Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

09/11/2024

LIÇÃO 6 - A PROMESSA DE CURA DIVINA

Comentário da lição para o final de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO: 

Chegamos a lição 6, falando sobre a Promessa de Cura Divina. A cura divina é uma promessa dada a Deus aos que creem no Seu poder, mas cujo propósito é a glorificação do nome do Senhor.

- O homem foi criado perfeito, tanto física quanto moralmente. O pecado fez com que o homem estivesse sujeito à morte física e, consequentemente, à doença.

- A doença, embora possa ser debelada pelo poder de Deus, não será extirpada do gênero humano enquanto não houver a glorificação, quando, então, estaremos totalmente imunes de toda e qualquer enfermidade. Assim, a promessa da cura divina não pode ser confundida com uma imunidade do crente a doenças.

I – A ORIGEM DAS ENFERMIDADES E A NECESSIDADE DE SAÚDE

- Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, saúde é “estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para a forma particular de vida (raça, gênero, espécie) e para a fase particular de seu ciclo vital”, é o “estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar”. Vem do latim “salus, salutis”, que significa “salvação, conservação da vida”.

- Como se pode perceber, pelas definições dadas, a saúde é um quadro de manutenção da vida, de pleno funcionamento de todos os órgãos e de uma harmonia entre todas as funções do organismo. Nada mais é, portanto, do que a realização daquilo que foi projetado para o organismo, o cumprimento de todo o propósito estabelecido para aquele ser vivo.

- É, portanto, claro que o estado de saúde exige, para sua ocorrência, que se tenha a perfeita realização do propósito divino para o homem. A saúde é o pleno funcionamento do organismo humano, o cumprimento do propósito divino, pois foi Deus quem criou o homem (Gn.1:26,27), como, aliás, estudamos na lição anterior.

- Para que houvesse plena saúde, porém, seria preciso que o homem se mantivesse de acordo com o propósito divino, que era, como vemos no relato da criação, o de manter uma comunhão com Deus e de, a partir desta comunhão, dominar sobre a criação terrena. Temos aqui a síntese do que se chamou de “mordomia”, ou seja, o homem deveria ser servo de Deus, cuidando da Terra para o Senhor.

- Contudo, o homem não obedeceu a este propósito divino e pecou. Ao desobedecer a Deus, o homem perdeu este estado de equilíbrio, tanto que um dos juízos lançados por Deus sobre ele foi o da morte física: “…maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também de produzirá e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás…” (Gn.3:17 “in fine”-19).

- A sentença divina sobre o homem, por causa do seu pecado, atingiu diretamente a questão da saúde. Daí a necessidade da cura, Fisica, espiritual e emocional.(Isaías 53:5).

II– A PROMESSA DE CURA DIVINA NAS ESCRITURAS

1-No Antigo Testamento. O grande título veterotestamentário para descrever o aspecto da natureza de Deus em curar, acha-se em Êxodo 15.26: “[...] Eu sou o Senhor que te sara”. O hebraico diz: “Ani Yahweh raphah”, que também poderia ser traduzido por: “Eu sou o Senhor, teu Médico” (Jr 8.22). Visto que na antiga aliança a cura faz parte do pacto que Deus fez com o seu povo (Êx 23.25) de modo que a obediência às exigências da aliança produzia cura (Êx 15.26), enquanto a não observância de seus preceitos trazia doenças (Dt 28.15,22). Em vários momentos da história relatada no AT, mostram pessoas sendo curadas entre elas: (a) Abimeleque e esposa, curados da esterilidade (Gn 20.17); (b) Naamã o siro, e Miriã irmã de Moisés, foram curados de lepra (Nm 12.10-15; 2Rs 5.10-14; Lc 4.27); e, (c) Israelitas curados do efeito do veneno das serpentes (Nm 21.5-9), ficando evidente que, no AT sempre foi de sua natureza divina realizar curas, até hoje assim permanece; pois, Deus não muda (Ml 3.6).

2-No Novo Testamento. São vários os relatos de milagres curas e maravilhas no Novo Testamento em momentos importantes, vejamos:

3-No ministério terreno de Jesus. A cura divina foi parte fundamental no ministério terreno de Jesus (Mt 4.23-25; 8.16; At 10.38). que foi marcado, principalmente, por pregação, ensino e cura (Mt 4.23). Os evangelistas registraram diversas curas realizadas pelo Senhor, e estas, foram um dos sinais de autenticação da sua messianidade apresentados por ocasião da pergunta feita por João o batista (Mt 11.2,3,5 ver Is 35.5,6; 61.1). O NT relata que pessoas foram curadas por Jesus de: 

a) febre (Mc 1.29- 31); (b) cegueira (Mt 21.14; Jo 9.1-5); 

b) paralisia (Mc 2.1-12; Jo 5.5-9; 

c) surdez, gagueira (Mc 7.32-35); 

d) lepra (Lc 5.12,13); e, 

e) hemorragia (Mc 5.25-29), entre outras moléstias, uma vez que Ele: “curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades […]” (Mc 1.34).

CONCLUSÃO: 

A cura divina vem para atestar a veracidade da mensagem do evangelho. Os milagres operados pelos servos de Deus são uma clara demonstração do poder divino. Todos eles tiveram como propósito específico despertar a fé no único Deus verdadeiro, que demonstra a sua graça e glória nas mais diferentes situações na vida (1Rs 18.36-39; Jo 20.31).

Vem também para Glorificação do nome do Senhor Jesus. Os milagres narrados nas Escrituras, tanto no Antigo como em o Novo Testamento, objetivam a glória de Deus (Jo 9.3). Em nenhum momento encontramos os profetas e apóstolos, buscando chamar a atenção para si (2Rs 5.15,16; At 3.8,12; 14.14,15) antes, o que dever ser glorificado nunca são os instrumentos da cura divina, mas sim, a fonte que é o Senhor (Rm 11.36). Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram
Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.