Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Missão e Mundo

28/09/2020

A perseguição aos cristãos na Nigéria

No país, a pressão e violência aos nossos irmãos e irmãs têm sido estáveis, porém se mantêm em um nível muito alto


A Nigéria é um gigante na África repleto de problemas complicados. Devido ao seu tamanho e recursos humanos e naturais, tem potencial para ser uma força enorme no continente. No entanto, a instabilidade política, a insegurança e a corrupção desenfreada que caracterizaram o país durante décadas ainda persistem e enfraquecem a Nigéria consideravelmente. A média de pressão aos cristãos na Nigéria está em um nível muito alto de 12,7, a mesma pontuação do ano anterior.

Todas as esferas da vida pontuaram acima de 11 pontos, sendo que o máximo é 16,7, por isso considera-se que a pressão está em um nível muito alto em todas elas. O índice é mais alto na comunidade (13,4) e a pontuação para violência está na pontuação máxima possível (16,7), a mesma comparada ao ano anterior.

A perseguição aos cristãos tem sido estável, porém se mantém em um nível muito alto, com os níveis mais altos nos períodos de análise de 2019 e 2020. A comunidade tem marcado 13 pontos ou mais. Embora as diferenças sejam limitadas, principalmente entre comunidade, nação e igreja, o que é um reflexo de que a perseguição aconteça em comunidades locais onde atores não estatais têm um papel-chave.

A média de pressão tem sido consistentemente muito alta, marcando acima de 12 nos últimos cinco anos, chegando a 12,7 nos dois últimos períodos. A pontuação da violência no mesmo período está muito estável, porém com nível extremo, visando cristãos. Nos últimos três anos o país teve pontuação máxima em violência.



A perseguição para homens e mulheres

Meninas e mulheres com frequência são sequestradas e sujeitas a assédio e violência sexual. Essa tem sido uma prática comum de grupos radicais islâmicos, como Boko Haram e pastores de cabra fulanis. Muitas são forçadas a se casar com não cristãos. O fato de no país existir leis que permitem casamento de menores em alguns estados, assim como a existência de normas culturais e religiosas que desencorajam meninas a irem à escola, apenas contribuem para o problema.

A perseguição de mulheres e meninas tem um efeito negativo nas igrejas e famílias cristãs. Além das grandes consequências emocionais e o custo social de tal perseguição, em algumas comunidades, onde viúvas são as provedoras da família, isso também afeta o bem-estar econômico da comunidade.

Já homens e garotos cristãos são alvos com frequência, especialmente no nordeste do país, onde o Boko Haram atua. Muitos são atacados, sequestrados e forçados a se unir a grupos militantes. Tais ataques têm efeitos devastadores nas igrejas e famílias cristãs.

Pedidos de oração

- Ore para que os cristãos não sejam desencorajados, mas tenham a graça de continuar servindo a Deus, apesar da perseguição, e sejam cheios de esperança.

- Peça que eles não sejam tentados a desistir da fé em busca de uma vida mais fácil.

- Interceda para que o governo faça todo o possível para proteger as comunidades contra violências futuras.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.