Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Geral

31/07/2020

O jovem cristão e os propósitos de Deus


“Faze-me discernir o propósito dos teus preceitos; então meditarei nas tuas maravilhas.” (Salmos 119:27)


Ao lermos esse verso do Salmos 119 imediatamente, ou não necessariamente de forma imediata, vem à nossa mente uma simples pergunta: “com qual propósito fui criado(a)?”, “Por que Deus me fez?”. Não tenho dúvidas de que a maior parte da humanidade fez-se esta pergunta.


Certamente todos nós temos objetivos, sonhos e finalidades as quais queremos alcançar. Entretanto Deus está comprometido com o plano dele para a sua vida, não com os seus planos pessoais: “[...] é Deus quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” (Filipenses 2.13).


A Bíblia nos mostra que tudo começa e termina com Deus e em Deus, com isso quero dizer que: “[...] Somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus [...]” (Efésios 2.10). E Ele, através da Sua palavra, nos mostra que há propósitos estabelecidos para as nossas vidas e estar fora do propósito de Deus é estar fora da salvação e da vida eterna. A questão não somos nós, o importante é saber que tudo começa e termina com Deus. Ele é a explicação da nossa existência, fomos planejados e criados por Ele: “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir” (Salmos 139:16).


É somente em Deus que descobriremos nossa origem, nossa identidade, o que significamos, nosso propósito, nossa importância e o nosso destino. Você descobrirá que Ele tem um plano de vida personalizado para você, e esse será o único plano no qual você se sentirá plenamente realizado. Deus, através da sua palavra, nos revela alguns propósitos para os quais fomos criados:


1) Servir: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (1 Pedro 4:10). Servir é um ato de humildade e amor que agrada a Deus, ou seja, todo cristão é chamado para servir. Somos chamados para servir a Deus e a nossos irmãos. Jesus veio para servir: “Assim como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como único resgate por muitos” (Mateus 20:28). Embora sendo o Todo-Poderoso, Jesus tornou-se servo para nos salvar de nossos pecados.


2) Glorificar: “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Glorificar significa exaltar. Nada nem ninguém tem mais glória do que o nosso Deus. E como eu, sendo jovem, posso glorificar a Deus?


a) Com exclusividade: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:2). Somente Deus deve ser adorado e somente Ele merece receber toda a glória. Fomos criados para glorificar a Deus, para exaltá-lo e anunciar suas maravilhas. Lembremo-nos dos três jovens que preferiram à fornalha do que adorar a imagem do rei Nabucodonosor (Daniel 3:17-18).


b) Tornando-a como missão principal: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9). Devemos glorificar a Deus obedecendo os seus mandamentos, amando-o sobre todas as coisas, tendo prazer em meditar em sua palavra, submetendo-se a sua vontade e proclamado as suas obras, com isso digo que, glorificar a Deus envolve todo o nosso ser. Isso significa que glorificar a Deus envolve o nosso modo de vida por completo (incluindo até mesmo o nosso corpo - “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” 1 Coríntios 6:20). O cristão deve manifestar uma vida santa, fiel e em completa submissão à Ele.


3) Trabalhando para o Reino de Deus e sua igreja: “Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Trabalhar para Deus deve ser visto como um privilégio e não uma obrigação. Em tudo o que fazemos e façamos para Deus, a nossa motivação deve ser o amor (Colossenses 3.23-24).


Você não veio ao mundo a passeio, lembre-se que está a caminho para algum lugar! Todos esses propósitos nos levam há um propósito maior de Deus para nós: “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna” (1 João 2:25). Nossa vida terrena está intimamente ligada à nossa retornada ao lar celestial. Deus nos fez para Ele e a Ele retornaremos.


Cada passo seu precisa estar em sincronia com o ritmo do Espírito Santo. Nada pode ser mais importante para você do que caminhar lado a lado com Ele. Deus opera através da sua vida na medida em que você abre o seu espírito, compromete a sua mente, e usa os seus talentos para fazer aquilo que ele já colocou em seu coração. Ele o chama, e, quando você se dispõe a atender e obedecer, Deus revela a vontade dele a você passo a passo. Por fim repito, o plano de Deus é único no qual você se sentirá plenamente realizado. Deixe Deus realizar os propósitos de vida que Ele tem para você, pois assim o Senhor irá moldá-lo e torná-lo-á, diariamente, mais semelhante a Cristo.


Por: Alane Beatriz Barbosa Alves

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.