No dia primeiro de abril de 2017, os irmãos da Assembleia de Deus em Marquês de Tamandaré, sob a direção do pastor Adriano Oliveira, acordaram muito cedo para pegar a estrada em direção à cidade de Belo Monte, mais precisamente ao povoado de Barra do Ipanema, o qual tem como dirigente o presbítero José Adriano Carneiro e como pastor do campo o evangelista Romildo Silva Lisboa.
Saímos de nossa congregação às 06:05 em direção ao povoado e, depois de uma viagem longa, chegamos ao povoado as 11:25 da manhã.
Fomos recepcionados pelo presbítero José Adriano Carneiro, que nos cedeu o espaço da congregação para que tivéssemos um ponto de apoio. Retiramos nosso material do ônibus e verificamos o local para a realização da cruzada evangelística. Em seguida, paramos um pouco para almoçar.
O pastor Adriano Oliveira, com a ajuda do pastor local, mapeou o povoado e dividiu o grupo em oito equipes de cinco pessoas para que toda a região fosse evangelizada e assim iniciaram-se os trabalhos de evangelismo. As equipes foram de casa em casa levando o Evangelho de Jesus Cristo àquela população, um povo muito receptivo, que abriu as portas para receber os servos de Deus.
Enquanto as equipes visitavam as residências, as tias receberam as crianças do povoado para realizar diversas brincadeiras e atividades, distribuir guloseimas e pregar a palavra de Deus para os pequenos. Ao mesmo tempo, os dois ministérios de louvor de Marques de Tamandaré, Ministério de Louvor Kadoshe e Ministério de Louvor Átrios, se revezaram no local da cruzada que seria realizada em breve. Entre um louvor e outro, as bandas convidavam o público para participar da cruzada.
Às 18 horas iniciamos os trabalhos da cruzada evangelística em um local estratégico para que o equipamento de som tivesse um alcance ideal à comunidade. O momento de louvor se deu com as bandas citadas e os trabalhos foram dirigidos pelo presbítero José Adriano e pelo evangelista Romildo Lisboa.
O Departamento de Senhoras Vasos de Benção e também a União de Mocidade da Assembleia de Deus em Marquês de Tamandaré também estiveram presentes adorando ao Senhor.
A responsabilidade de ministrar a mensagem do evangelho naquela noite ficou com o pastor Adriano Oliveira, que se baseou no livro de São Mateus, capitulo 16 e versículo 15, que diz: “Disse-lhe ele: E vós, quem dizeis que eu sou?”.
Ao final de todos os trabalhos, o Senhor resgatou o total de 12 almas e a semente foi plantada nos corações famintos de Deus. Além da mensagem da salvação, o grupo levou ao povoado uma grande quantidade de roupas e alimentos e os entregou aos cuidados do pastor local para que ele coordene a distribuição junto aos mais carentes da região. E assim voltamos aos nossos lares crendo que o Senhor esteve conosco em cada momento que dedicamos às almas daquela região onde fomos cumprir o ide do Senhor.
Breve histórico da cidade Belo Monte:
A partir de 1560, os exploradores iniciaram a subida pelo rio São Francisco em busca de novas descobertas. Atingindo o Ipanema, encontraram nele uma estrada aberta para suas incursões pelo interior, chegando até Pesqueira, no estado de Pernambuco. Foi exatamente no ponto de encontro entre os dois rios, que se estabeleceu um núcleo populacional, onde missionários colonizadores e comerciantes dos centros maiores faziam seus negócios.
O local ficou conhecido como Barra do Ipanema, ainda hoje existente. Foi exatamente de Barra do Ipanema que partiu um cidadão, cujo nome é desconhecido, com destino à região hoje ocupada pelo município de Belo Monte. Fundou ali uma fazenda de gado bovino e o curral da propriedade situava-se onde hoje é a Praça Epaminondas Machado. Ainda se vêem escavados na rocha os buracos da Casa Grande. O nome primitivo foi Lagoa Funda, pelo fato de existir nas proximidades uma lagoa de grande profundidade. Segundo a tradição, o surgimento da colonização de Belo Monte foi por volta de 1822 e, em 1866, foi elevada à condição de Vila, com o nome de Belo Monte.
A população estimada pelo IBGE em 2016 é de 6.786 habitantes. Ainda segundo o IBGE, o principal produto agrícola produzido é o milho em grão, mas o município também produz feijão, mandioca e algodão herbáceo.
Belo Monte faz parte da Bacia Leiteira de Alagoas e é um dos 17 municípios que pasteurizam praticamente todo o leite que abastece o estado. O polo da Bacia leiteira de Alagoas é considerado o mais abrangente na produção de leite in natura da região Nordeste, formada por aproximadamente 2.500 produtores rurais, os quais geram 25.000 empregos diretos. Sua produção atinge todas as capitais do Nordeste e algumas capitais do Sudeste do Brasil. Hoje, o povoado de Barra do Ipanema constitui-se em torno 500 habitantes.
Da Redação/AD Alagoas
[email protected]
Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.
participe »Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol
Horário de Cultos
Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical
Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico
As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina
As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração
As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração