Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

13/07/2024

Lição 2 - O LIVRO DE RUTE

Comentário da Lição Bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

Nesta segunda lição é importante vermos como Deus agiu e age através da história. Isso podemos ver através de uma visão panorâmica desse livro. O Tema central de Rute é́ o Amor de Rute por Noemi e sua inclusão na linhagem Davídico. O livro trata acerca das consequências de longo prazo das decisões que tomamos. Muitas vezes, as consequências não são aquelas que esperávamos e antecipávamos. Ainda assim, nossa vida sofre as consequências das decisões que tomamos e dos momentos decisivos pelos quais passamos. O Livro de Rute nos mostra que nossas ações têm consequências. Contudo, nossa vida não é́ simplesmente a consequência das várias decisões que tomamos e dos acontecimentos que tiveram lugar, como se o universo fosse um supercomputador gigante que abasteceríamos com todas as variáveis e ele nos daria uma resposta previsível. Há um misterioso fator X que é́ evidente no Livro de Rute - uma variável que tem o poder de mudar tudo. Trata-se da graça de Deus, que direciona os resultados dos acontecimentos e das decisões tomadas de acordo com a soberania dele e seu bom propósito para seu povo. Essa graça nem sempre é́ evidente para as pessoas que estão envolvidas na situação no momento. No entanto, ela estáA sempre lá, seja reconhecida ou não. Em última análise, para nós, cristãos, a graça de Deus sempre é́ o elemento definidor da nossa vida. (Duguid, 2016, p. 132).

I - PANORAMA BÍBLICO DO LIVRO DE RUTE.

-Fidelidade e lealdade de Deus estimulada pela fidelidade e lealdade entre as pessoas;

➢A luz da lealdade espalhada durante a apostasia do período dos juízes;

➢Demonstração da fé de Davi como legado de seus ancestrais;

➢ Introdução do conceito do resgatado.

-Enquanto o livro de Juízes mostra o povo se afastando da adoração verdadeira a Deus, o livro de Rute mostra uma família que buscava a Deus mesmo nesses tempos difíceis.

 -Composição do livro

-Não há menção do autor do livro, o qual continua anônimo.

 O primeiro versículo implica que o período dos juízes se passara, e a genealogia final sugere que o público conhecia Davi.

-Contexto histórico

-Se a genealogia estiver completa, a história de Rute pode ser situada no final do século XII a. C. por volta da época de Jefté (Jz 11.1-12.7).

-Sabe-se pouco sobre o povo de Rute, os moabitas, no período dos juízes além da breve opressão no tempo de Eúde.

 Os moabitas eram parentes dos israelitas, descendentes do sobrinho de Abraão, Ló (Gn 19.37).

-Contexto literário

-Rico em diálogos, o livro de Rute tem todos os ornamentos de uma peça de teatro em quatro cenas. Isso contribuiu para que um número crescente de estudiosos o considerasse folclore.

-Esboço de Rute

I. Migração e tragédia da família de Elimeleque (1.1-15) II. Normi e Rute retornam para Belém (1.6-22)

III.Rute encontra Boaz (2)

IV.Plano de Noemi e seu sucesso (3)

V. Casamento de Rute e Boaz, e nascimento do filho (4.1-17) VI.Genealogia de Perez

-Propósito e mensagem

-Como a fé sobreviveu em Israel no período dos juízes?

 Em famílias de pessoas comuns como Elimeleque e Noemi.

 Isso foi importante para mostrar ao leitor a origem da fé de Davi.

-A mensagem é que Deus preservou famílias fiéis e que de uma delas veio o rei Davi.

-Temas principais

-O resgatador

-O sistema do levirato é explicado na literatura israelita em Deuteronômio 25.5-10. De acordo com essa lei, se um homem morresse sem deixar filhos, o irmão era obrigado a gerar um filho com a viúva. Posteriormente, esse filho seria considerado herdeiro da casa do irmão falecido. Assim as famílias não teriam fim abrupto.

-O resgatador

-O termo hebraico go’el (resgatador) é tirado da lei de resgate ele terras (Lv 25.25-31,47-55). Segundo essa lei, a terra vendida à pessoa podia ser comprada de volta pelo parente para manter a terra na família.

-O resgatador

 -Resgatador de Israel no Antigo Testamento.

 -O nosso resgatador.

 -Por último aprendemos sobre “Hesed”, misericórdia, bondade e fidelidade. Deus na sua graça riquíssima, traz Noemi de volta como o filho pródigo, e lhe restitui tudo quanto havia perdido.

-Frequentemente relacionado à lealdade à aliança, o termo hebraico hesed abrange todas as implicações da lealdade de Deus a seu pacto. Algumas versões da Bíblia traduzem o termo por "misericórdia', enquanto outras usam a palavra bondade.

-Rute é um livro sobre hesed nos níveis humano e divino. A afirmação mais explícita disso se encontra na expressão inspiradora do compromisso de Rute com Noemi (1.16,17).

II - LIÇÕES DA HISTÓRIA NO LIVRO DE RUTE.

-No Tempo dos Juízes (Rt. 1.1). “E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra [...]” (Rt 1.1-a). Assim se inicia o livro de Rute, relatando uma grande crise econômica que afetou a cidade de Belé́m antigamente chamada de Efrata (Gn 35.19; 48.7; Rt 4.11). Tal situação se instaurou não somente por causas naturais, mas porque nesse período dos juízes o povo de Israel diversas naufragou na fé́ dando as costas para Deus adorando aos ídolos e vivendo de forma desregrada (Jz 2.11; 3.7,12; 4.1; 6.1; 10.6; 13.1; 17.6). Deus puniu o seu povo como havia prometido (Dt 28.15-68). Este período vai da morte de Josué́ até́ o fim do governo de Samuel. A forma de governo era teocrática, isto é́, Deus era o governante direto da nação. Nesse período houve um ciclo vicioso com a nação de Israel: Israel fazia o que era mau aos olhos do Senhor (Jz 2.11; 3.7); o Senhor lhes entregava nas mãos dos inimigos; o povo, então, se arrependia dos seus pecados e clamava a Deus; e Deus levantava um juiz que julgava o povo, e subjugava seus inimigos (Jz 2.16). Enquanto aquele juiz julgava, o povo temia ao Senhor. Poré́m, após a morte do juiz, o povo tornava a fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor. NAO devemos tomar decisões precipitadas, especialmente em períodos de crise financeira. Devemos esperar em Deus (Sl 40:1).

CONCLUSÃO:

Rute começa com três perdas, mas termina com um casamento. O primeiro capítulo registra um bocado de choro, mas o último traz superabundância de alegria (Wiersbe, 2006, p. 192). Rute recebeu do Senhor a capacidade para conceber (Rt 4.13). O menino foi motivo de grande alegria para família e vizinhos, em especial sua avó Noemi (Rt 4.14-16). O nome “Obede” significa “servo”. Obede foi o pai de Jessé́, avô de Davi, e ancestral do Senhor Jesus (Rt 4.17,21,22; 1Cr 2.12; Mt 1.5; Lc 3.32). Ao ser incluída na árvore genealógica do Messias, Rute passou també́m a ser uma figura no Antigo Testamento, que aponta para o valor universal da obra redentora de Jesus Cristo. Revelando a verdade que a participação no reino vindouro de Deus é́ determinada não por sangue ou nascimento, mas, por ajustarmos a vida à vontade do Senhor mediante a obediência que vem pela fé́ (Rm 1.5). A história de Rute nos revela um Deus que CONTROLA a nossa história. Amém 



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram
Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.