Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

14/12/2024

LIÇÃO Nº 11 – A PROMESSA DA PROVISÃO

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO

– Na sequência do estudo sobre as promessas de Deus, analisaremos a promessa da provisão.

– Deus criou o homem para que ele vivesse sobre a face da Terra e garante a sua sobrevivência, mas o pecado a ameaça.

  • Nesta lição veremos o significado da palavra “provisão”; falaremos sobre os propósitos da provisão de Deus na vida dos seus servos; e o alcance da provisão de Deus no meio do seu povo.

I - QUE SIGNIFICA PROVISÃO:

  • – “Prover” significa, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “abastecer(-se) do que for necessário”, palavra que vem do latim “provideo”, cujo significado é “’perceber, descobrir antes, prever, pressentir, precaver-se, acautelar-se, olhar por, fazer provisão, prover”.
  • - Nas Escrituras Sagradas, encontramos a palavra “prover” em Gn.22:8, quando Abraão diz a seu filho Isaque que o Senhor “proveria” o cordeiro, palavra que, em hebraico, é “yir’eh” (יראה ), cuja raiz primitiva é “raah”, cujo significado é aconselhar-se, aparecer, aprovar, contemplar, prever, fazer ver, prover.
  • – Toda a doutrina da provisão é construída dentro da circunstância de que o Senhor criou o homem para viver sobre a face da Terra.
  • - Quando o Senhor expõe Seu plano de criar o ser humano, diz que o faria para que “dominasse sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” (Gn.1:26), ficando evidenciado, pois, que o homem deveria viver sobre a Terra, sendo o administrador de Deus de toda a criação terrena.
  • Deus prometeu prover o homem de suas necessidades(Gn 15-1-3; Mateus 6:25-31).

II – O HOMEM FOI CRIADO DEPENDENTE DE UM PROVEDOR.

– Na sequência do estudo deste trimestre, analisaremos a promessa da provisão, ou seja, o ensino bíblico a respeito de como Deus provê o homem sobre a face da Terra.

– “Prover” significa, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “abastecer(-se) do que for necessário”, palavra que vem do latim “provideo”, cujo significado é “’perceber, descobrir antes, prever, pressentir, precaver-se, acautelar-se, olhar por, fazer provisão, prover”.

- Nas Escrituras Sagradas, encontramos a palavra “prover” em Gn.22:8, quando Abraão diz a seu filho Isaque que o Senhor “proveria” o cordeiro, palavra que, em hebraico, é “yir’eh” (יראה ), cuja raiz primitiva é “raah”, cujo significado é aconselhar-se, aparecer, aprovar, contemplar, prever, fazer ver, prover.

– Toda a doutrina da provisão é construída dentro da circunstância de que o Senhor criou o homem para viver sobre a face da Terra.

- Quando o Senhor expõe Seu plano de criar o ser humano, diz que o faria para que “dominasse sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” (Gn.1:26), ficando evidenciado, pois, que o homem deveria viver sobre a Terra, sendo o administrador de Deus de toda a criação terrena.

– Por isso mesmo, o Senhor plantou um jardim no Éden, que ficava na Terra (Gn.2:8), jardim onde Deus criou todas as condições necessárias para que o homem pudesse ter uma vida de plena satisfação sobre este planeta, eis que fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal, sem falar que do Éden saía um rio para regar o jardim, rio que se dividia e se tornava em quatro braços (Gn.1:9,10).

– Observamos, portanto, que o Senhor criou, de antemão, todas as condições necessárias e suficientes para que o homem pudesse sobreviver sobre a face da Terra.

- Havia toda árvore agradável à vista, ou seja, foi criado um ambiente que fazia bem à mente do ser humano, criavam-se condições psicológicas favoráveis para que o homem tivesse uma sensação de bem-estar, uma saúde mental que o mantivesse animado, com tranquilidade e sem qualquer estresse, a fim de que, com moderação e equilíbrio, exercesse sua missão de domínio sobre a criação terrena, tendo plenas possibilidades de executar com excelência o seu trabalho de guarda e modificação do meio-ambiente que a ele foi cometido, como vemos em Gn.2:15.

II - PROPÓSITOS DA PROVISÃO DE DEUS

A provisão divina possui propósitos pedagógicos. Abaixo citaremos alguns:

2.1 Demonstrar a dependência do homem de seu Criador (Sl 40.17; Pv 16.1). Embora vivamos em uma sociedade extremamente antropocêntrica, em que o homem tende a alimentar a sensação de total independência, sempre terá um momento em que o homem precisará da provisão divina (Mc 5.25,26).

2.2 Apresentar o controle absoluto de Deus (Rm 11.36; Rm 8.28; Sl 24.1). Deus é o Soberano da história, que tem não só o domínio geral, mas também o individual das coisas (1Rs 19.9).

2.3 Demostrar seu grande amor (Sl 145.9; Mt 6.26). Através de sua Palavra, o Senhor demonstra todo o seu amoroso cuidado para com os seus filhos (Jo 3.16). Deus embora sendo autossuficiente e transcendente também se revela imanente já que se mostra preocupado com todos, individual e particularmente (Lc 12.7).

2.4 Exercitar a fé no provedor (Hb 11.6). A ação providencial de Deus se dá mediante a fé obediente: “Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR...” (1Rs 17.5); “Então, ele se levantou e foi [...]” (1Rs 17.10).

2.5 Fortalecer o caráter cristão (Rm 5.3-5; Tg 1.2-4). A provisão divina também tem como propósito trabalhar o caráter do cristão, moldando-o à imagem de Cristo. Ao depender da provisão de Deus em meio às tribulações, o cristão desenvolve virtudes como paciência, perseverança e esperança. Esses momentos de aprendizado fortalecem a confiança em Deus, ensinam a gratidão e promovem o crescimento espiritual. Assim, as provas não são apenas desafios, mas oportunidades para amadurecer na fé e no compromisso com o Senhor.

2.6 Testemunhar o poder de Deus ao mundo (At 4.33; Mt 5.16). Quando Deus prova de maneira milagrosa ou inesperada, sua ação serve como testemunho ao mundo de seu poder e cuidado. O cristão que experimenta a provisão divina pode compartilhar esse testemunho, levando outros a glorificar a Deus e a buscar conhecer mais sobre Ele. A provisão divina, portanto, não apenas abençoa o indivíduo, mas também edifica a igreja e evangeliza aqueles que ainda não conhecem o Senhor (Mt 6.25-31).

2.7 Revelar a suficiência de Cristo (2Co 12.9; Fp 4.19). A provisão de Deus mostra que Cristo é suficiente em todas as áreas da vida. Seja em necessidades materiais, emocionais ou espirituais, Deus supremo conforme sua graça e vontade. Isso ensina aos cristãos que a verdadeira satisfação e segurança não vem de bens ou situação, mas do relacionamento com Cristo, que é fonte de toda provisão e sustentação. Com esses propósitos, a provisão divina não é apenas um meio de suprir necessidades, mas também uma ferramenta de ensino, edificação e testemunho, revelando o caráter de Deus e seu plano soberano para a humanidade.

CONCLUSÃO:

Deus promete suprir as necessidades básicas. “Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou beber; nem quanto ao seu corpo, pelo que tenho de vestir” (Mt 6,25). Esta promessa é reforçada em Filipenses 4.19: “O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de suas necessidades”. Ele cuida do alimento, da água e do vestuário, assim como cuida das aves do céu e dos lírios do campo (Mt 6.26-28). Deus garante seu cuidado paternal. Jesus destaca que Deus é nosso Pai celestial, e como tal, Ele está atento às nossas necessidades. “Não são vocês muito mais valiosos do que elas?” (Mt 6.26). Este cuidado é reiterado em Salmos 37.25: “Fui jovem e já agora sou velho, mas jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”. Amém.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram
Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.