28 de fevereiro de 2021
Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Artigos

Pr. Adriano Oliveira
Ministro do Evangelho, Membro da Comissão de Apologética da COMADAL, Professor de Teologia e Filosofia da FAFITEAL, Bacharel em Direito e Filosofia, Mestre em Teologia, Escritor e Palestrante.
25/11/2020

Satanás, o regente da destruição e adversário da humanidade

Confira todas as publicações na seção de Artigos


Fomos questionados por esses dias por um jovem amante do conhecimento acerca do inimigo de nossas almas. O nobre internauta e cantor Jonathan Santos nos indagou:

“Olá, pastor Adriano Oliveira, a paz do Senhor Jesus. Lindos textos bíblicos e alguém tentou distorcer o que está registrado na Bíblia acerca do mundo espiritual. Por favor me responda: Satanás é uma criatura, forma simbólica de uma situação ou fruto da imaginação humana?”

Bem, a Bíblia nos mostra em linguagem simples e de forma bastante clara quem é Satanás e também a forma e metodologia de suas ações com o intuito de prejudicar diretamente a cada um de nós.

A Palavra de Deus é bem específica quando trata desse ser maligno. O mesmo é definido como um ser angelical que decaiu de sua posição no céu por causa do pecado e está agora em posição exatamente oposta a Deus, fazendo tudo a seu alcance para frustrar os planos de Deus para a humanidade. Era no passado um anjo lindo e santo, criado para adorar, conforme lemos em Isaías 14.12. Aqui temos possivelmente o nome que ele era chamado ANTES DA REBELIÃO, ou seja: LÚCIFER.

O livro do profeta maior Ezequiel 28:12-14 apresenta este ser espiritual criado como um QUERUMBIM. Tudo indica que ele tinha a posição mais alta e elevada em relação aos demais anjos. Porém, lamentavelmente, conforme está registrado em textos tais como Isaías 14:13-14; Ezequiel 28:15; e I Timóteo 3:6, esse anjo se deixou dominar pela SOBERBA e resolveu que QUERIA SER SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO, bem como decidiu por si mesmo SENTAR-SE EM UM TRONO QUE SERIA ACIMA DE DEUS.

Foi agindo assim e com essa soberba que o mesmo foi levado à QUEDA! Observe as não poucas e futurísticas afirmações em Isaías 14:12-15: “subirei, exaltarei, me assentarei, subirei e serei”. Por causa de seu pecado, Deus expulsou Satanás do céu.

Após esse episódio, conforme passagens tais como João 12:31; II Coríntios 4:4; e Efésios 2:2, ele se tornou o que é! O MAIOR ADVERSÁRIO E INIMIGO DA IGREJA E DE TODOS NÓS. Príncipe das potestades do ar e Governante do mundo distanciado de Deus. Seu próprio nome, Satanás, significa “ADVERSÁRIO”, também conhecido como “diabo”, que quer dizer “maligno” ou “caluniador”.

O próprio nome que ele possui carrega sua função: OPOSIÇÃO A TODOS OS PRINCÍPIOS DIVINOS. Recebeu o pseudônimo tríplice em ênfase às suas ações malignas:

- Acusador (Apocalipse 12:10),

- Tentador (Mateus 4:3; I Tessalonicenses 3:5) e

- Enganador (Gênesis 3; II Coríntios 4:4; Apocalipse 20:3).

Acerca de satanás, assim nos relata a revista digital Got Questions Ministries:

“Apesar de ter sido expulso do céu, ele ainda busca elevar seu trono acima de Deus. Satanás, de maneira fraudulosa, imita tudo o que Deus faz, esperando ganhar a adoração do mundo e incitar oposição ao reino de Deus. Satanás é a maior força atrás de qualquer falso culto e religião mundana. Satanás fará qualquer coisa e todas as coisas em suas forças para se posicionar contra Deus e contra os que seguem a Deus. Entretanto, o destino de Satanás está selado: uma eternidade no lago de fogo (Apocalipse 20:10).”

Portanto, NADA DE SIMBOLOGIAS OU LINGUAGENS EMBLEMÁTICAS. Satanás é real, assim como a Trindade e os anjos.

Um ser dotado de força e inteligência sobre humana. Condenado desde o princípio (Gn 3.15) e que em breve receberá sua sentença final conforme nos relata a Bíblia na Epístola de Paulo aos Romanos 16:20: "E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco."

Baseado no dicionário de Strong, o termo “esmagar” vem do grego “suntribo” e significa “quebrar”, “partir em pedaços” ou “despedaçar”.

A expressão “pisar”, baseado nos originais, passa a ideia de “conquista”. Semelhante a um guerreiro quando vence a outro e pousa para a foto colocando a espada para o alto e o pé na cabeça do adversário. O texto em sua essência etimológica coloca satanás debaixo dos nossos pés e nos colocando como conquistadores onde iremos pisá-lo demonstrando a tão esperada vitória diante do nosso maior inimigo. A ideia traz o sentido de que em breve venceremos esse diabólico ser “dilacerando o seu corpo de e destruindo a sua força “.

Soli deo Gloria!

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Sextas-feiras 18:30 - Culto de Oracão

Facebook Twitter Siga-nos nas Redes Sociais