Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Artigos

Pr. Aldo Ferreira de Souza
Pastor e Missionário no Campo Missionário em Honduras, Bacharel em Teologia pela Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas (FAFITEAL), membro da Convenção de Ministro de Alagoas (COMADAL), Graduação e Pós-graduação em Segurança Pública, Curso de Espanhol ( FITES), Curso de Missões na Escola de Missões das Assembleias de Deus (EMAD), Curso de Antropologia Missionária e Fundamentos Apostólicos da Obra Missionária (FATEM).
01/07/2018

Como se faz Missões

Confira todas as publicações na seção Artigos


Introdução.

Ao ler um Artigo do Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima, pastor presidente da Assembleia de Deus em Alagoas, sobre OS TRÊS ELEMENTOS COM OS QUAIS SE FAZ MISSÕES, publicado no Informativo Voz Missionária, pág. 04, edição 13 de agosto de 2017, despertou em minha pessoa o desejo de escrever COMO SE FAZ MISSÕES.

As virtudes humanas são atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais do entendimento e da vontade que regulam nossas ações, ordenam nossas paixões e guiam nosso comportamento de acordo com a razão e a fé.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc.16.15).

“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo”. (Jo.17.18).

Se você não pode ir, você pode enviar, se você não pode ofertar, você pode orar, não há desculpas para não fazer parte de missões, o mundo precisa conhecer a Cristo, e sua igreja precisa torna-lo conhecido. Não existe amor por missões onde a contribuição missionária é inexistente. Se o bolso está fechado com certeza o coração não está aberto para missões. Portanto, como se faz missões, a saber:

I - Com os Joelhos dos Que Oram.


Sua oração, a oração da igreja apoia e sustenta espiritualmente os que estão nos campos missionários.

Precisamos orar para que o missionário seja coberto em uma forma física para que suas necessidades sejam cobertas quanto à sua saúde, em sua alimentação, em sua proteção física, em seu transporte e em cada uma de suas necessidades e provisões diárias.

Necessitamos orar para que o missionário seja coberto no emocional e desta forma fortalecer suas emoções e ajudá-los a lidar com a solidão, à distância do país de origem, ao choque cultural, os novos costumes e ambiente social.

Carecemos orar para que o missionário seja coberto no espiritual para que desta forma possa fortalecer sua comunhão e compromisso com Deus, para que aja sempre com sabedoria e inteligência vindo do alto.

De maneira alguma não podemos deixar de orar:

·  Pelos missionários que estão na obra missionária.

·  Por aqueles que responderam ao chamado e a preparação.

·  Pelos povos não alcançados do mundo: Hindus, budistas, muçulmanos, etc.

·  Pelas pessoas que ainda não conhecem a Cristo no resto do mundo.

·  Pelas pessoas más perversas que tentam impedir a pregação do evangelho em todo o mundo. E para que Deus tire do coração do missionário, todo temor e orgulho.

Sempre devemos orar pelas missões:

·  Para que a mensagem de Deus chegue em breve a todas as partes do mundo.

·  Para que a mensagem de salvação e o evangelho de amor seja recebida por todos os inconversos com alegria.

·  Para que os missionários sejam libertados do perigo da morte, encarceramento e demais que impeça de alguma forma o crescimento de Reino de Deus aqui na terra.

·  Para que aqueles que são chamados respondam à voz de Deus.

·  Para que os missionários estejam sempre prontos a anunciar o evangelho de paz com coragem, ousadia e determinação.   

II - Com as Mãos dos Que Contribuem.


O poder mobiliza este ministério, gera despesas e você é um recurso importante para o crescimento da obra do Senhor, não se trata de pregar ou levantar mas o que de graça recebemos e reconhecer a Deus como o Senhor de toda a terra. Tal como o apóstolo Paulo anima a igreja em Corinto.

“Mas isto digo: aquele que semeia pouco, também ceifará pouco; e aquele que semeia generosamente, generosamente também ceifará.

Cada um dê como propôs em seu coração: não com tristeza, nem por necessidade, porque Deus ama o doador alegre.

E poderoso é Deus para fazer com que alongue em voz toda graça, a fim de que, tendo sempre em todas as coisas tudo o suficiente, superabundeis para toda a boa obra.... (Co.9.6-8).

Quando o Senhor Jesus enviou os seus discípulos a pregar por cada aldeia, ele disse algo que deve fazer em nossas vidas “todo obreiro é digno do seu salário”, para que isso se cumpra hoje você e eu devemos dar a oferta missionária com amor e amor transbordante, sabendo que este dinheiro proverá apoio financeiro ao missionário e tirar o impedimento financeiro que faz com que as igrejas evangélicas enviem missionários ao campo.

Cada um faça a sua parte, portanto, no segundo domingo do mês não esqueça de trazer a sua oferta missionária. Deus ama a quem contribui com alegria.

Todo pastor ou dirigente de congregação, deve incentivar aos obreiros e a membresia da igreja a oferta para missões.

Temos que ser criativos, realizar grandes eventos com o intuito de granjear dinheiro para obra missionária.

Deixo um conselho para todos, quer que Deus abra as portas para você, faça um voto para obra missionária.

Devemos levar em consideração os seguintes tópicos:

·  O missionário ou obreiro é digno do seu salário.

·  Terão o privilégio de abençoar a obra de Deus.

·  Deus recompensará e abençoará de acordo com as suas ofertas.

·  Deus ama o que doa com alegria.

Há muito tempo que as engrenagens dão para as missões. De acordo com algumas estatísticas 1,2das receitas das igrejas vem apoiando o trabalho em missões, é uma quantidade muito pequena, isso tem que mudar, temos de trabalhar em conjunto com o conselho de missões, secretaria executiva de missões, pastores, obreiros, coordenadores, membresia e os líderes, etc., para aumentar essa porcentagem. Talvez fazer um plano para aumentar o alcance de 5 a 10% invertido em missões, para que nossos missionários possam ser melhor cobertos.  

III – Com os Pés dos Que Vão.


Podemos fazer missões orando, podemos fazer missões ofertando. Sem dúvida são contribuições valiosas para a tarefa missionária, mas o recurso mais importante e pelo qual o Senhor Jesus pediu que orássemos é você. Deus pergunta a quem enviarei e quem irá por nós. Faz falta pessoas dignas, homens de Deus inteiramente preparados como: Lideres de evangelismo, músicos, professores, médicos, dentistas, e todo aquele que quiser ser participante da obra missionária, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. (Is.6.8).

Deus está à tua espera, este é o momento de revolucionar as nações.

Quando um está pronto para ir para o campo, surge a pergunta para onde deve ir o missionário. Aqui estão alguns pontos onde são necessários e onde Deus os enviará de acordo com sua necessidade. (Mt.28.19,20; Rm.10.14-16).

·  Para a Janela 10-40, onde habitam os povos principalmente não alcançados do mundo: Hindus, budistas e mulçumanos.

·  Para os povos que não têm uma Bíblia traduzida na sua própria língua.

·  Servir entre os grupos marginalizados e rejeitados pela sociedade como são os presos, prostitutas, homossexuais, alcoólicos, etc.

·  Ou servir dentro do nosso país, de sua igreja como mobilizador de missões e dar apoio aos bravos missionários que estão no campo missionário.

Missões se faz: com os joelhos dos que oram, com as mãos dos que contribuem e com os pés dos que vão, não com a filosofia dos que discutem.

Eu e você vamos fazer “MISSÕES”.


Missionário Aldo Ferreira de Souza

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.