1. INTRODUÇÃO
A lição desta semana está organizada em três pontos:
1) JESUS como a Porta das Ovelhas, que permite o acesso ao aprisco e à salvação;
2) o Aprisco das Ovelhas, simbolizando um espaço de segurança e proteção;
3) a distinção entre o Bom Pastor, que sacrifica a sua vida pelas ovelhas, e o mercenário, que as deixa em risco. Baseada em João 10.1-16, esta aula apresenta uma descrição de JESUS sobre as qualidades do Bom Pastor e o seu relacionamento com as ovelhas. Assim, é uma lição que destaca a liderança amorosa de JESUS e, ao mesmo tempo, ressalta a responsabilidade das ovelhas de identificarem a sua voz e atenderem ao seu chamado.
I – JESUS, A PORTA DAS OVELHAS
1. O contexto
Este capítulo é antecedido pelo capítulo 9, onde JESUS teve uma conversa breve com fariseus que tentavam encontrar algum ponto de discórdia para acusá-lo (Jo 9.40,41). No capítulo 10, o nosso Senhor interrompe esse diálogo após a cura de um cego de nascença, que foi expulso da sinagoga da cidade porque sabiam que o seu testemunho os incomodaria. No entanto, JESUS utilizou a parábola do Pastor e das Ovelhas para caracterizar os religiosos como falsos pastores e, mais especificamente, como mercenários. Este relato possui a mesma força da crítica aos falsos pastores presente na profecia de Ezequiel 34.1-10.
2. A Porta das Ovelhas
Nesta parábola de JESUS, contada no capítulo 10 de João, destacam-se dois pontos principais. Em primeiro lugar, Ele entra pela porta do aprisco onde se encontram as ovelhas (Jo 10.1-3). Em segundo lugar, Ele se refere a si mesmo como “a porta das ovelhas” (Jo 10.7). Nos primeiros versículos de João 10, sugere-se que aquele que passa pela porta do aprisco é o verdadeiro pastor, enquanto quem utiliza outros caminhos é associado a “ladrões e salteadores”. Assim, as ovelhas reconhecem a voz do verdadeiro pastor e não dão atenção ao mercenário. Além disso, JESUS afirma: “Eu sou a Porta” (Jo 10.7); e logo depois declara: “Eu sou o Bom Pastor” (Jo 10.11). Estas declarações são direcionadas aos líderes religiosos judeus, que podem ser vistos como falsos pastores do povo (Jo 10.11,14), pois não cuidavam, protegiam ou orientavam o povo de DEUS.
3. A mensagem da porta
O significado contido na frase “Eu Sou a Porta” é bastante claro: existe apenas um caminho exclusivo para entrar no Reino de DEUS, que é através da fé em JESUS CRISTO. O nosso Senhor atua como a porta de acesso direto ao Pai (Hb 4.14,15), permitindo-nos aproximarmos dEle com ousadia e confiança (Hb 4.16). Para desfrutarmos de uma relação eterna e significativa com DEUS, é essencial crer em JESUS, viver conforme os seus ensinamentos e obedecê-lo plenamente. O nosso Senhor é a “porta” pela qual todos os pecadores devem entrar.
I - JESUS é a porta das ovelhas, o único caminho para alcançar a salvação.
“EU SOU A PORTA
“A exclusividade deste caminho de fé em CRISTO nunca foi melhor colocada do que quando JESUS disse: Eu sou a porta. CRISTO é o Caminho para CRISTO, pois Ele é ao mesmo tempo a Porta e o Aprisco. Parece atraente quando os homens dizem que todos aqueles que têm ideais éticos elevados comparáveis aos do Sermão da Montanha são cristãos. Mas como isso parece vazio quando colocado ao lado do desafio pessoal: Eu sou a porta! Não existe outra! Assim, todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram (8).
Certamente isto não deve ser interpretado como uma referência àqueles verdadeiros mensageiros de DEUS do Antigo Testamento, mas inclui todos aqueles que falsamente se intitulam mensageiros de DEUS. Mesmo os fariseus, que corromperam os ensinos de Moisés como se estes mesmos fossem capazes de dar vida, estão sob esta condenação. ‘Não há um ponto na história humana que esteja além do horizonte dos ladrões e mercenários das parábolas. Quando o homem afirma anunciar o dom da vida, à parte da fé em JESUS, ele se proclama como ladrão e mercenário, e a sua atividade foi, é, e será, uma atividade destrutiva’” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 7. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.97).
II – O APRISCO DAS OVELHAS
-1. O Bom Pastor
O versículo 11 menciona que JESUS é o “Bom Pastor” que sacrifica a sua vida pelas ovelhas. Em contraste com o ladrão (v.10), que vem para roubar, matar e destruir, a missão do Bom Pastor é oferecer vida, tanto na perspectiva eterna/celestial da salvação, como na dimensão virtuosa da santidade enquanto forma de viver no mundo (Jo 20.31; Rm 8.29). A generosidade do Sumo Pastor é sem igual, pois ninguém pode defender as suas ovelhas como Ele faz. O nosso Senhor é indiscutivelmente o melhor dos pastores. Quem entra no seu aprisco encontra uma vida verdadeira.
2. O Mercenário
O versículo 12 apresenta a figura do mercenário. Ao contrário do Bom Pastor, que se sacrifica pela vida das ovelhas, o mercenário opta por fugir diante do perigo, dispersando e roubando as ovelhas. Não demonstra zelo nem cuidado por elas. Por essa razão, é simbolizado como ladrão e bandido. Assim, enquanto o Bom Pastor promove a vida, o mercenário traz consigo a morte; em vez de construir, ele destrói tudo o que encontra pelo caminho. Ele abandona as ovelhas à sua própria sorte. A representação do mercenário ilustra o caráter dos falsos líderes e mestres fraudulentos que procuram constantemente semear divisões entre o povo de DEUS.
3. Lobos vorazes X o Bom Pastor
Os lobos aproximam-se do aprisco para atacar as ovelhas apenas quando percebem que o mercenário não está atento à sua chegada. O mercenário, por sua vez, opta por fugir e abdica das suas responsabilidades: “Mas o mercenário que não é pastor, de quem não são as ovelhas, foge, e o lobo arrebata e dispersa” (Jo 10.12). Não é por acaso que o apóstolo Paulo descreve esses “lobos vorazes” como sendo os falsos mestres que promovem doutrinas enganosas e comprometem a fé recebida do Evangelho, iludindo e levando consigo as ovelhas desatentas (At 20.29,30). Estes têm intenções destrutivas (2 Co 2.17), geram divisões no rebanho (Tt 3.10) e dispersam as ovelhas (1 Jo 2.18,19; 4.1-3). Por essa razão, nosso Senhor se apresenta como a Porta das Ovelhas, o Bom Pastor (Mt 7.13,14; Lc 13.24).
* O BOM PASTOR
“A observação universal do quarto Evangelho se destaca na afirmação de JESUS: Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor (16). Observe que há outras ovelhas, não bodes. “O rebanho de CRISTO não está limitado àqueles que estão encerrados no curral judaico, seja na Palestina, seja em outros lugares” (cf. 11.52; 12.32). O amor de DEUS é para todo o mundo (3.16). A urgência moral de trazer essas outras ovelhas para o curral está expressa nas palavras, também me convém agregar estas. O verbo ouvir “assume o genitivo, como quando tem a conotação de ouvir com entendimento e obediência”. Haverá um rebanho tem o verbo no plural nos melhores manuscritos, e a palavra ‘rebanho’ é a tradução correta do termo grego poimne (cf. Ez
34.20-24). “Todos (judeus e gentios) formarão um único rebanho sob um único Pastor’” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 7. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.98).
SINÓPSE III - As ações do Bom Pastor distinguem-se das do mercenário. Ao contrário deste, o Bom Pastor dá a sua própria vida, demonstra generosidade e protege as ovelhas.
-(10.1 )”JESUS, O BOM PASTOR”. O sermão de JESUS a respeito do Bom Pastor (vv. 1-30) retrata-o como o verdadeiro Pastor e Governante do seu povo, contrastando com todos os falsos pastores. Para um melhor entendimento deste capítulo, o leitor deve ler os seguintes trechos do AT que condenam os falsos pastores: Is 56.9-12; Jr 23.1-4; Ez 34; Zc 11. Nos versículos 7-18, JESUS aplica a si mesmo os versículos 2-5.
10.9 EU SOU A PORTA. Quem entrar por meio de CRISTO será "salvo", i.e., terá vida eterna e abundante (v. 10), tudo quanto necessita para ser liberto do pecado, da culpa e da condenação. JESUS é a única porta da salvação; não há salvação senão por Ele (At 4.12).
10.11 EU SOU O BOM PASTOR. JESUS declara que Ele é o bom Pastor prometido nas profecias (ver Sl 23.1; Is 40.11; Ez 34.23; 37.24). (l) Esta metáfora de JESUS como o Bom Pastor ilustra o cuidado terno e devotado que Ele tem por seu povo. É como se Ele dissesse: "Eu sou, para com todos aqueles que crêem em mim, o que um bom pastor é para as suas ovelhas: cuidadoso, vigilante e amoroso". (2) A característica de CRISTO como o Bom Pastor é que Ele morreu por suas ovelhas. É isso que, de modo ímpar, ressalta a CRISTO como Pastor. É a morte de CRISTO na cruz que salva suas ovelhas (Is 53.12; Mt 20.28; Mc 10.45). CRISTO é aqui chamado o "Bom Pastor"; em Hb 13.20 é chamado o "grande Pastor"; e em 1Pe 5.4, o "Sumo Pastor". (3) O ministro do evangelho que ocupa esta posição apenas como meio de vida, ou de obter honrarias, é o "mercenário" referido nos versículos 12,13. O verdadeiro pastor cuida de suas ovelhas. O falso pastor pensa em primeiro lugar em si mesmo e na sua posição diante dos homens.
10.14 CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS. O conhecimento que DEUS tem dos seus filhos e seu amor por eles incluem sua afeição pessoal, fidelidade e cuidado providencial constante. O crente está gravado nas palmas das suas mãos (Is 49.14-17 nota). Ele nunca está esquecido por DEUS. Nunca há um só momento em que os olhos de DEUS deixam de vigiar o crente para o seu bem (cf. Êx 33.17; Jr 1.5; ver Mt 10.31; Rm 8.28).
10.27 AS MINHAS OVELHAS OUVEM A MINHA VOZ. Aqueles que realmente são ovelhas de CRISTO obedecem à sua voz e o seguem; estão em comunhão constante com o pastor. "Ouvir" e "seguir" estão no tempo presente, denotando atividade habitual. O Pastor dá vida eterna aos que o seguem. Aqueles que se desgarram do Pastor e se recusam ouvir a sua voz e segui-lo, demonstram que não são suas ovelhas (João 15.1-6).
10.28 NUNCA HÃO DE PERECER. Aqui temos uma preciosa promessa dada a todos que são ovelhas de CRISTO. Nunca perecerão, i.e., nunca serão eternamente banidos da presença, nem do amor de DEUS e nenhum poder nem circunstância neste mundo os separará do seu Pastor divino (cf Rm 8.35-39). Há, com certeza, segurança e proteção, até mesmo para as ovelhas mais fracas, se seguirem e ouvirem o Bom Pastor.
CONCLUSÕES:
O Senhor afirmou que as suas ovelhas conhecem a sua voz e a reconhecem, seguindo- a (Jo 10.27). Desta forma, aqueles que pertencem ao grande rebanho do Sumo Pastor têm a alegria de conhecer e reconhecer a sua voz. Assim sendo, não devemos perder tempo ouvindo a voz do lobo. A voz do Bom Pastor é mais do que suficiente para nos guiar ao longo da nossa caminhada na vida cristã.
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