Introdução.
Eu falo de missões porque sou obediente a Deus, e vejo através da Bíblia que a principal e fundamental tarefa da igreja é a pregação do Evangelho a todas as nações.
É muito comum ouvir pastores dizerem: por que você quer ir para outro país para evangelizar se aqui em nosso país há tanta necessidade de Jesus. Isso acontece porque o pastor acredita que seu papel é a igreja local e alcançar sua comunidade, mas ele não olha além do âmbitolocal de ação. Há também missões para o interior do mesmo país. Mas então temos que dar uma olhada global nas missões.
“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profeta, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.
Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho de seu serviço, para edificação do corpo de Cristo” (Ef.4.11).
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At.1.8).
I – Não é Uma Missão Fácil.
A tarefa e o trabalho realizado pelos pastores são árduos e, em muitos casos, eles não tem outros apoiadores que possam apoiá-lo.
Como pastores, teremos a responsabilidade de cuidar do rebanho: isto implica pregar, ensinar, aconselhar, discipular, etc., e nossa principal responsabilidade é cuidar das ovelhas, que em si são pesadas. Neste trabalho, é fácil para nós fixarmos nosso olhar apenas por dentro e não olhar para fora.
II - O Compromisso do Pastor.
A maturidade ocorre quando o crente já está moldado à palavra de Deus e tem o caráter de Jesus Cristo refletido em sua vida. Um cristão maduro sabe qual é sua responsabilidade; portanto, ele se torna um missionário na cidade onde ele mora ou em qualquer lugar do mundo.
Uma das tarefas do pastor é levar a igreja a experimentar a vontade de Deus; portanto, crentes maduros, conscientes de sua responsabilidade, para serem úteis no trabalho, devem estar vivendo no centro da vontade de Deus. Quantos crentes estão interessados em conhecer a vontade de Deus para melhor servi-lo. O pastor pode ajuda-los a dar tudo que possam experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Os dons ministeriais são distribuídos aos líderes da igreja, com o propósito de treinar os crentes para o desempenho de seu serviço. Quem presta esse serviço aos fiéis deve ter como meta final o cumprimento da Igreja, que é a evangelização do mundo. Quando precisamos de pastores de acordo com o coração de Deus, homens que servem de modelo para o rebanho.
III – Coragem, Luta, Determinação e Desafio.
Os pastores não devem ser encorajados a fazer missões, não estamos promovendo um turismo. O mandato está lá, diante de nossos olhos, quando lemos nossa Bíblia e vemos rostos de outras nacionalidades pelas ruas de nossas cidades. Eles devem ser exortados para deixar sua passividade, mesquinharia e hipocrisia. Eles não podem falar sobre missões quando eles não pretendem mandar ninguém para o campo missionário. Como estamos respondendo a essa palavra em Romanos 10, o que vamos fazer a respeito disso. Você tem que agir e fazer alguma coisa. Cada pastor deve ter em sua consciência quais serão suas resposta a isso.
Você nunca encontrará nenhum versículo na palavra onde nos é dito que somos pobres, poucos e não podemos fazer nada. Nós não somos poucos, não somos pobres porque somos filhos do Rei dos Reis e podemos fazer alguma coisa. Não precisamos pensar que vamos salvá-los todos, mas um de cada vez que podemos resgatar com o sangue de Jesus Cristo.
IV – Como Obter Êxito na Missão.
Pregação e ensino são os dois instrumentos mais poderosos nas mãos do pastor para a igreja. Existe um poder extraordinário na palavra. Principalmente se for ungido pelo Espírito Santo, haverá muitos resultados. Portanto, através da pregação, o pastor deve liderar sua igreja para cumprir sua tarefa de evangelizar o mundo.
Pregue a palavra. Pregue com a autenticidade do Espírito Santo. Faça missionários chamados. Desafie sua igreja.
Uma igreja não será se seus líderes não tiverem visão missionária, portanto, o pastor deve treinar seus líderes na igreja, oferecer-lhes cursos missionários e dar-lhes tarefas para esses propósitos. A vantagem disso é o fato de que, se o pastor deixar a igreja, ela continuará no trabalho missionário, porque os líderes têm essa visão.
E o pastor deve preparar um currículo para o treinamento de sua igreja em missões. Você pode fazer cursos de desafios missionários, cursos de missões práticas, promover a leitura de livros missionários, treinar na igreja em um programa especial de missões, etc.
O pastor é a chave. Talvez pastor, tal igreja. Talvez, como pastor agora disposto para fazer um exame de sua vida e seu ministério, para ver se ambos estão frutificando, se os membros da sua igreja tem maturidade espiritual e visão missionária. Um dia tomei uma decisão: pedi perdão a Deus por minha motivação errada e decidi começar tudo de novo, sob a direção do Espírito Santo, e assumi pessoalmente a igreja e já estamos colhendo muitos frutos para a sua glória. Faça o mesmo coloque sua vida e ministério nas mãos de Deus. Ele vai honrar sua decisão. Sua vida e igreja amadurecerão. Cristo será glorificado.
V – O Que um Missionário Aguarda ou Espera do Seu Pastor, do Secretário Executivo de Missões e do Presidente do Conselho de Missões.
· Participar da igreja no planejamento do projeto missionário.
· Acompanhar o missionário em sua visita às igrejas.
· Convidar para dar testemunho de experiência no campo missionário.
· Que os senhores me visitem no campo missionário.
· Promover tudo o que motiva as missões.
· Que ame a missão e os missionários.
· Que guie-me com autoridade e sabedoria.
· Que seja o elo de comunicação entre o missionário e a igreja.
· Ajude-me a amadurecer, crescer como uma árvore da qual um dia posso ver os frutos e ser uma benção para outros.
· Que acredite no trabalho desenvolvido pelo missionário.
· Na medida do possível mandar uma mensagem de encorajamento, através do watshap ou por quaisquer meios de comunicações.
V I - A Falta de Recursos Não é Uma Desculpa Para o Não Envio de Missionários.
Sendo honesto, podemos dizer e pensar que não temos recursos econômicos suficientes para enviar missionários ou envolver em missões, portanto, é o que mais nós ouvimos em nossas igrejas.
Podemos conversar com os membros e pedir que eles doem para as missões o dinheiro que gastam semanalmente com refrigerantes e doces, etc. Separe esse dinheiro por semana e no mês terá uma quantia considerável para missões, é um pequeno sacrifício, podemos ser criativos. Então não podemos dizer que não há dinheiro. Por outro lado, há empresários cristãos a quem perguntamos: o que você está fazendo com o dinheiro e com os dons que Deus está lhe dando para missões.
Nosso Pai e Príncipe dos Pastores precisa mudar a forma como seus servos e pastores enfrentam o desafio de discipular as nações. Para isso, você precisa mudar suas estruturas de pensamento primeiro, porque você não concorda com o desígnio divino que Sua Palavra nos mostra claramente: fazer de seu corpo aquele que traz Sua glória a toda cultura, para que Seu nome seja adorado por toda língua.
Nas missões Deus chama o melhor, vemos em Atos com a igreja de Antioquia. Aqueles que foram chamados eram os melhores que aquela igreja tinha.
Missionário Aldo Ferreira de Souza
Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.
participe »Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol
Horário de Cultos
Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical
Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico
As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina
As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração
As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração