Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Geral

26/08/2022

SEMADEAL| Histórico de 107 anos da Assembleia de Deus em Alagoas

A data será celebrada de 23 a 28 de agosto de 2022


CHEGADA DO MISSIONÁRIO OTTO NELSON EM ALAGOAS

Em 21 de agosto de 1915, após uma viagem de nove dias, o missionário sueco Otto Nelson chegou a Maceió, procedente de Belém do Pará. Não há registro se havia alguém aguardando o pioneiro no porto  da capital alagoana. Todavia, logo após o seu desembarque, Otto Nelson dirigiu-se à humilde casa do pescador Balbino Gomes, localizada na Rua dos Pescadores, atual Rua José Marques Ribeiro, no bairro do Trapiche da Barra. O pescador Balbino Gomes era uma das seis pessoas que haviam se convertido no período em que o missionário Gunnar Vingren havia visitado Alagoas, e, agora, tornar-se-ia o hospedeiro de Otto Nelson.

Quatro dias após a sua chegada a Maceió, precisamente em 25 de agosto de 1915, Otto Nelson realizou oficialmente o primeiro culto pentecostal em solo alagoano, ficando esta data como o dia da fundação desta que se tornaria a pioneira da doutrina pentecostal no estado: a Assembleia de Deus. Neste culto inaugural, Jesus batizou duas pessoas com o Espírito Santo.

O missionário enfrentou provas e perseguições até construir o primeiro templo da Assembleia de Deus no estado. Após cinco anos de intenso trabalho, o Otto Nelson viajou com sua esposa, Adina Nelson, para a Suécia com o propósito de arrecadar dinheiro. Após visitar diversas cidades, Nelson viajou para os Estados Unidos, onde também apresentou a

necessidade do templo em Alagoas. Lá, conseguiu recursos suficientes para iniciar a construção. Em 22 de outubro de 1922, foi inaugurado o templo-sede com capacidade para acomodar cerca de trezentas pessoas e sendo o terceiro templo da Assembleia de Deus no Brasil.

No ano seguinte à inauguração do templo, entre os dias 21 e 28 de outubro de 1923, foi realizada a primeira Convenção Estadual e Escola Bíblica de Obreiros, que marcou profundamente os crentes alagoanos. O evento contou com a presença de personalidades ilustres da Assembleia de Deus no Brasil.

A obra de evangelização também se expandiu para o interior de Alagoas. Otto deixou com a esposa a liderança do trabalho do Senhor na capital e viajou sozinho para ganhar almas em algumas cidades e vilas interioranas.

As mulheres também tiveram um papel importante na expansão do evangelho. Uma delas foi a irmã Damiana da Silva, conhecida carinhosamente como Zóia. A irmã Zóia foi pioneira na evangelização de algumas cidades do litoral norte alagoano, a exemplo de Maragogi, Porto de Pedras  e Passo do Camaragibe.

Otto Nelson presidiu a igreja até 1930 e, após sua gestão, seguiram na direção da igreja alagoana os seguintes pastores: Antônio Rego Barros (1931-1963); Gustavo Arne Johansson (1963- 1965); Juvenal Pedro da Silva (1965-1971); Manoel Pereira Lima (1971-1986), José Antônio dos Santos (1986-2015) e José Orisvaldo Nunes de Lima, atual presidente.

Russell Shedd, escritor evangélico e conferencista internacional, em recente palestra ministrada no templo sede da Assembleia de Deus em Maceió, disse que o apóstolo Paulo, no século I de nossa era, teve por estratégia de evangelismo concentrar seus esforços missionários nas cidades portuárias do Mediterrâneo, pois dali, os comerciantes convertidos ao cristianismo partiam em barcos para outros territórios, bem como muitos adentravam no interior, através das estradas criadas pelos romanos, propagando a mensagem de um Cristo ressurreto. Eram verdadeiros evangelistas.

Da mesma forma, hoje, o evangelho pentecostal em Alagoas, iniciado no porto de Maceió há mais de cem anos com a chegada dos missionários suecos, produziu uma chama no coração dos convertidos a este novo estilo de vida, e, através de homens e mulheres denodados, enfrentando lutas e dificuldades imensas, penetraram nas matas, Agreste e Sertão de nosso estado, levando a mensagem salvífica do evangelho. Desta forma, igrejas incipientes e trabalhos que começaram com muita dificuldade tornaram-se igrejas fortes e abundantes.

REV. JOSÉ ORISVALDO NUNES DE LIMA (2015)

O pastor José Orisvaldo Nunes de Lima é o atual presidente da igreja e da Convenção de Ministros (COMADAL) em Alagoas e está há sete anos na direção do rebanho do Senhor. Nasceu na cidade de Palmeira dos Índios/AL, em 5 de dezembro de 1962. Filho de Osvaldo Ferreira de Lima e Lucy Nunes de Lima, converteu-se ao evangelho ainda na sua juventude, mais precisamente no ano de 1979. Casado com a psicóloga Edivanilda Nicácio, tem três filhos: Wesley Nicácio, Gunnarberg Nicácio e Jáfya Nicácio.

É bacharel em Teologia, professor de diversas matérias teológicas, como também é articulista do jornal Mensageiro da Paz e da revista Manual do Obreiro. É também advogado. Foi eleito pastor e presidente da Igreja e da Convenção de Ministros da Assembleia de Deus em Alagoas em 28 e 29 de agosto de 2015, respectivamente, sendo o oitavo líder.

Pastoreou as igrejas de Delmiro Gouveia (10 anos), no Alto Sertão de Alagoas e São Miguel dos Campos (17 anos), no Litoral Sul de Alagoas.

MISSÕES ESTADUAL E TRANSCULTURAL

Durante os sete anos da sua gestão, o pastor José Orisvaldo Nunes de Lima enfrentou grandes desafios, como desbravar novos campos missionários na capital e no interior do estado, nos campos de:

Foram desbravados também novos campos na missão transcultural, abrindo novas frentes de trabalho com envio de novos missionários para o exterior, acrescentando ainda mais àqueles que já existiam. Hoje já são sete os países alcançados:


BATISMOS

Desde o ano de 2015 até 2022 desceram às águas batismais mais de 13.000 novos membros.


AQUISIÇÕES E CONSTRUÇÕES

Com a ajuda de Deus e dos seus santos, a igreja adquiriu novos templos na capital, interior e também no exterior, como o templo da Bolívia, tirando um peso enorme da igreja com despesas de altos alugueis, investindo mais na obra missionária. Também foram adquiridos veículos novos para o deslocamento dos irmãos e dos funcionários que trabalham para a obra do Senhor.

OBRAS INICIADAS E FINALIZADAS

- Reforma e reinauguração da Casa Pastoral na capital: A Casa Pastoral foi construída em 1975, durante a gestão do pastor Manoel Pereira, e desde então não havia passado por nenhuma reforma significativa. Com o passar dos anos, o prédio sofreu com o desgaste natural do tempo até que o pastor José Orisvaldo Nunes decidiu que o imóvel precisava ser completamente renovado. A nova Casa Pastoral recebeu o nome do seu construtor, Pastor Manoel Pereira Lima.

“Estamos todos felizes por mais esta benção alcançada, pois não é fácil, nos tempos de hoje, entregar uma obra como esta. No momento, temos ainda outras 14 construções em andamento em Maceió, sem contar com as manutenções urgentes que aparecem, mas Deus tem se feito presente na Assembleia de Deus em Alagoas”, declarou o pastor José Orisvaldo Nunes, à época.

Seguindo os princípios de uma administração ética e transparente, o pastor José Orisvaldo Nunes de Lima, presidente da Assembleia de Deus em Alagoas, apresentou o Relatório Administrativo contendo os investimentos e bem feitorias realizados a cada ano da sua administração da Igreja. Foram várias aquisições importantes, manutenções prediais de grandes proporções e acompanhamento das construções em execução.

Além das edificações, a Igreja investiu em reformas e aquisições de imóveis e terrenos para a construção das congregações, como apresentaremos algumas delas abaixo.

“Quando lidamos com dinheiro que não é nosso, precisamos prestar contas do valor a nós confiado. Na Igreja não é diferente: os bens da Igreja, ofertas, dízimos e outras contribuições não são do tesoureiro, pastor ou presidente. Logo, deve haver a prestação de contas”, declarou o pastor.

INVESTIMENTOS EM IMÓVEIS, TERRENOS, CONTRUÇÕES E REFORMAS

- Gabinete Pastoral.

- Reforma e reinauguração da Casa Pastoral na capital. (A nova Casa Pastoral recebeu o nome do seu construtor, Pastor Manoel Pereira Lima).

- Sala Acústica para Ensaios.

- Tanque Batismal Betesda (Feitosa).

- Centro de Distribuição.

- Sede do Caemon.

- Terreno no Estrondo.

- Aquisição do Imóvel e construção da congregação em João Sampaio 3.

- Construção do Templo e Tanque Batismal no Conjunto Eustáquio Gomes.

- Construção do Templo em Jardim Acácia.

- Construção do Templo na Brejal.

- Construção do Templo no Jardim Feitosa.

- Construção do Templo em São Caetano 1.

- Construção do Templo no Conjunto José da Silva Peixoto.

- Construção do Templo no Alto da Alegria.

- Aquisição e Estruturação do Galpão para o Templo em Belo Monte.

- Aquisição e Estruturação do Galpão para o Templo em Paulo Bandeira.

- Aquisição do Terreno no Conjunto Jarbas Oiticica.

- Aquisição do Imóvel em Marquês de Tamandaré.

- Aquisição do Terreno no Conjunto Lenita Vilela.

- Imóvel no Vale de Jaboque (Terra de Antares).

- Terreno em Chã Nova.

- Aquisição do terreno e construção do novo templo em Stella Maris.

- Imóvel e construção em Poço Azul.

- Gama Lins 2.

- Benício Mendes.

- Entre Montes.

- Terreno Congregação Damasco.

- AD Franco Jatobá (Nova Franco).

- AD Chã da Jaqueira 2.

- Aquisição de congregação no conjunto Carminha.

- Aquisição de sub congregação no Bom Parto.

- Chã de Bebedouro.

- AD Portelinha.

- Novo templo no Benedito Bentes 3

- AD Jardim saúde.

- Construção no Jardim Feitosa.

- Moacir Andrade.

- Parque dos Caetés.

- Village Campestre V.

- Vale Bentes.

- Salão anexo ao Estrondo.

- Terreno no Conj. Pôr do Sol.

- Imóvel no Jacintinho (Pau D’arco).

- Terreno na cidade universitária (Village Campestre IV).

- Terreno no Luiz Pedro V.

- Terreno no Parque das Árvores.

- Terreno na avenida Paulo Holanda (Village Campestre I).

- Imóvel no Salvador Lyra.

- Imóvel na Santa Lúcia.

- Aquisição de galpão Bem como da casa de apoio no conjunto Aprígio Vilela.

- Casa anexa ao templo do Freitas Neto.

- Casa no terreno templo Givaldo Carimbão.

- Casa anexa ao templo no conjunto Geraldo Bulhões.

- Aquisição de imóveis no bairro do Farol.

- Igreja em Santana do Ipanema.

- Reinauguração da igreja sede em Pilar.

- Inauguração da nova fachada da igreja sede AD Jacuípe.

- 2 igrejas totalmente revitalizadas em Palmeira dos índios.

- Inauguração um templo no povoado Ipueira em Pão de Açúcar.

- Novo templo no município de Jacaré dos Homens.

- Novo templo no campo eclesiástico de Coruripe.

- Casa pastoral em Giral do Pociano.

- Reinauguração da igreja sede em Batalha.

- Seis inaugurações de igrejas em Passo de Camaragibe. (em menos de três anos já foram construídos e reformados 11 templos naquela cidade.)

- Igreja na Vila São Pedro em Barra de Santo Antônio.

- Novo templo em Lagoa do Caldeirão.

- Reinauguração da Assembleia de Deus em Tanque D’Arca.

- Reinauguração da igreja sede em Taquarana.

- Igreja na cidade de Igaci.

- Casa Pastoral no campo eclesiástico de Canafístula.

- 2 Igrejas na cidade de Major Isidoro.

- 2 Igrejas na cidade de Coité do Noia.

- Igreja em Mata Grande.

- Igreja no povoado Serra de Santo Antônio - Minador do Negrão.

- Igreja no povoado Poxim – Coruripe.

- Igreja reinaugurada no povoado Lameirão - Mar Vermelho.

- Novo templo da Assembleia de Deus no campo missionário estadual de Vila São Francisco, no Vale do Paraíba.

- Nova Casa Pastoral que será inaugurada no povoado Ipiranga (obra em andamento).

- Aquisição do templo na Bolívia.

- Inauguração da igreja de Lebrija, na Espanha.

INVESTIMENTOS EM AUTOMÓVEIS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

- Aquisição do Novo Ônibus.

- Aquisição de um caminhão.

- Aquisição de uma (Kombi).

- Aquisição de um Automóvel Palio

- Aquisição de um Automóvel Etios

- Aquisição de um Automóvel SW4

- Investimentos em Equipamentos de Som.

- Condicionadores de Ar e Ventiladores.

- Mobiliários (Mesas, Cadeiras, Armários, Portas, Janelas Etc.)

- Material de Informática (Computador para Mídia, nobreak, Ipad, Projetores).

- Novo Servidor de Informática e digitalização de documentos.

- Compra de instrumentos musicais.

- Catraca.

- Compra de novas bancadas e púlpitos para as igrejas.

- Poltronas para o Púlpito do Templo-Sede.

- Melhorias na Climatização da Comadal e Uemadal.

- Instalação dos Purificadores de Água.

- Mesa de Som Digital para o Templo-sede.

- Equipamentos para Transmissão no Portal AD Alagoas.

- Manutenções urgentes que aparecem (Som, Alarme, condicionador de ar, Prediais elétrica, hidráulica, gastos no centro de distribuição Etc).

No mês de junho, o pastor-presidente Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima anunciou mais duas construções executadas pela Secretaria de Missões no interior de Alagoas. A primeira delas é o novo templo da Assembleia de Deus no campo missionário estadual de Vila São Francisco, no Vale do Paraíba, que tem a liderança do presbítero Josué Antônio. 

A segunda obra em andamento é a nova Casa Pastoral que será inaugurada no povoado Ipiranga, campo missionário conduzido pelo pastor Marcos Araújo. A residência conta com três quartos, suíte, banheiro social, copa, cozinha, área de serviço, garagem, acabamento em cerâmica e forro PVC para que o pastor e sua família sejam acolhidos com total conforto e segurança.

CPO NO INTERIOR DO ESTADO

A atual gestão implantou também o Curso Preparatório para Obreiros (CPO) no interior de Alagoas formando mais obreiros para o trabalho na obra do Senhor.

CONJOAAD

O Congresso de Jovens e Adolescentes da Assembleia de Deus em Alagoas - CONJOAAD iniciou de forma modesta e hoje é omaior evento evangélico do estado, apresentando uma rica programação devocional e doutrinária. Pode-se dizer até que o CONJOAAD é um dos maiores eventos jovens do Brasil, superando, ano após ano, o número de inscrições, com mais de 17 mil inscritos em sua última edição, entre jovens e adolescentes.

É um evento marcado pela presença de Deus e com a participação de preletores renomados de diversas localidades do Brasil, inclusive de Alagoas. A atual gestão ampliou o CONJOAAD para os campos eclesiásticos do interior com adesão de muitos pastores à programação unificada. O cronograma do CONJOAAD, inclusive, se estende durante todo o ano, com atividades e eventos para a juventude da igreja durante todos os meses.

Atualmente, o CONJOAAD é coordenado pelo pastor Eleazzar Cavalcante e conta com o apoio dos coordenadores de Região e de centenas de colaboradores voluntários. Se tratando de um evento de grandes proporções, seria impossível realizá-lo sem a ajuda dos colaboradores, patrocinadores, bem como dos que trabalharam na área de primeiros socorros e bombeiros civis em todos os polos e regiões de Maceió.

AÇÕES SOCIAIS: PROJETO ELISEU E SOS ALAGOAS

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, em 2020, a população mundial passou por grandes desafios, e no estado de Alagoas não foi diferente. Diante do fechamento do comércio, estabelecido por meio de decretos municipais e estaduais, muitas pessoas ficaram sem o sustento da família. Diante da situação, a Assembleia de Deus em Alagoas, manifestando o amor de Deus na prática, intensificou sua atuação na assistência social com campanhas de doações e ajuda humanitária.

O Projeto Eliseu foi uma das ações que promoveu a distribuição de alimento para a população em situação de vulnerabilidade social que vive no centro de Maceió. A igreja do Bom Parto, que na época estava sob a direção do presbítero Manassés Tenório, recebeu do pastor-presidente a incumbência de produziras refeições. Diariamente, a equipe recebia os insumos da igreja sede, preparava as refeições e, no início da noite, distribuíram pelas ruas e praças do Centro de Maceió.

A iniciativa recebeu o nome de Projeto Eliseu inspirado na passagem bíblica onde o profeta, com apenas 20 pães, alimentou milagrosamente 100 pessoas e ainda sobejou (2 Rs 4.42-44).

O projeto idealizado pelo reverendo José Orisvaldo Nunes de Lima atendeu milhares de pessoas carentes. Todos os dias eram distribuídos 160 litros de sopa e 400 pães para as famílias necessitadas das 12 regiões da capital alagoana. Foram entregues mais de 34.000 litros de sopa e mais de 86.000 pães, beneficiando cerca de 17.280 famílias.

A Assembleia de Deus em Maceió se mobilizou para socorrer a população atingida pelas fortes chuvas que atingiram o estado com a campanha SOS ALAGOAS. Todas as regiões prejudicadas receberam ajuda humanitária, incluindo cestas básicas, alimento pronto (café da manhã, almoço e jantar), produtos de limpeza e higiene, colchões, entre outros.

O pastor-presidente Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima, inclusive, cedeu igrejas em pontos estratégicos da capital, como as congregações do Bom Parto e Pontal da Barra, que serviram de ponto de apoio para as famílias que ficaram desabrigadas.


PROJETO QUEDES

Também durante a pandemia, a Assembleia de Deus em Alagoas lançou o Projeto Quedes, obra assistencial que tem transformado a vidas de milhares de famílias carentes da capital alagoana. O projeto é de iniciativa da irmã Edvanilda Nicácio, presidente da União Feminina e esposa do pastor-presidente Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima, e foi inaugurado no dia 30 de janeiro de 2021.

A sede do Projeto Quedes fica localizada próximo ao templo da Assembleia de Deus do conjunto Aprígio Vilela, no bairro do Benedito Bentes. Com a graça de Deus, outras três unidades já estão funcionando na comunidade Portelinha (Eustáquio Gomes), no bairro Selma Bandeira (Benedito Bentes) e em Pau D’arco II (Jacintinho), onde várias ações têm sido promovidas para o bem-estar das famílias.

Em todas as unidades do projeto é ofertado às crianças, adolescentes e seu responsáveis ensino de corte e costura, aula de crochê, aula de música (flauta doce e violão), reforço escolar, atendimento psicológico, odontológico e médico. Outro exemplo exitoso é a oficina Mercado de Trabalho e Empreendedorismo, desenvolvida em parceria com a instituição Eyes Opens, que já certificou cerca de 14 mães do projeto. Contudo, a presidente ressalta que o principal ensino ofertado é a Palavra de Deus, com leitura da Bíblia e de livros didáticos que tragam ensinamentos espirituais, princípios cristãos e cidadania.

Além disso, o Projeto Quedes oferece alimentação aos assistidos, com lanche, almoço e entrega de cestas básicas todos os meses, não somente durante o atendimento. Hoje, o projeto já conta com alunos da primeira unidade que tornaram-se colaboradores desta obra, dando aula de violão na unidade em Selma Bandeira.

Segundo a irmã Vaninha, como é carinhosamente conhecida a presidente, “o projeto foi expandido às comunidades carentes com o objetivo de gerar renda para pessoas necessitadas da região e esta obra social da Assembleia de Deus em Alagoas tem transformado a vida de várias famílias carentes de Maceió”.


SEMADEAL
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.