Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

09/08/2025

Lição 6, Uma Igreja Não Conivente Com A Mentira

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

TEXTO ÁUREO

“Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao ESPÍRITO SANTO e retivesses parte do preço da herdade?” (At 5.3)

VERDADE PRÁTICA

Como toda forma de engano, a mentira é pecado. Devemos, pois, andar sempre na luz da verdade.

-Parece-nos, às vezes, que existem “pecadinhos” e “pecadões”. Na verdade não existe! O que diferencia os erros são as consequências. Você já contou uma mentirinha? Quais foram as consequências? Na lição desse domingo veremos que uma mentira custou a vida de um casal. Isso pode parecer cruel, mas ao longo da lição veremos que a falta de temor a DEUS e a mentira podem trazer sérios danos e graves consequências para o crente. Que a lição de hoje possa conscientizar seus alunos de que o temor a DEUS evita que o crente peque.

Orientação Pedagógica:

Pergunte aos seus alunos quais as mentiras mais comuns que eles costumam ouvir. Depois de ouví-los, sugira que além a respeito de alguma técnica que podemos utilizar para saber se alguém está mentindo. Em seguida faça a seguinte pergunta: “Como podemos vencer a tentação de mentir ou de não falar toda a verdade?” Faça-os refletirem a respeito do fato de que podemos cair no mesmo pecado que tanto condenamos em outras pessoas. Oriente-os a discutirem a respeito de como a mentira pode causar sérias consequências às pessoas, sejam crentes ou não. Finalize explicando que o jovem crente deve ser padrão dos fiéis em tudo, por isso deve sempre falar a verdade (1 Tm 4.12).

PALAVRA-CHAVE - Mentira

-MENTIRA(StrongPortuguês)- שקרshaqar(hebraico)-agiroutratarcomfalsidade,serfalso,trapacear,enganar MENTIRA(StrongPortuguês)- כזבkazab(hebraico)-mentira,inverdade,falsidade,coisaenganosa

sheqer (hebraico) - mentira, engano, desapontamento, falsidade, fraude, erro, injúria no testemunho, jurarשקר falsamente, língua falsa, em vão

ψευδος pseudos (Grego) - mentira, falsidade consciente e intencional, num sentido amplo, tudo que não é o que parece ser, de preceitos perversos, ímpios, enganadores.

ψευδολογος pseudologos (Grego) - que fala (ensina) falsamente, que fala mentiras

-Ananias e Safira (q.v.), marido e mulher, de Atos 5.1-11. Em um profundo contraste com a falta de egoísmo de outros membros da igreja, eles fingiram dar à igreja o valor total da venda de sua propriedade, mas na realidade estavam separando uma parte para si mesmos. Pedro repreendeu Ananias, que imediatamente caiu morto por um julgamento Divino. Algumas horas mais tarde, Safira foi igualmente julgada pelo mesmo esforço de enganar. É importante perceber que Pedro previa, mas não decretava esses julgamentos, que eram atos exclusivos de DEUS. A severidade do julgamento de DEUS é um aviso para todos, e se repetiu no caso de Paulo com Elimas, mas depois, não mais, por causa da sua tolerância e do desejo que tem de que nos arrependamos. Existe a possibilidade de estar sendo exercido, como avisado em 1 Co 11.30.

I - O DIABO O PAI DA MENTIRA.

O capítulo quatro do livro de Atos diz que era um o coração e alma da multidão dos que criam (v.32). Tudo era em comum, pois as pessoas que possuíam propriedades vendiam e traziam o valor aos apóstolos que o distribuíam entre os necessitados (At 4.32-35). 

A igreja de Jerusalém era realmente uma família, de forma que as necessidades de qualquer irmão, principalmente das viúvas sem sustento, foram supridas por essa arrecadação central. A generosidade era o traço principal daqueles irmãos que não colocavam os bens materiais, o dinheiro, como prioridade em suas vidas (1 Tm 6.10).

Mesmo em meio a um ambiente fraterno no qual temos o belo exemplo de Barnabé, que vendeu sua propriedade e colocou o dinheiro aos pés dos apóstolos (At 4.36,37), houve um casal que deu lugar ao Diabo. Os nomes deles eram Ananias e Safira. O texto nos diz que eles venderam uma propriedade e retiveram parte do valor (At 5.1,2) e levaram, então, uma parte aos apóstolos. O apóstolo Pedro, cheio do ESPÍRITO SANTO, logo o repreendeu dizendo que ele (Ananias) tinha dado lugar ao Diabo. 

A Bíblia diz: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pd 5.8). Temos de estar em constante vigilância para não darmos lugar ao Diabo em nossas intenções ou atitudes. Cuidar do coração, pois é enganoso (Jr 17.9) e fugir da aparência do mal (1 Ts 5.22) são atitudes que todos devem praticar.

II - O CRISTÃO E A MENTIRA.

A mentira É UMA ESCOLHA.

Ananias e Safira mentiram em relação à quantia da venda da propriedade. O que se destaca no texto é que Pedro afirma que o casal não mentiu aos homens, mas mentiram e tentaram enganar a DEUS (At 5.4). O ato deles foi uma fraude. Um ditado popular diz que “a mentira tem pernas curtas”. Porém, mais do que isso, sabemos que a mentira é uma afronta ao ESPÍRITO SANTO de DEUS e que o pai da mentira é o Diabo (Jo 8.44). Apocalipse 22.15 afirma que “ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. Dizer que é crente e burlar contas, fraudar governo, empresas ou igreja, é um ato abominável diante de DEUS. Nossa palavra deve ser sim, sim, ou, não, não. O que for fora isso é de procedência maligna (Mt 5.37)

Por que em uma comunidade de pessoas cristãs havia um casal que se deixou corromper?

Mesmo nos ambientes cristãos haverá pessoas que não foram transformadas pelo ESPÍRITO SANTO.

-A consequência da fraude foi a pior possível para o casal. Assim que Pedro repreendeu Ananias, a respeito da mentira a DEUS, ele caiu e morreu. Três horas depois, sua esposa Safira aparece e Pedro a questionou. Porém, ela também mentiu (v.8). Assim sendo, a sentença de morte é pronunciada, e ela, da mesma forma, caiu e morreu. A mentira sempre trará consequências terríveis. Paulo diz que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23) e embora DEUS perdoe aqueles que se arrependem de seus pecados (1 Jo 1.9), eles terão sempre que encarar as consequências. O rei Davi, mesmo reconhecendo e recebendo o perdão do Senhor pelo seu adultério e homicídio, enfrentou duras consequências no meio de sua família.

Temor entre o povo.

Podemos questionar o fato de que esse casal mereceu a morte por causa de uma mentira. Atualmente, não seria muita gente morta em virtude do mesmo pecado? Talvez tal punição tenha se dado por se tratar de uma situação singular. A Igreja estava no seu nascedouro e a hipocrisia e o engano, sem punição, poderiam causar grande estrago àquela primeira comunidade. A Palavra de DEUS diz que assim que Ananias caiu e expirou, veio um grande temor sobre todos os que ouviram; da mesma forma aconteceu quando Safira morreu (vv.5,11). 

-Esse juízo rápido e severo da parte do Senhor ajudou os crentes a manter o respeito pelas coisas de DEUS. Infelizmente vivemos dias em que o temor a DEUS e às suas coisas está longe de muitas pessoas. 

CONCLUSÃO:

Muitos cristãos, nominais ou sinceros, têm cometido o pecado de Ananias e não caíram mortos logo em seguida, mas lembremos o seguinte: 

a) que ele e sua esposa pecaram contra a luz brilhante do testemunho quase perfeito da igreja primitiva; 

b) que DEUS com frequência mostra a sua desaprovação abertamente quando o pecado mancha o início de um novo estágio do seu testemunho no mundo, para que todos que seguem possam, ao menos, saber o que está na mente de Deus, com relação a esse tipo de pecado.(Gl 6:7).



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram
Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.