O pastor Jovenal Pedro da Silva nasceu no município de Coruripe, interior de Alagoas, no dia 16 de agosto de 1916. Era filho de João Pedro da Silva e Maria Francisca da Silva. Aos 20 anos de idade, isto é, em 1936, converteu-se ao evangelho. No ano seguinte foi batizado nas águas e, um ano após o seu batismo, em 1938, recebeu o batismo com o Espírito Santo.
Neste mesmo ano, foi separado para servir ao Senhor no diaconato da igreja e, em 1941, foi ordenado a evangelista. Dois anos após esta ordenação, ascendeu ao ministério pastoral, havendo sido ordenado em 27 de outubro de 1943, na gestão do pastor Antônio Rêgo Barros.
Casou-se com Josefa Pedro da Silva, com a qual viveu 64 anos, nascendo desta união Carmy, Clemente, Cleonice, Claudinete, Carmem Lúcia, Claudicéia, Cleide, Cássia, Damares e Jônatas.
Como pastor, trabalhou nas cidades de Porto de Pedras, Maragogi, Paulo Afonso (Bahia), Garanhuns (Pernambuco) e Porto Calvo. Por necessidade do trabalho na capital, foi convidado pelo pastor Antônio Rêgo Barros para auxiliá-lo por duas vezes.
O pastor Jovenal Pedro era reconhecido como um homem que tinha uma vida de intensa oração, pois passava horas de joelhos dobrados diante de Deus. Por isso, foi um homem de grande envergadura espiritual, vista e atestada por centenas de pessoas que o conheceram intimamente.
Seu primeiro campo de trabalho foi a cidade de Porto de Pedras, no litoral de Alagoas. Como um homem de larga visão evangelística e que sabia o valor de uma alma perante os olhos do Salvador, o pastor Jovenal Pedro foi pioneiro no envio de missionários para o exterior.
Em sua gestão, foram comemorados os 50 anos de fundação da Assembleia de Deus no Estado de Alagoas. Sob a sua liderança foi realizada também a primeira confraternização de jovens da denominação no estado, cujo dirigente era o diácono Sidrônio Castanha de Oliveira. Segundo relatos de pessoas dessa época, esta confraternização foi grandemente abençoada pelo Senhor.
Após seis anos de atuação como pastor-presidente, entregou a liderança da igreja ao seu sucessor, pastor Manoel Pereira Lima (in memorian), e voltou a trabalhar no interior do estado, precisamente na cidade de Porto Calvo, a qual englobava como congregações as cidades de Campestre, Jundiá, Jacuípe e a Usina Santa Terezinha.
Como bom soldado de Cristo, o pastor Jovenal Pedro trabalhou em Porto Calvo até as suas forças físicas se exaurirem, e, por causa de algumas enfermidades, solicitou a sua jubilação ministerial. Este ilustre servo de Deus faleceu no dia 9 de março de 2005, em Maceió, deixando após si um grande número de filhos na fé e obreiros que tiveram a oportunidade de serem formados ministerialmente por este gigante espiritual.
Da Redação/AD Alagoas
[email protected]
Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.
participe »Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol
Horário de Cultos
Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical
Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico
As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina
As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração
As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração