Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

22/06/2024

LIÇÃO Nº 12 – A BENDITA ESPERANÇA, A MARCA DO CRISTÃO.

Comentário da Lição Bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


Texto: Romanos 8.18-25

INTRODUÇÃO: 

- Na sequência do estudo da vida cristão como “o Caminho”, refletiremos sobre a bendita esperança.

- A bendita esperança distingue o cristão dos demais seres humanos.

-A esperança era chamada pelos gregos de “elpys”, expectativa favorável e confiante.

-A esperança cristã é a âncora que mantém a alma do crente firme diante dos dissabores em nossa jornada de fé.

I – PARA ONDE APONTA A ESPERANÇA DO CRISTÃO?

-Como a lâmpada acesa no tabernáculo, assim é esperança na vida do cristão. Como vimos, a lâmpada acesa permite-nos ter visão espiritual e, portanto, podemos discernir bem o que está à nossa volta. Ao vermos os fatos que estão ocorrendo, com visão espiritual, logo percebemos que as profecias bíblicas estão se cumprindo, que o Senhor está no controle da história e que, portanto, Jesus está voltando e esta é a nossa esperança (I Ts.2:19). Como diz o poeta sacro Almeida Sobrinho: "nossa esperança é Sua vinda" (início do refrão do hino 300 da Harpa Cristã). Quando temos esperança, passamos a ser crentes vigilantes e fiéis, pacientemente aguardando nosso Salvador (Rm.8:25).

OBS: "...Essa é a nossa consolação. Não importa o tempo que tenhamos que esperar, o importante é estarmos esperando por Cristo amanhã, como se Ele estivesse chegando agora. Que tranqüilidade tem quem serve a Deus como servia Daniel. Daniel viu que a convergência dos tempos iria demorar muitas eternidades para várias gerações, toda, toda marvilha que pôde observar estaria à sua espera..." (CARVALHO, Ailton Muniz de. O Messias está voltando, 2.ed., p.69).

-Há um conselho vindo das Escrituras para que jamais, a exemplo do que ocorria no tabernáculo, deixemos que o descuido, a negligência venham a tomar conta de nossa vida espiritual. Devemos estar vigilantes, despertos, para impedir que sejamos surpreendidos na volta do Senhor. "Vigiar é ordem santa", como diz conhecido canto sacro. O próprio Jesus deu esta ordem: "E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai."

1. A esperança cristã.

1.1. A “esperança” é uma expectativa confiante que se fundamenta ao futuro (Rm 8.24,25)

a. Ela pode antecipar aquilo que é bom (Tt 1.2; 1 Pe 1.21)

1.2. A esperança do cristão foi estabelecida por Cristo:

a. A ‘esperança da glória’ (Cl 1.27)

b. A ‘esperança nossa’ (1Tm 1.1)

1.3. Do ponto de vista bíblico, podemos dizer que a esperança é:

a. “A confiança no cumprimento de uma grande expectativa”

2. A esperança nas cartas do apóstolo Paulo.

2.1. O assunto da esperança cristã está bem presente nas cartas apostólicas de Paulo

a. A esperança na ressurreição dos mortos em Cristo (At 23.6; 1Ts 4.13,14)

b. A esperança do cumprimento da promessa (At 26.6,7)

c. A esperança da justiça (Gl 5.5)

d. A esperança do Evangelho (Cl 1.5)

e. A esperança do arrebatamento da Igreja (1Ts 5.8)

f. A esperança da vocação (Ef 1.18)

g. A esperança da vida eterna (Tt 1.2; 3.7)

h. A esperança do aparecimento da glória de Deus e do Senhor Jesus Cristo (Tt 2.13)

2.2. Em 1 Coríntios, a esperança aparece como a segunda virtude mencionada ali (1Co 13.13)

3. Deus: o autor da nossa esperança

3.1. Nossa esperança envolve uma obra plenamente sobrenatural, espiritual (1Pe 1.23)

3.2. Deus é o autor da nossa esperança (Rm 15.13)

a. Estamos prontos para todos os dissabores ao longo da nossa jornada ao Céu (Hb 10.32-36)

3.3. As perseguições nunca tiraram a esperança do coração da Igreja (At 20.24)

a. A Igreja nunca sucumbiu às perseguições

II - A MENSAGEM DOS APÓSTOLOS SOBRE A VINDA DE JESUS

- O cristão, como bem sabemos, está caminhando para o céu e, portanto, o seu objetivo, o seu foco é se encontrar com o Senhor Jesus, desfrutar plenamente da vida eterna que recebeu quando alcançou a salvação pela fé em Cristo.

- Não é por outro motivo que o apóstolo Paulo, em sua primeira carta, que é a primeira epístola aos tessalonicenses, diz que os salvos se converteram dos ídolos a Deus para servir ao Senhor e estão a esperar Jesus que os livrará da ira futura (I Ts.1:9,10).

- Não há verdadeira vida cristã se não temos como alvo a cidade celestial, como dirá o mesmo apóstolo dos gentios em sua epístola aos filipenses (Fp.3:14,20,21).

- Ao anunciar a vinda indiscriminada do Espírito Santo, a fim de consolar e dar companhia à Sua amada Igreja, Jesus, como sempre, foi bem preciso e objetivo em Suas palavras. Afirmou que o Espírito Santo guiaria a igreja em toda a verdade, porque não falaria de Si mesmo, mas diria tudo o que tivesse ouvido e lhes anunciaria o que havia de vir. Disse, também, que o Espírito Santo glorificaria Jesus, porque receberia o que era do Filho e anunciaria o que seria de Cristo (Jo.16:13,14).

- Vemos, portanto, que o Espírito Santo tem uma missão primordial: o de manter o nome do Senhor Jesus em evidência na igreja, fazer com que a igreja tenha a direção de Cristo, que é a verdade (Jo.14:6), bem como anunciar tudo o que Jesus revelou aos homens da parte do Pai (Jo.15:15).

- O trabalho do Espírito Santo, portanto, é apontar Cristo para o homem, em especial, para o povo que foi reunido e trazido para fora do pecado e do mundo, edificado pelo próprio Jesus, ou seja, a Sua Igreja (Mt.16:18).

- Não é, portanto, coincidência alguma nem, muito menos, obra do acaso, o fato de o Espírito Santo ter inspirado seguidores de Jesus, a começar dos apóstolos, para que escrevessem os livros do Novo Testamento, a fim de que tudo o que havia sido predito e anunciado a respeito de Jesus por parte dos reis, sacerdotes e profetas da antiga aliança, fosse demonstrado cumprido na vida e obra de Jesus, bem como que se fixasse, por escrito, tudo quanto havia sido ensinado ou revelado pelo Senhor à Sua amada Igreja, pois "os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (II Pe.1:21, "in fine").

- Quando, portanto, contemplamos as Escrituras Sagradas, temos um trabalho que foi feito pelo Espírito Santo, uma obra realizada pelo Espírito, já que o tema, o assunto da Bíblia outro não é senão Jesus, que d’Ele testificam (Jo.5:39).

CONCLUSÃO:

A história testemunhou que o Cristianismo cresceu e prosperou porque os cristãos entenderam que essa vida é provisória, sendo apenas uma parte de um todo muito maior: a eternidade com Cristo. Portanto, mantenhamos firme a confissão da nossa esperança, pois o que prometeu é fiel (Hb 10.23). Há um conselho vindo das Escrituras para que jamais, a exemplo do que ocorria no tabernáculo, NUNCA deixemos que o descuido, a negligência venha a tomar conta de nossa vida espiritual. Devemos estar vigilantes, despertos, para impedir que sejamos surpreendidos na volta do Senhor. "Vigiar é ordem santa", como diz conhecido canto sacro. O próprio Jesus deu esta ordem: "E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai."



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram
Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.