Salmos 119:27
“Faze-me discernir o propósito dos teus preceitos; então meditarei nas tuas maravilhas.”
Ao lermos esse verso do Salmos 119, imediatamente - ou não necessariamente de forma imediata - vem à nossa mente algumas perguntas: “Com qual propósito fui criado (a)?”, “Por que Deus me fez?”. Não tenho dúvidas de que a maior parte da humanidade já se fez esse tipo de pergunta.
Certamente todos nós temos objetivos, sonhos e finalidades as quais queremos alcançar. Entretanto, Deus está comprometido com o plano dEle para a sua vida, não com os seus planos pessoais: “[...] é Deus quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, de acordo com a boa vontade dEle.” (Filipenses 2.13).
A Bíblia nos mostra que tudo começa e termina com Deus e em Deus, com isso quero dizer que: “[...] Somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus [...]” (Efésios 2.10). E Ele, através da Sua palavra, nos mostra que há propósitos estabelecidos para as nossas vidas e estar fora do propósito de Deus é estar fora da salvação e da vida eterna. A questão não somos nós, o importante é saber que tudo começa e termina com Deus. Ele é a explicação da nossa existência, fomos planejados e criados por Ele: “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir” (Salmos 139:16).
É somente em Deus que descobriremos nossa origem, nossa identidade, o que significamos, nosso propósito, nossa importância e o nosso destino. Você descobrirá que Ele tem um plano de vida personalizado para você, e esse será o único plano no qual você se sentirá plenamente realizado.
Deus, através da Sua palavra, nos revela alguns propósitos para os quais fomos criados:
1) Servir: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (1 Pedro 4:10).
Servir é um ato de humildade e amor que agrada a Deus, ou seja, todo cristão é chamado para servir. Somos chamados para servir a Deus e a nossos irmãos. Jesus veio para servir: “Assim como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como único resgate por muitos” (Mateus 20:28). Embora sendo o Todo-Poderoso, Jesus tornou-se servo para nos salvar de nossos pecados.
2) Glorificar: “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).
Glorificar significa exaltar. Nada nem ninguém tem mais glória do que o nosso Deus. E como eu, sendo jovem, posso glorificar a Deus?
a) Com exclusividade: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:2).
Somente Deus deve ser adorado e somente Ele merece receber toda a glória. Fomos criados para glorificar a Deus, para exaltá-lo e anunciar Suas maravilhas. Lembremo-nos dos três jovens que preferiram à fornalha do que adorar a imagem do rei Nabucodonosor (Daniel 3:17-18).
b) Tornando-a como missão principal: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).
Devemos glorificar a Deus obedecendo os Seus mandamentos, amando-O sobre todas as coisas, tendo prazer em meditar em Sua palavra, submetendo-se a Sua vontade e proclamado as Suas obras. Com isso, digo que glorificar a Deus envolve todo o nosso ser. Isso significa que glorificar a Deus envolve o nosso modo de vida por completo (incluindo até mesmo o nosso corpo: “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” 1 Coríntios 6:20). O cristão deve manifestar uma vida santa, fiel e em completa submissão à Ele.
3) Trabalhando para o Reino de Deus e Sua igreja: “Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).
Trabalhar para Deus deve ser visto como um privilégio e não uma obrigação. Em tudo o que viermos a fazer para Deus, que a nossa motivação seja o amor (Colossenses 3.23-24).
Você não veio ao mundo a passeio, lembre-se que está a caminho para algum lugar! Todos esses propósitos nos levam há um propósito maior de Deus para nós: “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna” (1 João 2:25). Nossa vida terrena está intimamente ligada ao nosso retorno ao lar celestial. Deus nos fez para Ele e a Ele retornaremos.
Cada passo seu precisa estar em sincronia com o ritmo do Espírito Santo. Nada pode ser mais importante para você do que caminhar lado a lado com Ele.
Deus opera através da sua vida na medida em que você abre o seu espírito, compromete a sua mente e usa os seus talentos para fazer aquilo que Ele já colocou em seu coração. Ele o chama, e, quando você se dispõe a atender e obedecer, Deus revela a vontade dEle a você, passo a passo.
Por fim, repito, o plano de Deus é único no qual você se sentirá plenamente realizado. Deixe Deus realizar os propósitos de vida que Ele tem para você, pois assim o Senhor irá moldá-lo e torná-lo-á, diariamente, mais semelhante a Cristo.
Por Alane Beatriz
Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.
participe »Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol
Horário de Cultos
Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical
Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico
As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina
As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração
As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração