Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Geral

21/08/2020

Há 105 anos, chegava ao porto de Jaraguá o missionário Otto Nelson. Assista ao vídeo!

Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima fala sobre este marco na história da Assembleia de Deus



No dia 21 de agosto de 1915, chegava ao porto de Jaraguá o missionário Otto Nelson, procedente de Belém do Pará. O evangelizador sueco empreendera uma longa viagem de nove dias até a capital alagoana, Maceió, para continuar a grande obra iniciada por Gunnar Vingren e que viria a se tornar a Assembleia de Deus, pioneira da doutrina pentecostal em Alagoas.

Após o seu desembarque, Otto Nelson dirigiu-se a uma humilde residência que pertencia ao pescador Balbino Gomes, localizada na Rua dos Pescadores, atual Rua José Marques Ribeiro, no bairro do Trapiche da Barra. O pescador Balbino Gomes era uma das seis pessoas que haviam se convertido no período em que o missionário Gunnar Vingren havia visitado Alagoas, e, agora, tornar-se-ia o hospedeiro de Otto Nelson.

Quatro dias após a sua chegada, precisamente em 25 de agosto de 1915, Otto Nelson realizou oficialmente o primeiro culto da Assembleia de Deus de Missão em Alagoas, na Rua dos Pescadores, no bairro do Trapiche da Barra. A partir desse primeiro encontro, a igreja começou um processo de expansão vertiginoso, espalhando-se para outros bairros da capital, como Ponta da Terra, Bom Parto, Bebedouro e Farol.

Os desafios da obra missionária também foram sentidos pelo evangelizador, que enfrentou provas e perseguições para alcançar aqueles pelos quais Jesus deu a vida. Todavia, Otto Nelson seguiu firme em seu propósito de fazer discípulos de Cristo, pregando a mensagem do Evangelho não só na capital, mas expandindo a evangelização para o interior de Alagoas; neste período, ele deixa com a esposa, Adina Nelson, a liderança do trabalho na capital e viaja sozinho para ganhar almas em algumas cidades e vilas interioranas.

O missionário também foi responsável pela construção do primeiro templo da Assembleia de Deus no estado. Após cinco anos de intenso trabalho, Otto Nelson, acompanhado de sua esposa, viaja para a Suécia e Estados Unidos, onde apresenta a necessidade do templo em Alagoas. Ele consegue recursos suficientes para iniciar a construção e em 22 de outubro de 1922 foi inaugurado o templo sede, com capacidade para acomodar cerca de trezentas pessoas e sendo o terceiro templo da Assembleia de Deus no Brasil.

De 21 a 28 outubro de 1923, ano seguinte à inauguração do templo, foi realizada a primeira Convenção Estadual e Escola Bíblica de Obreiros em Alagoas, que marcou profundamente os crentes alagoanos. Estiveram presentes personalidades ilustres da Assembléia de Deus no Brasil.

Em 1927, Otto Nelson viajou para a Suécia com a sua família, com o propósito de descansar, pois achava-se debilitado pelos anos de trabalho. Ele passou dois anos em sua terra natal, só retornando em 1929. Enquanto estava na Suécia, ele sentiu que o seu tempo em Alagoas havia terminado e que deveria seguir adiante. 

Ao retornar para Maceió, ele comunicou à igreja sua decisão. Porém, zeloso como era pela obra que havia iniciado a custo de muitas aflições e lágrimas, Otto Nelson não saiu imediatamente de Alagoas, mas aguardou que o missionário Gunnar Vingren enviasse o seu substituto. Em janeiro de 1930, chegou a Maceió o casal de missionários Algot e Rosa Svensson, vindos de Belém do Pará.

A igreja, que no início começou com cerca de seis pessoas, possui hoje mais de 150 mil membros, que louvam e glorificam a Deus em todo o Estado. Atualmente a denominação possui mais de 1.500 templos em todo o Estado Alagoas.

Após Otto Nelson, o primeiro presidente da igreja, até 1930, outros sucederam para dar continuidade à obra iniciada de forma simples pelo sueco. Seguiram na direção da igreja alagoana os seguintes pastores: Antônio Rego Barros (1931-1963); Gustav Arne Johansson (1963-1965); Jovenal Pedro da Silva (1965-1971); Manoel Pereira Lima (1971-1986), José Antonio dos Santos (1986-2015) e José Orisvaldo Nunes de Lima, atual presidente.


Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.