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AD Alagoas / Lições Bíblicas

24/10/2025

Lição nº 4: O corpo como templo do Espírito Santo

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


TEXTO ÁUREO: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6.19).

VERDADE PRÁTICA: Ter consciência de que nosso corpo é habitação do Espírito Santo faz toda a diferença na maneira como o possuímos.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 ( 1 Coríntios 3.16,17; 6.15-20.)

 349, 358 e 382 da Harpa Cristã.

 INTRODUÇÃO

 - Como podemos fazer uma reflexão a partir desta pergunta do apóstolo Paulo: 

-“Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo?”. 

-A presente lição nos mostra que essa verdade muda a maneira como vivemos, cuidamos do nosso corpo e servimos a Deus. 

-A partir desse ensino, veremos que a santidade também passa pelo corpo, como parte essencial da vida cristã.

 -Nesta lição veremos a importância do corpo como templo do Espírito Santo.

I – O CONTEXTO CULTURAL DOS CORINTOS:

-O apóstolo Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios, apresenta duas declarações fundamentais acerca da Igreja e do cristão enquanto indivíduo: ambos são templo do Espírito Santo. Vejamos em qual contexto foram feitas essas admoestações e o que elas significam:

-A cidade de Corinto era uma próspera metrópole comercial, conhecida por seus templos e os diversos cultos religiosos. Segundo Champlin (1995, p. 89), Estrabão calculava que em Corinto havia nada menos de mil prostitutas religiosas profissionais, as quais faziam parte ativa da suposta adoração aos deuses, em meio a ritos caracterizados pela sensualidade. Esse cenário multicultural trouxe desafios para a comunidade cristã. De acordo com Beacon (2006, p. 236), “muitas igrejas espirituais, compostas de santos devotos e dedicados, atingiram um alto grau de espiritualidade em ambientes pecaminosos e desfavoráveis. Infelizmente, a igreja em Corinto não era uma igreja assim”.

-Ao escrever aos irmãos em Corinto, o apóstolo Paulo expressa uma grande verdade à respeito de como os homens podem ser classificados: naturais ou espirituais (1Co 2.14,15). Quando se refere aos crentes de Corinto, o apóstolo lhes diz que “não lhes pode falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo” (1Co 3.1). Para Henry (2008, p. 436), o apóstolo Paulo: censura os coríntios por sua carnalidade e divisões (v.1-4); os instrui sobre como o que estava errado entre eles e como isso podia ser reparado (v. 5-10); e atesta que eles construíam sobre um e o mesmo fundamento (v. 11-15).

-Ao afirmar: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co 3.16), o apóstolo Paulo usa o termo grego “naos” quando se refere ao templo, apontando para o santuário interno do templo, o altar do templo. A intenção do apóstolo Paulo é fazer um contraste com a ideia de um mero edifício. Para Stamps (2010, p. 1741), “a ênfase aqui, recai na congregação inteira, os crentes como o templo de Deus e como a habitação do Espírito Santo (1Co 3.9; 2Co 6.16; Ef 2.21). Como o templo de Deus em meio a uma sociedade perversa, o povo de Deus em Corinto não devia participar dos pecados prevalecentes naquela sociedade. O templo de Deus deve ser santo (v. 17), porque Deus é santo (1 Pe 1.14-16)”. Assim como no Antigo Testamento a glória enchia o templo (1Rs 8.11), agora o Espírito habita na Igreja.

-Quando o apóstolo pergunta: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 6.19), ele utiliza a expressão grega “soma” para corpo, que segundo Andrade (2000, p. 98) é a estrutura física do ser humano. Tal expressão aparece 145 vezes no NT (Mt 10.28; Jo 2.21; 1Co 6.15; 1Co 6.20; Gl 6.17; 1Ts 5.23). Para Stamps (2010, p. 1745), “se somos cristãos, nosso corpo é a morada pessoal do Espírito Santo (Rm 8.9,11). Porque Ele habita em nós e pertencemos a Deus, nosso corpo nunca deve ser profanado por qualquer impureza ou mal, proveniente da imoralidade, nos pensamentos, desejos, atos e etc. Pelo contrário, devemos viver de tal maneira que glorifiquemos e agrademos a Deus em nosso corpo (v. 20)”.

II - O NOSSO CORPO CONSAGRADO A DEUS: 

- Todo o nosso corpo deve ser consagrado a Deus e usado da forma determinada pelo Senhor, mas, sem dúvida, os órgãos dos sentidos devem ser um papel preponderante nesta consagração.

- Ainda nos recordamos de lição da Escola Bíblica Dominical que tivemos no final de nossa infância, em que, durante um trimestre todo, aprendemos a respeito da santificação de cada parte de nosso organismo (olhos, mãos, pés, ouvidos, boca, cabeça). Que tenhamos esta consciência de que todo o nosso organismo deve ser um instrumento para a glória do nome do Senhor.

- É exatamente por causa disto que devemos ser vigilantes no uso dos nossos sentidos, porquanto é por meio deles que glorificaremos a Deus ou que, ao contrário, pecaremos. Observemos, mais uma vez, que os sentidos, em si, não são nem maus nem bons, são funções que forma criadas pelo Senhor para que, por eles, corpo, alma e espírito glorifiquem a Deus e cumpram com a sua missão para os quais foram criados.

- No entanto, é através dos sentidos que se inicia o processo de contacto com o mal, pois as tentações se valem dos sentidos para que os pecados sejam concebidos e consumados.

- Pois bem, o sentido mais poderoso do homem é, sem dúvida, o da visão. O próprio Jesus salienta que "a candeia do corpo são os olhos, de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" (Mt.6:22). Vemos, portanto, que o próprio Senhor nos mostra que a visão é um sentido primordial para que possamos manter uma vida santificada diante d’Ele.

- Vemos que o sentido por que se processou a consumação do primeiro pecado da humanidade foi, precisamente, o da visão, pois, dizem as Escrituras, no fatídico versículo 6 do capítulo 3 de Gênesis que "... vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer..."

- Também notamos que toda a depravação e violência que levou à destruição de toda a geração antediluviana teve seu início também pela visão, pois assim nos relata a Bíblia Sagrada: "...Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas..." (destaque nosso). Davi, um homem segundo o coração de Deus, cometeu abomináveis pecados a partir de falta de vigilância na visão: "...Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista" (II Sm.11:2b) (destaques nossos). Por fim, o diabo também não deixou de tentar Jesus através da visão: " Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto e mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a glória deles" (Mt.4:8) (destaque nosso). Não é à toa, portanto, que Jesus nos manda tomar cuidado com a visão.

- Da visão advém uma série de pecados contra o corpo, pois, como afirma o Senhor Jesus, "se os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" (Mt.6:23). As palavras do Senhor, uma vez mais, são verdade e vida! Quando verificamos o altíssimo índice de imoralidade, de promiscuidade e de prostituição que existe hoje em dia, bem percebemos o que gera uma falta de santificação da visão, pois tudo isto é movimentado, estimulado e incentivado pela pornografia, que nada mais é que o uso da visão como fator de erotização e de descontrole do instinto sexual.

- A prostituição é chamada pela Bíblia como sendo um pecado contra o próprio corpo (I Co.6:18), algo que o homem tem de fugir (I Co.6:18) e tal fuga envolve, em primeiro lugar, uma vigilância e uma contínua santificação de nossa visão.

- Quando a Bíblia fala em " prostituição", não se está referindo apenas ao comércio do corpo, como estamos habituados no nosso linguajar atual, mas é tradução da palavra grega "porneia" (πορνεία), que significa “impureza sexual", ou seja, é algo muito mais amplo do que o simples comércio do corpo. Assim, quando a Bíblia nos manda fugir da prostituição, manda-nos fugir de toda e qualquer ação que revele impureza sexual, seja ela de que natureza for.

- Também é importante observar que, embora as Escrituras estejam dizendo que a prostituição é um pecado contra o corpo, não é ele o único pecado contra o corpo nem a prostituição se apresenta como sendo um pecado maior do que os demais.

- Há pessoas que entendem que a prostituição e o adultério sejam pecados mais graves que os outros. São pecados e, como tal, devem ser abominados pelo povo de Deus, mas não são mais graves do que outros pecados. Não existe "pecadinho" nem " pecadão", tudo é pecado e tudo nos impede de termos comunhão com Deus e a vida eterna, por conseguinte.

- Devemos, também, observar que, dada a sua importância como principal órgão encarregado da função da visão, os olhos são, muitas vezes, mencionados na Bíblia como símbolos e figuras de atitudes pecaminosas, pois os olhos são o principal órgão que faz o contacto do corpo com o mundo exterior, sendo, pois, o principal denunciador do que há no homem interior.

- Dentro desta ideia a Bíblia fala em "olhos altivos" (Pv.6:17), reveladores de soberba, de orgulho, que veremos é um pecado com nascimento no espírito; " olhos malignos" (Pv.23:6), reveladores de malícia, de malignidade, um pecado com nascimento na alma; "olhos cheios de adultério" (II Pe.2:14), reveladores de lascívia, pecado com nascimento no corpo, muitas vezes com início na visão. É assim os demais órgãos do sentido. Visão, audição, tato, etc.

CONCLUSÃO

-O ensino de Paulo em (1Co 6.19 ), revela que o corpo não é apenas biológico, mas espiritual, pois se tornou templo do Espírito Santo. Assim Como o tabernáculo se dividia em três partes, assim corpo, alma e espírito compõe o nosso ser. E Deus habita em nós. Isso nos chama a viver em santidade, reconhecendo que fomos comprados por preço e que nossa vida deve glorificar a Deus.



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