Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Artigos

Pr. Adriano Oliveira
Ministro do Evangelho, Membro da Comissão de Apologética da COMADAL, Bacharel em Direito, Bacharel em Filosofia, Mestre em Teologia, Professor de Teologia da FATEAL, Escritor e Palestrante.
25/11/2020

Satanás, o regente da destruição e adversário da humanidade

Confira todas as publicações na seção de Artigos


Fomos questionados por esses dias por um jovem amante do conhecimento acerca do inimigo de nossas almas. O nobre internauta e cantor Jonathan Santos nos indagou:

“Olá, pastor Adriano Oliveira, a paz do Senhor Jesus. Lindos textos bíblicos e alguém tentou distorcer o que está registrado na Bíblia acerca do mundo espiritual. Por favor me responda: Satanás é uma criatura, forma simbólica de uma situação ou fruto da imaginação humana?”

Bem, a Bíblia nos mostra em linguagem simples e de forma bastante clara quem é Satanás e também a forma e metodologia de suas ações com o intuito de prejudicar diretamente a cada um de nós.

A Palavra de Deus é bem específica quando trata desse ser maligno. O mesmo é definido como um ser angelical que decaiu de sua posição no céu por causa do pecado e está agora em posição exatamente oposta a Deus, fazendo tudo a seu alcance para frustrar os planos de Deus para a humanidade. Era no passado um anjo lindo e santo, criado para adorar, conforme lemos em Isaías 14.12. Aqui temos possivelmente o nome que ele era chamado ANTES DA REBELIÃO, ou seja: LÚCIFER.

O livro do profeta maior Ezequiel 28:12-14 apresenta este ser espiritual criado como um QUERUMBIM. Tudo indica que ele tinha a posição mais alta e elevada em relação aos demais anjos. Porém, lamentavelmente, conforme está registrado em textos tais como Isaías 14:13-14; Ezequiel 28:15; e I Timóteo 3:6, esse anjo se deixou dominar pela SOBERBA e resolveu que QUERIA SER SEMELHANTE AO ALTÍSSIMO, bem como decidiu por si mesmo SENTAR-SE EM UM TRONO QUE SERIA ACIMA DE DEUS.

Foi agindo assim e com essa soberba que o mesmo foi levado à QUEDA! Observe as não poucas e futurísticas afirmações em Isaías 14:12-15: “subirei, exaltarei, me assentarei, subirei e serei”. Por causa de seu pecado, Deus expulsou Satanás do céu.

Após esse episódio, conforme passagens tais como João 12:31; II Coríntios 4:4; e Efésios 2:2, ele se tornou o que é! O MAIOR ADVERSÁRIO E INIMIGO DA IGREJA E DE TODOS NÓS. Príncipe das potestades do ar e Governante do mundo distanciado de Deus. Seu próprio nome, Satanás, significa “ADVERSÁRIO”, também conhecido como “diabo”, que quer dizer “maligno” ou “caluniador”.

O próprio nome que ele possui carrega sua função: OPOSIÇÃO A TODOS OS PRINCÍPIOS DIVINOS. Recebeu o pseudônimo tríplice em ênfase às suas ações malignas:

- Acusador (Apocalipse 12:10),

- Tentador (Mateus 4:3; I Tessalonicenses 3:5) e

- Enganador (Gênesis 3; II Coríntios 4:4; Apocalipse 20:3).

Acerca de satanás, assim nos relata a revista digital Got Questions Ministries:

“Apesar de ter sido expulso do céu, ele ainda busca elevar seu trono acima de Deus. Satanás, de maneira fraudulosa, imita tudo o que Deus faz, esperando ganhar a adoração do mundo e incitar oposição ao reino de Deus. Satanás é a maior força atrás de qualquer falso culto e religião mundana. Satanás fará qualquer coisa e todas as coisas em suas forças para se posicionar contra Deus e contra os que seguem a Deus. Entretanto, o destino de Satanás está selado: uma eternidade no lago de fogo (Apocalipse 20:10).”

Portanto, NADA DE SIMBOLOGIAS OU LINGUAGENS EMBLEMÁTICAS. Satanás é real, assim como a Trindade e os anjos.

Um ser dotado de força e inteligência sobre humana. Condenado desde o princípio (Gn 3.15) e que em breve receberá sua sentença final conforme nos relata a Bíblia na Epístola de Paulo aos Romanos 16:20: "E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco."

Baseado no dicionário de Strong, o termo “esmagar” vem do grego “suntribo” e significa “quebrar”, “partir em pedaços” ou “despedaçar”.

A expressão “pisar”, baseado nos originais, passa a ideia de “conquista”. Semelhante a um guerreiro quando vence a outro e pousa para a foto colocando a espada para o alto e o pé na cabeça do adversário. O texto em sua essência etimológica coloca satanás debaixo dos nossos pés e nos colocando como conquistadores onde iremos pisá-lo demonstrando a tão esperada vitória diante do nosso maior inimigo. A ideia traz o sentido de que em breve venceremos esse diabólico ser “dilacerando o seu corpo de e destruindo a sua força “.

Soli deo Gloria!

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.