Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Missão e Mundo

21/08/2020

Cristãos ex-muçulmanos enfrentam injustiças ao se converterem na África

Uma delas é a de serem acusados falsamente, o que pode levar à perda do emprego, por exemplo

Com informações: Portas Abertas

Mercy, de 24 anos, enfrentou injustiça por ter se convertido a Cristo. Quando o chefe dela descobriu que ela havia abandonado o islamismo para se tornar uma seguidora de Jesus, ele a acusou de roubo e reduziu o salário dela a um sexto do que era. Isso aconteceu em Lamu, uma das ilhas da costa oriental da África, região mais conhecida como Costa Suaíli, formada por várias ilhas, como Lamu, Mombasa e Zanzibar.

A região é um lugar de beleza espetacular e oferece alguns dos destinos de férias mais exóticos do mundo. Esses lugares incomuns oferecem ao viajante paisagens notáveis, ricas experiências culturais e comida exótica. Mas para os cristãos locais, que são minoria neste “paraíso”, os arredores podem ser bastante hostis.

Os muçulmanos sonham em transformar a região no sultanato que já foi. Séculos atrás, os comerciantes muçulmanos navegavam nesses mares e levaram para lá escravos, especiarias, a língua árabe e a religião islâmica. A visão agora é estabelecer um Estado controlado pela sharia (conjunto de leis islâmicas) que comece na Somália e vá até o Sul, chegando à província de Sofala, em Moçambique. A região seria desprovida de qualquer “infiel”, ou seja, influência cristã. Até o dia em que levantem uma bandeira oficial sobre seu sultanato, muitos muçulmanos desta costa vivem como se isso já tivesse acontecido.

Caminhando com a morte

A vida é extremamente difícil para os cristãos que vivem lá e em outras áreas ao longo da Costa Suaíli, do Quênia e da Tanzânia. A fronteira da Somália com o Quênia é tão volátil, que tem sido fácil para os extremistas cruzarem para esta área e atacar os cristãos. Em 2014, uma série de ataques nesta grande região deixou 88 cristãos mortos. Um cristão descreveu aqueles dias como “caminhando com a morte”.

Nesse contexto, existe uma comunidade de cristãos que está constantemente sob pressão para se converter ao islã e ser recompensada com aceitação social e inclusão econômica. Esses cristãos provavelmente não se descreverão como uma expressão ousada ou vibrante do corpo de Cristo. Mas eles estão lá, silenciosamente resplandecendo a luz de Cristo na escuridão, entre as pessoas que os consideram como inimigos, sabendo que a maioria dos frutos de seu trabalho só serão revelados na eternidade.

Entre eles está Alan, 30, que trabalha como motorista. Ele foi atacado com um facão e dado como morto por se recusar a dar carona a um vizinho muçulmano no carro de seu empregador (porque ele não tem permissão para dar carona). O caso ainda está no tribunal. Quando seu empregador soube que ele não aceitaria suborno para desistir do caso, ele foi demitido.

Domingo da Igreja Perseguida 2020

O DIP este ano será realizado no dia 13 de setembro. Na oportunidade, serão abordados os desafios dos cristãos ex-muçulmanos, que vivem em contexto de opressão islâmica. Envolva sua igreja nesse dia de oração pelos cristãos perseguidos. Cadastre-se e veja como é fácil participar do DIP.

Pedidos de oração

- Ore por graça, força e sabedoria para os cristãos serem capazes de suportar a pressão de serem tratados como cidadãos de segunda classe.
- Peça que eles sejam dirigidos por Deus para testemunhar de Cristo conforme interagem com vizinhos e autoridades muçulmanas.
- Interceda pelos cristãos ex-muçulmanos que foram rejeitados pela família, para que estejam firmados na palavra e encontrem um senso de pertencimento na família da fé.


Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.