Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Artigos

Irmã Edvanilda Nicácio
Irmã Edvanilda Nicácio é esposa do pastor-presidente José Orisvaldo Nunes de Lima e coordena os trabalhos femininos da Assembleia de Deus em Alagoas. Nasceu em lar evangélico e absorveu desde cedo o conhecimento bíblico, tendo os pais como referência para a vida espiritual e principais incentivadores da fé. Psicóloga, tem pós-graduação em Psicopedagogia, Neuropsicologia, Psicologia Clínica e Saúde Mental com diversas especializações. Promove atendimento psicológico a crianças, adolescentes e adultos que necessitam de adaptação psicológica.
11/09/2020

Artigos: Caminhando e aprendendo com Ester

Confira todas as publicações na seção Artigos


#11 A paz do senhor queridos (as), nada vai nos fazer parar! Vamos caminhar com Ester e agora chegou o momento de aprendermos a guardar segredo.

Mardoqueu lhe havia dado uma ordem para não revelar sua origem, haja visto que era humilhante ser de origem judaica. Para a jovem Ester foi difícil guardar esse segredo, pois era filha de um judeu que se tornara escravo e os persas eram considerados uma civilização expressiva da Antiguidade, que dominava vários povos ao redor.

Veja bem, você acha que Deus desampara? Nunca, mas nunca mesmo! Ester não quis ser igual às moças persas e preferiu ser fiel ao seu povo. Não pense que por você servir a Deus vai ser rejeitada, Deus conhece bem o que é rejeição e vai elevar você, basta ser fiel e deixar o teu segredo com Deus. Tenha uma pessoa de Deus ao seu lado, escolha pessoas que querem ver você feliz. Lindo é observar que Mardoqueu estava sempre passando diante do átrio da casa para saber de Ester, passando e orando, o Espirito Santo está intercedendo por você e quer te entregar ao noivo Jesus.

Peça sabedoria a Deus, nem tudo é necessário ser exposto. Tem muita gente que deixa de pedir ajuda a quem pode ajudar, sai conversando com todo mundo e depois coloca a culpa em Deus. Tenha como requisitos para ser teu confidente, fiel a Deus e não andar falando do próximo.

Que lição maravilhosa Ester nos ensinou hoje!

#12 A paz do Senhor queridos (a), Deus é fiel!

Fidelidade é um atributo de Deus e também vemos pessoas que recebem tal graça dEle, já outros não tem nada. Quando falamos Deus é fiel, estamos dizendo que Ele mantém a aliança com a nossa geração. “Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que os amam e cumprem os seus mandamentos” (Dt. 7:.9).

Amar a Deus e guardar os mandamentos do Senhor é a melhor proteção. Ester foi fiel ao compromisso de não falar sobre a sua parentela, porque Mardoqueu lhe tinha ordenado que o não declarasse. Isto é fidelidade, que o senhor nos dê a graça de sermos fieis a Ele, à igreja, ao ministério e à nossa família.

Duas coisas nos fazem sermos fiéis e não podemos nunca esquecer: AMAR A DEUS E CUMPRIR OS MANDAMENTOS DO SENHOR.

#13 Amém! Caminhando com Ester observei que ela passou 12 meses com as moças que também estavam no aguardo do rei e não se desentendeu com nenhuma delas. Isso não é incrível? Sei perfeitamente como é difícil manter um bom relacionamento com pessoas competitivas, afinal, todas estavam ali porque queriam ganhar o posto, e nesse clima nasce a rivalidade, o orgulho e as disputas desnecessárias. Infelizmente, a nossa sociedade dá ênfase a esse tipo de comportamento. Desde a mais tenra idade, a criança é estimulada a ser melhor e esse processo continua em todas as etapas da vida, criando um ambiente hostil.

Quando leio o capitulo 2.4, entendo que o segredo da felicidade é saber agradar ao rei. Queridos, o nosso Rei Jesus está à procura de homens e mulheres que O agradem. Será um privilegio você se apresentar e mostrar a Deus suas qualidades de amigo e ajudador sabendo que é Deus que te acha.

#14 Vamos, não podemos parar de aprender com quem tem a nos ensinar!

Ester vai nos instruir hoje que para viver bem com todos, muitas das vezes, depende apenas de nós mesmos. Paulo, na sua epístola aos Romanos 12.18, nos diz: “...se depender de vós vivei em paz com todos os homens”. E esse segredo é visto em Ester. Ela tinha um bom relacionamento com o tio, com as moças e com o eunuco do rei. Quando se está bem consigo mesmo, o nosso relacionamento interpessoal é agradável e benéfico. Mesmo diante de uma geração onde o ego impera e o amor é escasso, podemos, sim, demostrar nosso equilíbrio emocional fazendo a diferença, sendo agradável, educado e prestativo, sendo como a Bíblia nos ensina: amando o próximo como a nós mesmo.

Quando ando com Ester aprendo muito! Queridos (as) aprendo que é possível vivermos em paz neste mundo, pois temos o Deus de paz!

#15 A paz do Senhor, hoje temos um segredo com Ester! Ela deixou escapar e nos deu este presente. É segredo, mas vou te contar. Não conta para ninguém, promete? Olha minha amiga, Ester sabe guardar segredo e Et 2.10 nos diz: Ester, porém, não declarou o seu povo e a sua parentela; porque Mardoqueu lhe tinha ordenado que o não declarasse. Esta é uma das virtudes de Ester: a MATURIDADE.

Quando não respeitamos o outro, somos capazes de invadir a privacidade alheia, desrespeitando os sentimentos do outro. Em Pv.11:13 está escrito: “O que anda praguejando descobre o segredo, mas o fiel de espírito encobre o negócio” (KJA). O fofoqueiro trai a confiança de quem quer que seja, mas aquele que guarda um segredo merece crédito.

Queridos (as) temos um exemplo lindo, Maria a mãe de Jesus. Em Lucas 2.19 nos diz: “Mas Maria guardava todas as coisas, conferindo-as em seu coração”. O que Deus preparou para você vai chegar, basta só você conferir no seu coração e dar glória. Nem sempre um segredo espalhado ajuda, muitas vezes atrapalha.

#16 Que maravilha nossa caminhada do post anterior, foi puro aprendizado. Estamos andando e imaginando, e como é bom andar com pessoas de confiança, pessoas que lhe ajudam a não parar no meio da caminhada. Vamos dizer assim: Precisamos de companhia como Ester, uma jovem amadurecida.

A cada dia temos testes a fazer, e que nota vamos receber? Temos o teste do óleo de mirra, nos tempos bíblicos a mirra era de muita serventia, inclusive como perfume e como incenso para fins terapêuticos. Seis meses com óleo de mirra e todas as feridas eram saradas. Sim, a mirra era também antisséptico e isto nos mostra seis meses de tratamento restaurador.

Nós vamos nos apresentar ao Rei Jesus, pois Ele nos deu o melhor, o Espirito Santo, para nos consolar e sarar nossas feridas, marcas do passado que nos fazem lembrar sofrimentos, e o consolador intercede por nós com gemidos e sara nossas feridas. A pele é um órgão aparente e mostra o quanto você está saudável, o Espirito Santo faz este trabalho em você.

#17 Ainda estou surpresa com o a mirra, tentei olhar para minha pele e pensar qual o efeito do Espirito Santo na minha vida? O fruto do Espírito transforma nossa vida (Gl 5.22-23).

Na escala bíblica, o primeiro fruto estudado é o amor. Observei na vida de Ester que ela era uma menina amável, não criou problema com ninguém, e você sabe o porquê? O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o amor nunca falha.

Ester passou no teste do amor, e o seu desempenho, como será? Depois que vi o teste, resolvi rever meus conceitos sobre o amor e João, o apostolo, na sua primeira epistola me advertiu: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1 Jó 4. 7). Descobri com Ester que o segredo é amar a Deus!

#18 O grande dia do teste está chegando! Já ouço os rumores da volta do Rei Jesus, mas sobre a questão de amor já aprendi essa eu vou acertar. Vamos a segunda questão? Não consigo nem respirar, tenho que passar senão fico para traz. Eu quero subir e a questão é: Gozo, ou alegria.

Quando estamos alegres podemos enfrentar as vicissitudes que a vida nos oferece. Se o Espírito de Deus não estiver ao nosso lado, não venceremos. As tristezas são muitas, estamos nos últimos dias. O apostolo Paulo, escrevendo a Timóteo, diz que nos últimos dias: “Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, profanos (2 Tm 3.2). Meu Deus, continuar sendo alegre vivendo em um mundo como esse é muito difícil. Não se entristeça, porque a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8.10).

Me peguei olhando no espelho e vi meu rosto triste tomei um susto, como vou passar no teste? Achei essa questão difícil! Mas o sábio Salomão me falou: O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate (Pv.15:13). No mesmo instante descobri outro segredo do rosto triste, que é o coração sem a alegria do Senhor, e fiz a oração de Davi: Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente (Sl.26:2). O problema não está no outro o problema está em mim.

#19 Caminhando com Ester aprendemos que só o Espírito Santo nos deixa alegres em qualquer circunstância! O apostolo Paulo, escrevendo aos Filipenses, diz: “Regozijai-vos sempre no Senhor outra vez digo: regozijai-vos”. Como é bom andar com quem nos ensina, quero a cada dia aprender mais.

Estou encantada e quero logo ver a terceira questão! E outro fruto do Espírito é a Paz. Lendo alguns significados da palavra paz, deparei-me com: calmaria, harmonia e tranquilidade. Então, podemos entender que: se eu tiver paz, posso transmitir paz onde eu chegar. O próprio Jesus nos dá a paz e por isso eu gosto de ofertar a paz do Senhor. Quando Jesus nasceu, os anjos cantaram um belo hino de paz na terra: “Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens” (Lc 2.14).

#20 Queridos, temos outra lição importantíssima, que é questão de prova e não podemos passar desapercebidos. Até para pronuncia-la é difícil: Longanimidade!

Sim, longanimidade. Tente decorar, escreva na tábua do seu coração que você precisa desta virtude em sua caminhada. Escreveu? Decorou? Pois bem, fui ao dicionário para entender melhor e fiquei surpresa com o que li. Longanimidade é a virtude de suportar com firmeza as contrariedades em benefício de outrem, também definido como magnanimidade ou generosidade. Sim, isso mesmo!

Sabe, parei e comecei a pensar como posso exercer esta virtude diante de um mundo mal. Confesso que foi difícil de organizar isto em minha mente, não dava para caminhar, tive que correr, peguei a Bíblia, orando e disse: Deus, é muito difícil! Há momentos em que só o Espírito Santo nos esclarece, e logo o Espírito Santo acalmou meu coração, levou-me à carta de Paulo aos Filipenses que nos diz: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (...). Fazei todas as coisas sem murmuração nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeces como astros no mundo” (Fp 4.5, 14, 15). Então entendi que sou luz, sou diferente e tenho compromisso!

#21 Depois do que aprendemos na semana passada, respirei e voltei a caminhar com Ester, pensando como foi difícil, até entender que neste mundo perverso só o Espírito de Deus esclarece. Creio que vou responder a essa questão.

Queridas (os) é impossível vivermos sem receber do Senhor a graça de sermos longânimes, haja visto que o estresse tem tomado conta da humanidade e, como o apostolo Paulo escreveu a Timóteo: “sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos, porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pai e mãe, ingratos e profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mas amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela” (2 Tm 3.1-5).  Glória a Deus, pois aprendi uma grande lição!

#22 Sabe, estava querendo mesmo que chegasse o dia de aprender com Ester! Tornou-se tão prazeroso que fico feliz quando estou aprendendo lições valiosas, que exemplo!  Sim, mas vamos à lição de hoje. Ester estava se preparando para o grande encontro, e eu quero aprender todas as lições.

Observei que Ester era uma moça bondosa, não criou problema com seu tio, nem com as companheiras, nem tão pouco com o eunuco. “Era moça bela de aparência e formosa a vista...” (Et 2.7). Bondade é virtude, é fruto do Espírito, só os que são guiados pelo Espírito Santo de Deus são bons. O salmista Davi nos alertou quando disse: “o Senhor é o meu pastor (...). Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida...”. Que coisa linda! Eu tenho o Senhor como meu pastor, e você? Então a bondade e a misericórdia te acompanham!

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.