Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Geral

07/09/2020

Qual o impacto da Independência do Brasil no cristianismo?

A abertura comercial do país contribuiu para a chegada e permanência dos protestantes

Fonte: Portas Abertas

Hoje faz 198 anos que o Brasil se tornou independente de Portugal. Desde o início da colonização, o cristianismo esteve presente no território, já que era a religião oficial do governo português. Entretanto, apenas o catolicismo tinha o apoio dos governantes, dificultando a instalação de outras denominações protestantes no país.

Mas com a Independência do Brasil, em 1822, a nação que já estava se abrindo para o comércio internacional desde 1808, com a chegada da família real no Rio de Janeiro, recebeu influências de outras vertentes da fé cristã. Em 1824, os primeiros imigrantes alemães e luteranos fundaram a cidade de São Leopoldo (RS). Na década seguinte, as Sociedades Bíblicas Unidas da Inglaterra trouxeram exemplares da Bíblia em português para Curitiba (PR).

Em 1840, a Igreja Evangélica Fluminense foi fundada e 13 anos depois, nasceu a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro.  Atualmente, o IBGE calcula que existam 14 mil igrejas evangélicas no Brasil, com 22 milhões de membros, e 125 milhões de católicos romanos. Os dados revelam que o país, que não passa por perseguição religiosa, tem um grande potencial de interceder e investir financeiramente na causa da Igreja Perseguida ao redor do mundo.

Por isso, a Portas Abertas trabalha na divulgação dos desafios que irmãos e irmãs enfrentam ao redor do mundo por causa do amor a Jesus. Nosso trabalho atua em quatro frentes: distribuição de Bíblias e literatura, treinamento, ajuda socioeconômica e ações institucionais (consultoria jurídica, pesquisa e presença).

Agradecemos a todos os cristãos brasileiros que trabalham conosco para que a causa da Igreja Perseguida seja mais conhecida e apoiada. Reconhecemos que, sem a participação de cada um, o encorajamento dos irmãos hostilizados seria muito mais árduo. Nós queremos ser a resposta de oração de milhares de cristãos que vivem nos países da Lista Mundial da Perseguição 2020! Faça parte dessa missão.

Pedidos de oração

  • No Dia da Independência do Brasil, ore para que os cristãos brasileiros se envolvam cada vez mais na causa da Igreja Perseguida.
  • Agradeça a Deus pela liberdade de cultuar e evangelizar que o povo brasileiro tem, que possamos usá-la com sabedoria e discernimento.
  • Clame para que as igrejas do país sejam realmente relevantes em todos os âmbitos da vida dos brasileiros.


Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.