ilibada e da palavra sincera, proveniente do coração de Deus.

LEIA, A SEGUIR, O RESUMO BIOGRÁFICO DO PASTOR BENI NICÁCIO, NA ÍNTEGRA, ESCRITO PELO DOUTOR E PASTOR JOSÉ ORISVALDO NUNES DE LIMA:


O pastor Benedito Alves Nicácio nasceu no engenho Prazeres, localizado na cidade de Porto Calvo, litoral norte de Alagoas, em 12 de janeiro de 1933. Era filho de pais não evangélicos: José Januário Nicácio e Augusta Alves Nicácio.

Seu pai se converteu quando o pastor Beni, como ficou carinhosamente conhecido, tinha quatro anos e sua mãe continuou endurecida até o dia em que o menino, dormindo na rede, entregou uma palavra profética à sua mãe. Ela não resistiu e se entregou imediatamente ao Senhor Jesus.

Muito cedo, ainda na fase da pré-adolescência, foi residir em Matriz do Camaragibe, onde foi batizado nas águas pelo pastor Jacinto Alves. No município, conheceu o pastor Pedro dos Santos, que se tornou o seu segundo pai e o levou para morar em Arapiraca.

No Agreste, aprendeu o ofício de alfaiate e criou gosto pela música por influência do maestro Antônio Leite. Assim fez parte dos primeiros componentes da banda musical mais antiga da Assembleia de Deus alagoana.

Casou-se com Maria José Teixeira em 1950, de cuja união nasceram nove filhos: Elza, José, Etelma, Edivanilda, Joás, Joabe, Jailson, Eliane e Jailton. Este último já falecido.

Em Arapiraca, prosperou bastante, chegando a ser um pequeno empresário e serviu na igreja como presbítero, tesoureiro, maestro do coral, dirigente de cultos nas congregações e evangelizador nas cidades circunvizinhas.

Em 1971, o pastor Manoel Pereira Lima pastoreou Arapiraca por poucos meses e observou no presbítero Beni a chamada para o ministério. Assim que assumiu a presidência em Maceió, enviou-lhe para pastorear a igreja em Penedo - na época constituía-se apenas de duas famílias.

As dificuldades foram grandes, pois não havia recursos para sustentar sua numerosa família. Deus ali lhe deu vitória, pois ao sair da cidade deixou o templo sede repleto de crentes, construiu a congregação em Piaçabuçu, evangelizou Junqueiro e abriu o trabalho em Igreja Nova.

Em 1976, foi enviado a Palmeira dos Índios. A igreja cresceu consideravelmente. Encontrou o campo com cerca de 200 membros, no entanto, ao sair, deixou 400 membros, a maioria batizada no Espírito Santo, pois foi um tempo de avivamento. Ali construiu os templos em Estrela, hoje Estrela de Alagoas, Lagoa do Morão e a casa pastoral da sede. Também comprou uma casa em Palmeira de Fora, onde atualmente está edificado o templo.

Em 1982, foi pastorear em Colônia Leopoldina com ação pastoral em Novo Lino. Ali aconteceu o período de maior avivamento em seu ministério. Foram centenas de conversões ao Senhor Jesus e a maioria foi batizada no Espírito Santo. Lá construiu o templo sede, o templo da destilaria Porto Alegre e ampliou o de Novo Lino. Também concluiu uma grande congregação no povoado Estreito.

Quatro anos depois, voltou a pastorear a igreja em Palmeira dos Índios e priorizou a reforma do templo sede e a construção de uma escola de primeiro grau na Avenida 15 de Novembro. Um imóvel também foi adquirido no distrito de Canafístula, onde até hoje a congregação se reúne.

Em 1990, foi enviado a São Miguel dos Campos, onde concluiu o templo sede e o inaugurou, no dia 07 de setembro do mesmo ano. Ergueu a congregação do Coité e abriu a congregação em Chã das Mangueiras, que hoje é a maior congregação daquele campo eclesiástico.

Já foi para São Miguel com a saúde abalada e, não resistindo, faleceu em 9 de agosto de 1991, após 18 dias internado no antigo Hospital do SESI, em Maceió.

Seu ministério foi curto - apenas 20 anos de trajetória - mas os efeitos do mesmo perduram até os dias atuais e durarão por muitos anos. Prova disto são os seus muitos filhos na fé e vários pastores de hoje que Deus tem destacado no Estado e que foram criados com a sua doutrina e o seu exemplo de vida.

O pastor Beni era um grande mestre das Escrituras e seus ensinamentos até hoje são relembrados. Ele, como mestre, não tinha as características de um evangelista avivalista, mas as igrejas por onde passou experimentaram grandes avivamentos.

Que Deus levante outros obreiros do quilate do pastor Benedito Alves Nicácio para a glória do Seu nome e expansão do Seu Reino na terra. Amém!


Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima
Presidente da IEADAL e COMADAL

Thiago Gomes
Jornalista

Galeria de Fotos
  • O ministério do pastor Beni Nicácio
  • O ministério do pastor Beni Nicácio

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram
Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.