Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Artigos

Pr. Adriano Oliveira
Ministro do Evangelho, Membro da Comissão de Apologética da COMADAL, Bacharel em Direito, Bacharel em Filosofia, Mestre em Teologia, Professor de Teologia da FATEAL, Escritor e Palestrante.
21/06/2021

Artigo: Seria a fé a responsável em deter a ação do anticristo?

Confira todas as publicações na seção de Artigos


Por: Pr. Adriano Oliveira

Um dos textos paulinos mais intrigantes e ao mesmo tempo Interessante é este que o Apóstolo dos Gentios registra em sua Segunda carta aos Tessalonicenses 2.6-7. Vejamos nas diversas versões e já observando alguns pontos interessantes, levando em conta desde a análise morfo-sintática, passando pela exegética, até finalmente à Hermenêutica.

Primeira Análise: MORFO-SINTÁTICA

- ARTIGOS, VERBOS E PRONOMES APLICADOS NO TEXTO DISCORDAM QUE SEJA A FÉ

Baseado nos registros teológicos de Lawrence O. Richards, em sua obra literária “Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento”, a expressão grega “to katechon”, apesar de ser neutra no texto de 2 Tess 2.6, no versículo posterior assume inquestionavelmente o sentido MASCULINO e é traduzida na íntegra como “UM ( e não “uma”) que agora, resiste”.

Prova: A MAIORIA DAS VERSÕES MOSTRA o versículo subsequente afirmando que estamos tratando de um personagem masculino (AFASTADO, AQUELE, UM)

Segunda Epístola de Paulo aos Tessalonicenses 2:7:

"Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; "

AfastadO  e não afastadA

AquelE e Não AquelA

“Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um (e não ‘há UMA’) que agora o detém até que seja posto fora;" (Almeida Revista e Atualizada, 1959)

"Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um (e não ‘UMA’) que agora o detém até que seja posto fora;" (Almeida Revisada de acordo com os melhores textos gregos e hebraicos, 1959)

 "Pois o mistério da impiedade já está agindo, só é necessário que seja afastado aquele que ainda o retém!" (Bíblia de Jerusalém, 1981)

"Porque o mistério do desprezo- às- leis já efetivamente- opera: somente há Aquele (e não ‘aquelA’) que o está detendo agora, até que, para- fora- do meio, seja Ele tirado." (Bíblia Literal do texto Tradicional, LTT’15)

"Pois o mistério da ira contra a Torá já opera; somente há um (e não ‘UMA’) que agora o detém até que seja posto fora;" (NTJ, Novo Testamento Judaico)

"A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado (e não “afastadA”) aquele que agora o detém." (NVI, Nova versão Internacional)

"Pois essa perversidade já opera secretamente e permanecerá em segredo até que se afaste aquele (e não aquelA) que a detém." (NVT, Nova Versão Transformadora)

Segundo Russel Shedd, o termo " Mistério" aqui no texto salienta uma origem sobrenatural (CI 1.26, 27; 1 Tm 3.16), já o termo "iniquidade" se relaciona com o anticristo (vv. 3, 9) "dando ênfase à força da oposição a Deus que já opera no mundo, (1 Jo 2.18) até atingir o seu clímax na remoção do detentor (e não "Detentora").

Segunda análise: A EXEGÉTICA

Além do termo grego ser um pronome que se refere a uma pessoa, existem algumas outras evidências na língua original na qual os textos neotestamentários desta passagem bíblica foram escritos mostrando que esse tão chamativo “detentor” possivelmente não é outro a não ser a Terceira Pessoa da Trindade, amigo do noivo, mordomo fiel, conselheiro e “paracleto” divino.

Inicialmente definindo essa linha teológica como dispensacionalista, entendemos que “o filho da perdição “, conhecido mais como o “anticristo escatológico” ainda não se manifestou; pelo simples e importante fato que é a “obstrução” efetuada por ALGO (2 Ts 2.6) e por ALGUÉM (2 Ts 2.7). Acreditamos ser de suma importância avaliarmos o versículo 6 e percebermos que no texto temos esse “DETENTOR” de modo neutro (“o que o detém”), enquanto em 2 Tessalonicenses 2.7, temos o gênero masculino (“aquele que agora o detém”).

Segundo o professor, escritor e pastor Marcello de Oliveira, “É válida a observação de que a palavra grega kairós, traduzida por “ocasião oportuna”, revela-nos que o anticristo só aparecerá no momento certo, ou seja, no momento determinado por Deus. “.

O próprio Warren Wiersbe vai defender que da mesma forma que houve uma “plenitude do tempo” para a vinda de Cristo (Gl 4.4), também ocorrerá uma “plenitude do tempo” e essa será a plataforma essencial para que o anticristo possa se erguer no palco escatológico mundial, obedecendo toda a sequência cronologicamente projetada pelo Senhor do Tempo!

Se rompermos a barreira do tempo e do espaço e adotarmos as teorias de Albert Einstein, veremos o próprio Agostinho afirmar que era impossível definir esses elementos restringidores. Existe, sim, uma grande inclinação para deduzir que esse “detentor” não é outro, senão o amigo Espírito Santo. Até porque Ele pode ser descrito tanto no gênero masculino quanto no neutro (Jo 14.16,17; 16.13) e também Ele é apontado como Aquele que restringia as forças do mal no AT.

Terceira análise: HERMENÊUTICA e TEOLÓGICA (análise do antes, depois e contexto alusivo ao texto)

“Governo humano”, “FÉ”, “Império de Roma”, “Pregação do Evangelho”, “existência do Estado judeu” e a própria “igreja” entre outras, são as “identidades” dadas a esse “poderio de retenção”. Mas QUEM REALMENTE TEM ESSE PODER DE RETER o personagem maligno do texto em apreço?

A maioria dos teólogos clássicos defendem que o argumento mais provável é aquele que dá preferência à Terceira Pessoa da trindade. Até porque quando trazemos em xeque as Palavras do Rabi da Galileia ante seu espetacular discurso no Cenáculo perceberemos que existe um tipo de “alternação” entre o sentido neutro e o sentido masculino.

A ideia em comum, como ensina o nobre escritor, Filósofo, Teólogo, Doutor em Psicologia Social e Educação Religiosa pelo Garrett Biblical Seminary, Lawrence O. Richards, é a de que “O Espirito Santo, que está presente no mundo na vida dos crentes, será ‘RETIRADO’ no ARREBATAMENTO da Igreja (Jo 16.7-11; 1 Jo 4.4)” para que finalmente possa “ser REVELADO O INÍQUO” (2 Tess 2.8).

Quando tratamos do "iníquo" (Vers 8), do grego "ανομος" (anomos), baseado em Strong, nos referimos não a uma força abstrata, mas sim a um personagem "destituído da lei mosaica", alguém que tem prazer em "se desviar da lei de Deus", que se satisfaz em "desrespeitar a lei", digamos que esse personagem é a " maldade encarnada" e oposto a tudo aquilo que Cristo foi, é e ensinou. O antichristos ("Anticristo"). Segundo o comentário John Macarthur, a termo anticristo, é uma palavra grega composta, formada da preposição "anti" e o substantivo "Christos". Anti pode significar tanto "contra" e "no lugar de". "Ambos os significados são apropriados, para o Anticristo tanto em opor o verdadeiro Cristo, quanto em procurar usurpar seu lugar."

No célebre comentário do NT Barkley, a informação que nos é passada é de que aqui nesta passagem de 2 Tess 2.8, "estalaria uma época de rebelião contra Deus; já se tinha introduzido neste mundo um secreto poder mau que estava operando nos homens e no mundo para provocar esse tempo de rebelião. Em alguma parte se ocultava alguém que era a encarnação do mal assim como Jesus era a encarnação de Deus. Era o homem de pecado, o filho de perdição, o iníquo. A seu tempo o poder que o retinha desapareceria da cena e então apareceria esse demônio encarnado. Quando viesse reuniria em torno de si a seu próprio povo assim como Jesus tinha o seu."

Segundo Wiersbe, entendemos que não é de hoje que o “mistério da iniquidade” atua e a cada dia cresce na terra dos viventes. Elementar que Deus sendo presciente, controlando todo o equilíbrio daquilo que entendemos como “cronologia profética e apocalíptica” (isso na linha e corrente dispensacionalista, pre-Tribulacionista e Pre-milenista) estabeleceu um “DETENTOR” que bloqueasse temporariamente, até o momento oportuno, o plano maquiavélico de satã e a expansão do anticristo. E esse não poderia ser outro senão O ESPIRITO SANTO, que estaria tanto operando em harmonia com a noiva do Cordeiro quanto através da mesma. Esse mesmo Espírito Santo, que também glorificaria o filho.

O que vemos aqui é que existe na realidade uma simetria perfeita e harmonia interessante nessa ação da Terceira Pessoa da Trindade, que na mesma proporção “em que Cristo estava glorificando o Pai através de sua obediência até à morte, assim o Espírito glorificaria Cristo esclarecendo o significado de Sua pessoa e obra.”, conforme defende o nobre comentarista Moody. A análise Wiersberiana ainda defende que não há dúvidas desse “detentor” ser realmente o Espírito Santo, “visto que Deus tem ‘tempos e épocas’ designados (1 Ts 5:1), e nem mesmo Satanás consegue afas­tá-lo de sua agenda.”

Interessante é que quando nos deparamos com o sétimo versículo do mesmo capítulo em apreço, nessa mesma perspectiva teológica, vemos o Espírito de Deus sendo Aquele responsável em deter a ação do anticristo.

A palavra " deter" é deriva do verbo grego "κατεχωb" (“katecho"), que traduzido significa " reter" no sentido de "conter", " impedir o curso" ou "avanço".

Segundo Strong, se relacionava com a ideia antiga de "checar a velocidade ou progresso de um navio e mantê-lo amarrado ou seguro".  Aqui pode muito bem decodificar a informação de que "Este" é o único que pode impedir o anticristo a se manifestar antes do tempo estabelecido por Deus, que só poderia ocorrer após o arrebatamento da igreja (I Tessalonicenses 4:13-18; I Coríntios 15:51-53), quando o próprio Senhor Jesus o matará "com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda." (2 Tessalonicenses 2:8).

Logo, A IGREJA NÃO PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO. (Deuteronômio 4:30; Sofonias 1:15; Dn 9.27; Isaías 2:12; 13:6, 9; Joel 1:15, 2:1, 11, 31, 3:14; Mateus 24:21; I Tessalonicenses 5:2; I Tessalonicenses 5:9), até porque a sua atuação será exatamente durante a Grande Tribulação (O período apocalíptico que durará sete anos; evento este, que o Senhor dos Exércitos tratará os incrédulos com julgamento e concluirá sua disciplina em relação a nação de Israel. Conhecida também como "Tempo ou dia da angústia" (Daniel 12:1; Sofonias 1:15) 5) também pseudo-denominada "O tempo da angústia para Jacó " (Jeremias 30:7).

Não temos dificuldade para entender que pelo fato de vidas crerem e serem salvas durante a Grande Tribulação e que para haver salvação de vidas precisa ter a atuação do Espírito Santo, o mesmo continuará a operar, sim, porém, conforme Wiersbe, o ministério da Terceira Pessoa da Trindade de obstrução a Satanás, por meio do corpo de Cristo, se encerrará exatamente com o advento de Cristo para buscar sua noiva.

Em decorrência, o caminho estará aberto para o diabo "encher o cálice da iniquidade até a borda" e será nessa ocasião que o inimigo de nossas almas e adversário dos céus, satanás, atuará com uma força e ações sobrenaturais através do anticristo (vv. 9-10), enganando a muitos. "Os crentes verdadeiros que forem salvos depois do arrebatamento da igreja não se deixarão enganar, mas os perdidos serão iludidos e terminarão no inferno. Eles crerão na mentira e, assim, adorarão e servirão à criatura, em vez de ao Criador (Rm 1:25)." O iníquo terá o objetivo de ser aceito e adorado por todos os homens. E para isso, irá imitar os poderes de Jesus Cristo (At 2.22) da mesma forma que os magos do Egito imitaram os milagres de Moisés.

Bibliografia: Lopes, Hernandes Dias. 1 e 2 Tessalonicenses. Ed. Hagnos

Wiersbe, Warren. Comentário Expositivo. Geográfica Editora

Marshall, Howard. 1 e 2 Tessalonicenses: Introdução e comentário. Ed. Vida Nova.


Pastor Adriano Oliveira é membro da comissão de Apologética

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.