Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

29/03/2025

Lição 13 - PERSEVERANDO NA FÉ EM CRISTO

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


Texto: 2 Tm 3:10-17

INTRODUÇÃO

Estamos terminando mais um trimestre abençoado da lição em nossa EBD. Aprendemos muito louvado seja Deus. Agora vamos terminar esse trimestre ensinando nossos irmãos a PERSEVERAR na fé em Cristo. Ap 2:10”se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. A falsidade doutrinária existe desde o princípio. O que significa preservar ? Veremos Ensinos bíblicos sobre a perseverança.

– A FALSIDADE DOUTRINÁRIA NAS HERESIAS

- Na conclusão do estudo de Apologética Cristã, analisaremos a necessidade da perseverança na fé em Cristo. Somente se pode combater a mentira com a verdade e a verdade é a Palavra de Deus.

- A primeira coisa que devemos observar quando verificamos a questão das heresias e das falsas doutrinas em geral diz respeito à circunstância de que a falsidade doutrinária tem sua origem no jardim do Éden, ou seja, é uma das atividades mais antigas do inimigo das nossas almas que se valeu de uma “heresia” para levar o primeiro casal ao pecado.

- Com efeito, na sua atividade para “matar, roubar e destruir” (Jo.10:10), o adversário vale-se daquilo que lhe é próprio, ou seja, da mentira (Jo.8:44) e a mentira, como sabemos, é oposta à verdade, verdade que é, a um só tempo, a Palavra de Deus (Jo.17:17) e Jesus Cristo (Jo.14:6).

- Não é por outro motivo que Satanás sempre busca distorcer a Palavra do Senhor e, nesta distorção, atingir a pessoa de Cristo Jesus. Eis, portanto, a verdadeira origem de toda heresia e falso ensino através da história da humanidade.

- Sabemos que a Palavra de Deus é vida (Jo.6:68) e, portanto, quem deseja a morte do homem não pode se utilizar desta Palavra, mas, sim, encontrar um meio de ela não ser consumida pelo ser humano ou, então, de adulterá-la a tal ponto que, misturada com veneno, venha a causar morte ao invés de vida, a exemplo do que ocorreu com os filhos dos profetas no tempo do profeta Eliseu (II Rs.4:40).

- É, precisamente, o que faz o nosso adversário: ou apresenta um alimento espiritual falsificado, que não alimenta o homem ou, então, insere morte na Palavra de vida, adulterando-a de tal maneira que leve o homem à perdição.

- Assim fez já com o primeiro casal, quando alterou completamente o dito divino, insinuando que Deus havia proibido o homem de tomar de qualquer fruto do jardim (Gn.3:1), tendo, depois, lançado descrédito sobre o dito do Senhor (Gn.3:4,5).

- Entretanto, e isto é extremamente relevante para o nosso propósito nesta lição, somente teve espaço para a sua ação porque a mulher, distraída, não havia atentado corretamente para a Palavra do Senhor, tanto que não reproduziu com fidelidade aquilo que havia sido ordenado (Gn.3:3).

- Desde o início, portanto, verificamos que o inimigo tem se utilizado da sua sutileza para enganar os incautos, aqueles que não conhecem a Palavra de Deus, aproveitando-se da ignorância e da displicência no seu aprendizado para lhes enganar através da persuasão e das armadilhas lançadas, muitas vezes sob uma roupagem bíblica, como tivemos ocasião de observar durante todo este trimestre.

- A partir do Éden, vemos que sempre o adversário tem iludido o ser humano com falsas doutrinas e falsas religiões.

- Paulo, na carta aos romanos, mostra claramente que toda a corrupção generalizada das nações teve início com uma falsidade doutrinária, que fez com que o homem deixasse de adorar a Deus para servir a ídolos (Rm.1:21-23), sendo certo que, mesmo no meio de Israel, levantaram-se aqueles que, a pretexto de serem profetas, tinham por intento, como verdadeiros instrumentos do diabo, desviarem o povo da adoração ao Deus verdadeiro.

II – O TERMO PERSEVERANÇA:

O Dicionarista Houaiss define o termo ‘perseverar’ do seguinte modo: “ter perseverança, persistir, ser constante, permanecer, conservar-se, continuar”. E, a palavra ‘perseverança’ como “qualidade de quem persevera, constância, continuação.” (Houaiss, 2001, p. 2196). Já o Pr. Claudionor de Andrade define o termo ‘perseverança’ da seguinte maneira: “Do grego hupomonê, e do latim perseverântia. Significa “constância’, ‘tenacidade’. Capacidade que o crente recebe , através do Espírito Santo, para permanecer fiel até a vinda de Cristo Jesus. No grego, o termo serve para ilustrar a coragem demonstrada pelo soldado em plena batalha. Perseverança é a virtude varonil que só o filho de Deus pode ter.” (Andrade, 2019, p. 298). Assim, Perseverar na fé em Cristo, significa: permanecer fiel a Jesus até a Sua vinda! 

III – A NECESSIDADE DA PERSEVERANÇA

Encontramos nas páginas do Novo Testamento, diversos exemplos e recomendações sobre a necessidade da 
perseverança na fé. Vejamos alguns: • A perseverança na doutrina era uma das características da Igreja primitiva: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (At 2.42). • Barnabé, ao chegar em Antioquia exortou a igreja para permanecer no Senhor: “E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia, o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.” (At 11.22,23). • Barnabé e Saulo, em sua primeira viagem missionária exortou os cristãos a permanecerem no Senhor: “E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, confirmando o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus.” (At 14.21,22). • O apóstolo Paulo exortou a Timóteo que permanecesse no que ele tinha aprendido: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.” (II Tm 3.14) e perseverasse nelas: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (1Tm 4.16). • O apóstolo João adverte que aquele que não perseverar na doutrina de Cristo, não tem a Deus: “Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho.” (II Jo 1.9). 

CONCLUSÃO: Jesus Cristo nos assegurou que “aquele que perseverar até o fim será salvo”. Perseverar significa “permanecer firme no compromisso de ser fiel aos mandamentos de Deus, apesar das tentações, da oposição e da adversidade”. Deus nos abençoe.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram
Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.