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AD Alagoas / Lições Bíblicas

27/07/2024

Lição 4- O ENCONTRO DE RUTE COM BOAZ

Comentário da Lição Bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO: Vamos aprender nessa lição que Boaz e Rute formam um dos casais mais notáveis da Bíblia, e sua história é repleta de significado e lições valiosas. Vamos explorar alguns aspectos dessa bela narrativa:

O Contexto:

A história de Boaz e Rute está registrada no livro de Rute, que faz parte do Antigo Testamento.

Noemi, uma mulher israelita, e sua nora Rute, uma moabita, enfrentam dificuldades após a morte de seus maridos. Noemi decide voltar para Belém, sua terra natal, e Rute insiste em acompanhá-la.

Boaz, o Resgatador:

Boaz era um homem justo, generoso e fiel a DEUS.

Ele era parente de Noemi e, portanto, tinha o direito de ser o resgatador de Rute, conforme a lei de Israel (Levítico 25:25-28).

Quando Rute vai colher espigas no campo de Boaz, ele fica impressionado com sua dedicação e bondade.

A Providência Divina:

A história de Boaz e Rute revela a providência divina em ação.

DEUS guia os passos de Rute até o campo de Boaz, onde ela encontra proteção e provisão.

O relacionamento entre Boaz e Rute resulta em casamento, e eles se tornam ancestrais do rei Davi e, posteriormente, de JESUS CRISTO.

Lições Valiosas:

Fidelidade: Boaz e Rute demonstram fidelidade a DEUS e aos outros.

I – BOAZ, O REMIDOR

1. Um homem próspero

O capítulo 2 de Rute nos apresenta Boaz, um “homem valente e poderoso, da geração de Elimeleque” (Rt 2.1). Os termos “valente” e “poderoso” referem-se ao caráter íntegro e à influência de Boaz, além de seu poder econômico. Um grande produtor rural, Boaz tinha plantações de cevada e trigo, e muitos trabalhadores a seu serviço (Rt 2.5,6,23). Reunia qualificações e condições para cumprir o papel de remidor.

2. “Goel” e “Levir”

A expressão “da geração de Elimeleque” não nos permite saber o grau de parentesco entre Boaz e o marido de Noemi. Segundo uma tradição rabínica, era sobrinho. Como parente próximo, poderia ser o “goel”, ou seja, o resgatador da terra que o falecido havia vendido (Rt 4.3), como também poderia cumprir o costume antigo do casamento (Gn 38.6-11). Eram duas prescrições distintas contidas na Lei de Moisés. A do resgatador previa que quando um israelita ficasse pobre e precisasse vender suas terras, seu parente mais próximo tinha o dever de comprá-las de volta e restituir-lhe. E se o hebreu fosse comprado como escravo por um estrangeiro, um parente tinha o dever de resgatá-lo (Lv 25.25-28; 47-59). Já a lei do levirato previa que o irmão do cunhado (“levir”) se casasse com a viúva e suscitasse descendência ao falecido (Dt 25.5-10; Mt 22.24-48). Tudo indica que essa prática foi ampliada, seguindo uma ordem de parentesco mais abrangente, semelhante à do resgatador (Lv 25.48,49). No caso de Boaz, havia um remidor “mais chegado” que ele (Rt 3.12).

3. Temor e respeito

A saudação de Boaz a seus empregados demonstra que ele temia a DEUS. A invocação a Jeová (“O Senhor seja convosco”), dirigida a todos os segadores, indica, também, seu respeito aos que com ele trabalhavam. Os empregados lhe retribuem com uma saudação também amistosa e piedosa: “O Senhor te abençoe” (Rt 2.4). Patrões e empregados devem se tratar com mútua consideração, reconhecendo a posição e o papel próprios de cada um na relação de trabalho (Ef 6.5-9; Cl 3.22 – 4.1).

SINÓPSE I - Boaz era um homem próspero e respeitado por todos que o cercavam.

AUXÍLIO VIDA CRISTÃ

“BOAZ

Os heróis são mais fáceis de se admirar do que de definir. Eles raramente percebem seus instantes de heroísmo, e outras pessoas não podem reconhecer seus atos como heróicos. Eles simplesmente fazem a coisa certa no momento certo, quer percebam ou não o impacto causado por sua ação. Talvez a qualidade que compartilham seja uma tendência a pensar nas outras pessoas antes de si mesmos. Boaz era um herói. Ao lidar com as pessoas, era sempre sensível às suas necessidades. Suas palavras para com seus empregados, parentes e outros eram generosas. Ele oferecia ajuda abertamente, não de má vontade. Quando descobriu quem era Rute, tomou várias atitudes para ajudá-la porque ela fora útil à sua sogra Noemi. Quando Noemi aconselhou Rute a pedir sua proteção, ele estava pronto a casar-se com ela, caso as implicações legais pudessem ser solucionadas” (Bíblia de Estudo Aplicação

Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.358).

II – O CARINHO DE BOAZ PARA COM RUTE

1. A pureza não exclui a ternura

Logo que chegou ao campo, Boaz notou a presença de uma moça diferente entre os que respigavam (Rt 2.5). Informado de que era Rute, dirigiu-se a ela de forma carinhosa. Chamando-a de filha, deu liberdade para continuar catando espigas em sua plantação e lhe assegurou de que seria tratada com o devido respeito: “não dei ordem aos moços, que te não toquem?” (Rt 2.9). Boaz se preocupou com a segurança de Rute. Assédio moral e sexual são atitudes pecaminosas e perturbadoras no ambiente laboral e em qualquer área da vida. Boaz era um cavalheiro, muito educado com todos. Um viver santo não exige que sejamos rudes e descorteses (2 Rs 4.8,9). JESUS, o mais puro dos homens, convivia com todos (Mc 2.15-17; Jo 4.3-27).

2. DEUS estava agindo

A atitude de Boaz surpreendeu Rute. Como estrangeira e pobre, certamente ela tinha receio de como seria tratada. Agia com educação e muita discrição (Rt 2.7). Impressionada com o gesto de Boaz, inclinou-se ao chão e, de forma humilde, reconheceu ser indigna do tratamento que recebeu (Rt 2.10). Havia uma motivação especial na conduta de Boaz: ele já conhecia a bela história de Rute (Rt 2.11). Um bom testemunho nos abre muitas portas.

3. Sensível e espiritual

Boaz conciliava firmeza moral e sensibilidade; ternura e espiritualidade. O versículo- chave do livro é uma declaração feita por ele a Rute (Rt 2.12). Boaz tinha uma profunda compreensão espiritual. Ele reconhecia que o DEUS dos hebreus não estava limitado a fronteiras territoriais ou barreiras étnicas. E como servo de Yahweh, estava sendo usado para abençoar uma piedosa moabita. Suas palavras tocaram profundamente o coração de Rute e lhe deram grande conforto (Rt 2.13).

“Assédio moral e sexual são atitudes pecaminosas e perturbadoras no ambiente laboral e em qualquer área da vida. [...] Um viver santo não exige que sejamos rudes e descorteses.”

SINÓPSE II - Boaz tratou Rute com ternura, respeito e sensibilidade espiritual.

III - A DISPOSIÇÃO DE UMA MULHER VALOROSA

Rute 2.2 – E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela lhe disse: Vai, minha filha.

Rute foi uma mulher determinada a enfrentar qualquer tipo de situação, mesmo com o que parecia ser uma humilhação de respingar na colheita de cereais, ela se predispôs com firmeza. Poderia se quisesse voltar para os seus familiares em Moabe e não passar por isso, mas o coração de Rute estava voltado para a sua sogra Noemi e principalmente ao Deus de Israel. Rute se dispôs ir atrás de um segador, alguém a qual ela achasse graça, ou seja, como viúva seria uma dádiva para ela conseguir um marido. Vemos que ela iria escolher alguém, mas por predestinação divina, ela não precisou ir escolher um segador, pois o dono da sega, Boaz é o que a escolheu. Não fomos nós que o escolhemos, mas sim, o Senhor que nos escolheu.

IV - RUTE É ABENÇOADA E RETRIBUI ABENÇOANDO

Rute 2.12 – O Senhor galardoe o teu feito, e seja cumprido o teu galardão do Senhor, Deus de Israel, sob cujas as os te vieste abrigar.

Rute com todo o seu esforço e determinação começou a colher os resultados de tudo que havia semeado e os horizontes começaram a se abrir diante dela. Ela havia praticado boas obras e, estava colhendo recompensas, as quais consistia no tratamento diferenciado que Boaz lhe dispensava. Havia uma força divina diferenciadora em quem Rute havia chegado a confiar, pois agora era uma prosélita, ou seja, uma gentia convertida ao Deus de Israel. Como uma mulher de Deus, ela deseja que Boaz seja recompensado com vida plena e abundante, conforme a justiça e o favor de Deus. Reconhece que Boaz se tornou um refúgio para ela, alguém que a protegeu e acolheu, como uma ave que busca abrigo debaixo das asas da sua mãe.

CONCLUSÃO: O interesse de Boaz por Rute começa a se intensificar, ao convidá-la para uma refeição formal em sua casa. Rute era agora uma convidada especial, certamente com muitos olhos de desconfiança fixados nela. Aqui vemos um ato de bondade e hospitalidade da parte de Boaz, ao convidar Rute para participar da sua mesa. O momento da refeição, tanto para ele, como para os seus trabalhadores, onde se percebe que Rute, que havia trabalhado arduamente, é convidada para participar e compartilhar da sua refeição. Uma oferta simples, mas reconhecendo Rute como uma igual, apesar da sua posição inferior, pelo fato de ser uma estrangeira. Rute aceitou o convite de Boaz demonstrando gratidão e se assentou ao lado dos segadores se colocando em uma posição de igualdade com eles. Rute pode se alimentar sem qualquer restrição, com liberdade de comer até se fartar. Vemos Deus cuidando de Rute através da bondade de Boaz, o que levaria ao início de um relacionamento mais profundo, segundo o curso do que havia planejado para os dois. Deus cumpre seus planos na vida daqueles que buscam se abrigar debaixo de suas asas(Rt 2:12)amém.



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