Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Biografia

22/08/2021

Conheça a história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado de Alagoas

A denominação celebrará 106 anos de existência de 24 a 28 de agosto




Pelos idos de 1914, chegou em Belém do Pará um maceioense adventista chamado Simplício. O dito senhor foi aos seringais daquele estado em busca de seu filho, que fora para lá a procura de trabalho.

Ao chegar na capital, encontrou-se com o missionário sueco Gunnar Vingren, que pastoreava a novel Igreja Assembleia de Deus, fundada em 1911. O mesmo passou a frequentar os cultos pentecostais e, crendo nessa doutrina, convidou Gunnar Vingren para visitar Maceió e hospedar-se em sua casa, que ficava na Rua da Areia, atual Comendador Leão, no bairro do Poço.

Atendendo o convite de Simplício, Gunnar Vingren chegou em Maceió em 1 de maio de 1915, hospedando-se na casa do mesmo. Em seguida, procurou os evangélicos existentes em Maceió e testificou-lhes do batismo no Espírito Santo. Também visitou a Igreja Batista onde cultuou a Deus e falou para alguns membros sobre o referido batismo e a atualidade dos dons espirituais, o que provocou forte resistência por parte da liderança da Igreja.

Simplício, apesar de crer na doutrina pentecostal, não se libertou dos ensinamentos adventistas e, por esse motivo, Gunnar Vingren passou a hospedar-se na casa de um irmão chamado Candinho. Este em poucos dias recebeu o batismo no Espírito Santo, manifestando o dom de línguas e por três vezes naquele momento foi suspenso do chão de forma miraculosa. Deste modo, o irmão Candinho foi o primeiro alagoano a receber a promessa do Pai.

Ao voltar a Belém, Gunnar Vingren deixou em Alagoas seis irmãos crentes na doutrina pentecostal, e prometeu-lhes que iria orar a Deus para enviar-lhes um obreiro que desse prosseguimento ao trabalho. No final de 1914, havia chegado em Belém o casal Otto e Adina Nelson, jovens de origem sueca recém chegados dos Estados Unidos para ajudar no trabalho de Deus em nossa Pátria. Gunnar Vingren, conversando com o casal, chegou a conclusão de que o campo de trabalho para os missionários recém chegados seria Alagoas.

No dia 21 de agosto de 1915, Otto Nelson aportou em Jaraguá, vindo no navio Loyde Brasileiro. Chegou sozinho, pois só conseguiu dinheiro para sua passagem, e sua esposa só pôde juntar-se a ele vários meses depois, encontrando-o doente com malária em péssimo estado de saúde. Otto, quando chegou em Alagoas, dirigiu-se à casa de um crente pescador chamado Balbino Gomes, homem simples e hospitaleiro, que o acolheu com carinho. Em 25 de agosto de 1915, na casa deste pescador, no bairro do Trapiche da Barra, onde segundo informações, hoje está localizada a Colônia de Pescadores, foi celebrado o primeiro culto oficial da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado de Alagoas. Naquela noite, seis crentes se fizeram presentes e o Senhor confirmou batizando dois no Espirito Santo, sendo a primeira a manifestar o sinal de falar em línguas a irmã Damiana da Silva, conhecida como irmã Zóia, que era descendente de escravos. Deus a fez um baluarte na evangelização da região norte do nosso Estado.

O trabalho cresceu e, em 1920, Otto e sua família foram aos Estados Unidos e Suécia para descanso e recolher ofertas para comprar o terreno e edificar o primeiro templo pentecostal de nosso Estado, onde até hoje funciona a nossa Sede Estadual. Ao viajar, o missionário Otto deixou a igreja aos cuidados do irmão Balbino Gomes, naquela época já consagrado pastor. Durante o período de dois anos de sua gestão, a igreja cresceu consideravelmente.

Naquele tempo, onde hoje é o bairro do Farol era chamado Alto da Jacutinga, sendo o primeiro templo inaugurado em 1922, no mês de outubro, com a presença de vários pastores e missionários suecos, inclusive Gunnar Vingren. O templo tinha capacidade para trezentas pessoas, e ainda, abrigava um batistério. Naquela ocasião, vários foram batizados nas águas, outros no Espirito Santo e dezenas se entregaram a Jesus. Nesse período glorioso também foi celebrada a primeira Escola Bíblica em nosso Estado.

Em 1930, Otto Nelson foi abrir o trabalho do Senhor em Salvador, na Bahia, deixando a igreja aos cuidados do missionário sueco Algot Svensson, que por não adaptar-se ao clima despediu-se da igreja e foi para Belo Horizonte, em 1931. Nesse mesmo ano chegou a Maceió o pastor Antônio Rego Barros que expandiu o trabalho na Capital e no interior. Período esse em que Deus levantou muitos obreiros que evangelizaram o estado.

Pelos idos de 1963, o missionário Gustav Arne Johansson assumiu a direção da igreja e alavancou a evangelização no estado, inclusive organizando o trabalho da mocidade. Ele foi substituído em 1965 pelo pastor Jovenal Pedro da Silva, que iniciou a nossa obra missionária e celebrou a primeira confraternização de jovens em Alagoas.

Em 1971, assumiu a direção da igreja o pastor Manoel Pereira Lima, que impulsionou a obra missionaria na Argentina, Equador e Estados Unidos, construindo muitas congregações na capital, além de Casa Pastoral, Escola de Teologia, Abrigo de Idosos, templo sede, o prédio administrativo, dentre outros.

Dormindo o pastor Manoel Pereira Lima no Senhor, em 1986, assumiu a presidência da igreja o pastor José Antonio dos Santos. Em sua gestão, Deus levantou muitos obreiros e a evangelização do estado foi beneficiadas com novas frentes de trabalho. Foram construídas várias congregações na Capital, a obra missionária na Argentina foi ampliada e foram abertas novas frentes da Missão em Honduras, Bolívia e Uruguai. Nesse período também foi adquirido o grande terreno onde hoje funciona o estacionamento da Igreja Sede e onde estão edificados os auditórios da COMADAL e UEMADAL.

Em 2015, o pastor José Antonio dos Santos concluiu sua missão e foi chamado ao lar celestial, assumindo então a presidência o pastor José Orisvaldo Nunes de Lima, que por graça de Deus preside a Igreja e a Convenção e tem feito tudo que pode e o que sabe.

Diante do exposto, damos efusivos louvores a Deus pela trajetória gloriosa da nossa IGREJA e, com alegria, podemos levantar uma pedra, assim como Samuel o fez entre Mizpá e Sem e dizer: “Ebenezer, até aqui nos ajudou o Senhor!” 1 Samuel 7.12

Soli Deo gloria!

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.