Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Missão e Mundo

06/09/2019

Partido Comunista Chinês obriga igrejas a doarem seus templos para uso do governo

Autoridades chinesas apresentam aquisições forçadas como “legítimas” para apropriação dos prédios das igrejas.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO BITTER WINTER

Coagindo as congregações a assinar “acordos de doação” obrigatórios para doar os prédios onde funcionam igrejas, as autoridades chinesas tentam apresentar aquisições forçadas como “legítimas”.

O objetivo do Partido Comunista Chinês (PCC) é reduzir amplamente o número de igrejas para privar os fiéis de seus lugares para cultuar, para, assim, suprimir e tentar eliminar o cristianismo.

Além das violentas demolições forçadas de igrejas, as autoridades também reaproveitam e convertem à força as igrejas em locais de entretenimento ou "legalmente" as ocupam por meio de doações forçadas, transformando os locais de reuniões religiosas em escritórios do governo.

Em novembro de 2018, o Departamento de Assuntos Religiosos do condado de Qishan, sob a jurisdição da cidade de Baoji, na província noroeste de Shaanxi, retirou à força a cruz em uma igreja católica na vila de Luojiazhuang, alegando que o edifício era uma “construção ilegal” e colocou a igreja na lista de locais a serem demolidos.

Em abril, o governo local mudou seu plano e decidiu converter a igreja em um centro de atividades culturais e esportivas para os moradores.

Esperando pelo menos salvar o edifício, a pessoa encarregada da igreja foi forçada a concordar.

Pouco tempo depois, a igreja foi alterada irreconhecível: os azulejos vermelhos no telhado foram pintados em paredes externas cinza e amarelas - brancas; a janela em forma de octógono da igreja foi alterada para uma forma quadrada.

Cartazes com os principais valores socialistas e outros slogans políticos foram exibidos nas paredes externas da igreja, e uma placa com a inscrição "Centro de Atividades Esportivas e Culturais dos Aldeões" foi colocada acima da entrada principal.

O altar dentro da igreja foi demolido. Em vez disso, foram trazidas mesas para jogar pingue-pongue ou xadrez chinês. Cartazes promovendo entretenimento chinês, como caligrafia e pintura ou tocando instrumentos e jogos nativos da China, eram afixados nas paredes internas.

Igrejas Three-Self são transformadas em escritório do comitê

Em 20 de maio, sob pressão do governo, os fiéis de uma igreja Three-Self na aldeia de Nanjialu, localizada no condado de Pucheng, sob a jurisdição da cidade Weinan de Shaanxi, foram forçados a remover a cruz no topo da igreja e o caráter chinês para "Amor" diretamente abaixo dele. Eles também foram obrigados a remover todos os símbolos religiosos.

Mas a perseguição não terminou aí. Em 1º de junho, oficiais do governo local ameaçaram a pessoa encarregada da igreja de demolir o prédio, a menos que ele o doasse ao comitê da vila. Não tendo outra escolha, ele assinou o “contrato de doação”.

A bandeira nacional chinesa foi imediatamente colocada no topo da igreja, com o emblema do PCC embaixo. Em ambos os lados do muro da igreja, slogans relacionados à campanha "limpando o crime de gangues e eliminando o mal" foram colocados. A igreja tornou-se oficialmente o escritório do comitê da vila.

Em 13 de junho, outra igreja Three-Self, no condado de Pucheng, também foi reutilizada à força para um escritório do comitê da vila. A cruz no topo da igreja foi substituída pela bandeira nacional e os caracteres chineses de "Igreja Cristã" foram substituídos por um slogan de propaganda "As pessoas têm fé, o país tem poder e a nação tem esperança".

Diversas igrejas Three-Self em toda a província central de Henan também foram assumidas pelo governo. Em maio, funcionários da zona de demonstração de integração urbana e rural da cidade de Sanmenxia exigiram que todas as igrejas não licenciadas e locais de reunião religiosa fossem confiscados e transferidos para o estado.

De acordo com os fiéis locais, mais de uma dúzia de locais de reunião da Three-Self foram forçados a "doar" seus prédios ao governo, apenas na cidade Yangdiana da zona.

Depois de se recusar a assinar um "acordo de doação", a pessoa encarregada de uma igreja Three-Self na região foi ameaçada pelo secretário da vila: "Você não pode argumentar com o Partido Comunista! Se você não assinar, a igreja será demolida."

Em junho, mais dois locais de reuniões da Three-Self – um na cidade de Kejing, na cidade de Jiyuan, e outro no distrito de Pingqiao, na cidade de Xinyang – foram forçados a doar seus prédios ao governo.


Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.